• Bem-Vindos!

    • Sobre o curso: A alfabetização e o letramento são processos semelhantes, mas ao mesmo tempo que têm aproximações, os distanciamentos se fazem presentes. Sendo assim, a alfabetização é o processo que desenvolve a competência dos alunos para leitura e para a escrita. Já o letramento, se apresenta a partir da função social que a leitura e a escrita representam na vida de cada aluno. O conteúdo do curso é apresentado aliado a experiências práticas, com a profundidade teórica necessária ao nível de pós-graduação, proporcionando a especialização do profissional que atuará na alfabetização e no letramento de crianças, jovens e adultos.

    • Apresentação do curso:

  • COMECE AQUI!

    Aqui você inicia sua trilha de aprendizado, confira os vídeos abaixo e logo em seguida as disciplinas disponíveis nesse eixo!

  • A INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO BIO-PSICOSSOCIAL

    • Sobre a disciplina: Surgimento do estudo do comportamento humano, a partir das experiências de Pavlov, Watson e Skinner. Teoria cognitiva e escola psicológica. Conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista e suas contribuições para a compreensão do desenvolvimento e da aprendizagem humana. Teorias da aprendizagem e sua relação com os processos de ensino e de aprendizagem.

    • Abaixo você irá encontrar o conteúdo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!

  • TEORIAS DA APRENDIZAGEM

    • Sobre a disciplina: Histórico da construção do conceito de altas habilidades/superdotação. Mitos relacionados às pessoas com altas habilidades/superdotação. Alunos com altas habilidades/superdotação dentro do campo da educação inclusiva. Importância do acolhimento de sujeitos com altas habilidades/superdotação nos mais variados contextos sociais. Estratégias de conscientização da sociedade para acolher os sujeitos com altas habilidades/superdotação. Formas de inclusão dos sujeitos com altas habilidades/superdotação no convívio social. Atendimento educacional especializado (AEE) e a sua importância. Alunos com altas habilidades/superdotação que necessitam de AEE. Plano de desenvolvimento individual (PDI) para alunos com altas habilidades/superdotação.

    • Abaixo você irá encontrar o conteúdo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!

  • INFÂNCIA E LUDICIDADE

    • Sobre a disciplina: A psicogênese da língua escrita. Hipóteses da escrita (pré-silábica, silábica, silábica-alfabética, alfabética e ortográfica). O erro construtivo. O significado histórico, cultural e simbólico do material pedagógico. Tipos de materiais pedagógicos, seus usos e funções. A importância do lúdico no processo de alfabetização e letramento. As situações lúdicas no cotidiano da escola que podem contribuir para a qualificação dos processos de alfabetização e letramento.

    • Abaixo você irá encontrar o conteúdo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!