• Bem-Vindos!

    • Sobre o curso: A alfabetização e o letramento são processos semelhantes, mas ao mesmo tempo que têm aproximações, os distanciamentos se fazem presentes. Sendo assim, a alfabetização é o processo que desenvolve a competência dos alunos para leitura e para a escrita. Já o letramento, se apresenta a partir da função social que a leitura e a escrita representam na vida de cada aluno. O conteúdo do curso é apresentado aliado a experiências práticas, com a profundidade teórica necessária ao nível de pós-graduação, proporcionando a especialização do profissional que atuará na alfabetização e no letramento de crianças, jovens e adultos.

    • Apresentação do curso:

  • COMECE AQUI!

    Aqui você inicia sua trilha de aprendizado, confira os vídeos abaixo e logo em seguida as disciplinas disponiveis nesse eixo!

  • A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA INFÂNCIA

    • Sobre a disciplina: A psicogênese da língua escrita. Hipóteses da escrita (pré-silábica, silábica, silábica-alfabética, alfabética e ortográfica). O erro construtivo. O significado histórico, cultural e simbólico do material pedagógico. Tipos de materiais pedagógicos, seus usos e funções. A importância do lúdico no processo de alfabetização e letramento. As situações lúdicas no cotidiano da escola que podem contribuir para a qualificação dos processos de alfabetização e letramento.

    • Abaixo você irá encontrar o contéudo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!

  • A LINGUAGEM CORPORAL E ARTÍSTICA DAS CRIANÇAS

    • Sobre a disciplina: A importância da literatura infantil na formação de novos leitores. Principais características da literatura infantil. Possibilidades de trabalho com a literatura infantil nas escolas. A função social da leitura e da literatura. O papel da escola na formação do leitor. As formas de incentivo à leitura em sala de aula.

    • Abaixo você irá encontrar o contéudo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!

  • A LINGUAGEM MATEMÁTICA NA INFÂNCIA

    • Sobre a disciplina: Ações de participação da família na educação inclusiva. Nível de interação entre a escola e a família a partir de uma enquete com pais e comunidade escolar. Critérios de escolha da escola pela família. Família como a primeira instância de contato com os sujeitos com altas habilidades/superdotação. Importância da boa relação entre família e escola no desenvolvimento dos alunos com altas habilidades e superdotação. Teorias que contribuem para o estudo e a compreensão dos pequenos grupos. Influências teórico-metodológicas e comunicacionais nos pequenos grupos.

    • Abaixo você irá encontrar o contéudo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!