Fórum avaliativo (2,0 Pontos)

Caro(a) discente, nessa unidade de estudo, conhecemos a abordagem da disciplina sobre a CONHECIMENTO BÍBLICO.

Para esse fórum, leia o texto que segue:

A Sagrada Escritura

Dentre todos os livros conhecidos na história humana, nenhum é tão peculiar em sua origem, tão extraordinário em suas afirmações, tão dinâmico em suas promessas, tão abarcante em sua mensagem, como a Bíblia. Na verdade, a Bíblia não é um livro apenas.

Revelação, em seu sentido técnico e restrito, descreve o modo pelo qual Deus colocou os conteúdos das Escrituras na mente dos escritores bíblicos. Inspiração, em seu sentido técnico e restrito se refere ao modo como Deus transportou esse conteúdo da mente dos autores para a forma escrita. A revelação envolve um processo cognitivo, enquanto a inspiração, um processo linguístico.

Existem três conceitos importantes, para que possamos compreender o processo da comunicação da Divindade com a humanidade:

Revelação: capacidade de receber o conteúdo divino.

Inspiração: capacidade de transmitir o conteúdo.

Iluminação: capacidade de entender o conteúdo.

Revelação

Para estabelecer um contato verdadeiro com o homem, a revelação especial há de vir em forma cósmica (usando o vocábulo de Kuyper), o em forma sacramental (usando o vocábulo de Barth), ou em uma forma antrópica. O que Kuyper quer afirmar com cósmica é que a revelação especial há de entrar verdadeiramente em nosso mundo e vestir-se de suas formas a fim de ser compreendida por nós. Sacramental significa para Barth que os elementos de este mundo são tomados ao serviço da revelação. Antrópica significa para nós que a revelação há de acomodar-se ao homem, sua linguagem, sua cultura e suas capacidades. Este caráter cósmico, sacramentale antrópico da revelação é a forma da grande condescendência de divina.

A Bíblia é a palavra de Deus, vertida em linguagem humana (Jr 1:1; Pr 1:1), por seres humanos (Dt 8:3; Mt 4:4; 1 Ts 2:13). O primeiro e mais elevado dever de todo ser racional é aprender das Escrituras o que é a verdade, e então andar na luz, animando outros a lhe seguirem o exemplo. Devemos dia após dia estudar a Bíblia, diligentemente, ponderando todo pensamento e comparando passagem com passagem. Com o auxílio divino devemos formar nossas opiniões por nós mesmos, visto termos de responder por nós mesmos perante Deus.

Os céus revelam a glória de Deus, o firmamento proclama a obra de suas mãos. Um dia discursa sobre isso a outro dia, e uma noite compartilha conhecimento com outra noite. Não há termos, não há palavras, nenhuma voz que deles se ouça; entretanto, sua linguagem é transmitida por toda a terra, e sua mensagem, até aos confins do mundo. Nos céus, Ele armou uma tenda para o sol. (Sl 19:1-4).

Reflexão

Responda e utilize esse espaço no fórum para elaborar uma reflexão, levando em consideração as questões abaixo:

Os escritores da Sagrada Escritura provieram de diferentes contextos sociais, e tiveram diferentes níveis de educação. Alguns escreveram leis, outros, poesia; e outros ainda, história; alguns, prosa lírica; outros poesia lírica, parábolas e alegorias; outros biografias ou memórias e diários pessoais; alguns profecia e outros, simplesmente, correspondência pessoal.

1. Sendo que a Sagrada escritura provém de tão variáveis contextos sociais, e integra tantos gêneros literário. Qual é o papel dEla na existência do ser humano?

Não são as palavras da Bíblia que são inspiradas, mas os homens é que o foram. A inspiração não atua nas palavras do homem ou em suas expressões, mas no próprio homem que, sob a influência do Espírito Santo, é possuído de pensamentos. As palavras, porém, recebem o cunho da mente individual. A mente divina é difusa. A mente divina, bem como Sua vontade, é combinada com a mente e a vontade humana; assim as declarações do homem são a Palavra de Deus.

2. Você concorda? Por quê? Se discorda argumente.

Boa reflexão!

(Ainda não há nenhum tópico de discussão neste fórum)