Para esse fórum, leia o texto que segue:
A oratória é uma arte que pode ser aprendida. Não é um dom nato da pessoa. Isto significa dizer que todas, absolutamente todas as pessoas podem dominar a arte da oratória. Como isto é possível?
Existem dimensões que compõem a arte da oratória. O uso da fala; o uso do próprio corpo para apresentar expressões no campo visual (olhar, mãos, movimentos gerais, entre outros); o uso de técnicas referentes à própria voz (volume, velocidade, intensidade, etc.); o uso de materiais complementares, como gráficos, imagens, textos projetados; o conhecimento sobre as bases da própria comunicação; o uso correto da língua; enfim, dimensões gerais que podem ser conhecidas e trabalhadas pela pessoa que vai “falar ou se expressar de outras formas”.
Ora, se são coisas eminentemente técnicas na oratória, pode sim haver formas de dominá-las, como o aprendizado das mesmas, os treinamentos sobre o uso de cada técnica, enfim, uma capacitação tal, que venha a deixar a pessoa pronta para a oratória.
Assim, o medo de falar em público ou de se expressar para uma ou mais pessoas, pode ser reduzido consideravelmente e, para isto, deve haver apenas uma atitude: dedicação ao aprendizado e domínio sobre as variáveis que compõem a oratória em si.
QUESTÕES PARA O FÓRUM DE DEBATES:
Mas afinal, por que é tão importante que nos expressemos com a máxima qualidade possível?
Quais poderiam ser as implicações de uma expressividade (oral, gestual ou por outros meios) fragilizada? (Lembrando que nossas expressões podem ocorrer por diversos meios, inclusive pela voz e pelo gestual).
Responda e utilize esse espaço no fórum para elaborar uma reflexão, levando em consideração as afirmativas apresentadas.