Fórum avaliativo (2,0 Pontos)

FÓRUM AVALIATIVO

Desde o fim do século passado se desenvolveu um enfoque mais amplo da espiritualidade, articulando as experiências dos fiéis às religiões e culturas. Ela se tornou mais ampla e pessoal, com estímulos aos interesses mútuos que dão sentido à vida. Embora as religiões enalteçam a espiritualidade como parte importante da fé, há aqueles que a possuem, sem necessariamente fazer parte de uma comunidade religiosa.

Versando sobre a importância da religiosidade e espiritualidade, o rei Davi, além de pedir ao Senhor para viver continuamente no templo (Sl 27:4 e 122:1), igualmente clamava por uma autêntica experiência com Deus, por meio de uma vida santificada (Sl 51:1-3).

Aqueles que recorrem às devoções e guardam as palavras de conforto da Bíblia encontram alento até para dificuldades físicas, mentais e espirituais. A pessoa do Espírito Santo proporciona verdadeiro reavivamento na vida pessoal, no lar e na comunidade.

A devoção cristã tem sido uma das maneiras na qual o ser humano pode se identificar com Deus, pois em vez dela esvaziar a mente para chegar à consciência cósmica, supre a mente com a vontade revelada dEle.

Você tem aprofundado o conhecimento naquilo que Deus revelou como o caminho para a verdadeira espiritualidade? Ao dedicar uma porção de tempo para comungar com Deus por meio da oração, estudo da Bíblia e de outros escritos inspirados, a mente humana entra em sintonia com a mente divina e há maior desenvolvimento espiritual.

É impossível não refletir o caráter de Deus e melhorar as ações, quando se permanece longo tempo em Sua presença. Porém, a grande cilada reside em mudar-se de um relacionamento vivo com Jesus para ortodoxias mortas.

Por ocasião do Pentecostes (At 2), os discípulos receberam o Espírito Santo, que começou a atuar mais intensamente na vida deles e, de maneira especial, na vida de todos os cristãos. Ele uniu todos numa comunidade de apoio, de oração e de fé, capacitando-os para crescer em espiritualidade com o Pai e preservando-os na identidade e integridade da doutrina.

Todo cristão é estimulado a viver em santidade (Rm 6:19, 22; Fp 3:12; 1Ts 3:13 e 1Pe 1:14-16), mesmo que seu alcance definitivo e final ocorra somente na glorificação, quando o crente será plenamente livre do pecado. A santificação carrega um sentido de distanciamento do pecado e pureza moral.

O surgimento do novo ser espiritual é obra inteiramente de Deus. Ele primeiro nos adota como filhos e filhas, chama-nos de “santos” e depois pede que reflitamos essa nova realidade através da nossa conduta.

O que caracteriza a justiça do justo não é a sua moralidade, perfeição ou impecabilidade, mas sua atitude de andar incessantemente ao lado de Deus e cultuá-Lo.

É possível ser um líder religioso, sem que tenha prazer na religiosidade, na espiritualidade e na santidade? Estes termos são partes indispensáveis para o exercício de qualquer ministério ou viver puro, leal e fiel.


1. Como você definiria, de forma concisa, sua religiosidade e espiritualidade cristã?

2. Escreva uma breve explanação, anotando os eventos chaves e experiências que têm sido uma influência significante na sua jornada espiritual. Essas podem ser positivas e negativas.

Sucesso! ✅


(Ainda não há nenhum tópico de discussão neste fórum)