• Bem-vindos!

    • Sobre o curso: A alfabetização e o letramento são processos semelhantes, mas ao mesmo tempo que têm aproximações, os distanciamentos se fazem presentes. Sendo assim, a alfabetização é o processo que desenvolve a competência dos alunos para leitura e para a escrita. Já o letramento, se apresenta a partir da função social que a leitura e a escrita representam na vida de cada aluno. O conteúdo do curso é apresentado aliado a experiências práticas, com a profundidade teórica necessária ao nível de pós-graduação, proporcionando a especialização do profissional que atuará na alfabetização e no letramento de crianças, jovens e adultos.

    • Apresentação do curso:

  • COMECE AQUI!

    Aqui você inicia sua trilha de aprendizado, confira os vídeos abaixo e logo em seguida as disciplinas disponiveis nesse eixo!

  • PSICOGÊNESE DA AQUISIÇÃO DA ESCRITA

    • Sobre a disciplina: A psicogênese da língua escrita. Hipóteses da escrita (pré-silábica, silábica, silábica-alfabética, alfabética e ortográfica). O erro construtivo. O significado histórico, cultural e simbólico do material pedagógico. Tipos de materiais pedagógicos, seus usos e funções. A importância do lúdico no processo de alfabetização e letramento. As situações lúdicas no cotidiano da escola que podem contribuir para a qualificação dos processos de alfabetização e letramento.

    • Abaixo você irá encontrar o contéudo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!

  • A LITERATURA INFANTIL E A FORMAÇÃO DO LEITOR

    • Sobre a disciplina: A importância da literatura infantil na formação de novos leitores. Principais características da literatura infantil. Possibilidades de trabalho com a literatura infantil nas escolas. A função social da leitura e da literatura. O papel da escola na formação do leitor. As formas de incentivo à leitura em sala de aula.

    • Abaixo você irá encontrar o contéudo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!

  • A AVALIAÇÃO COMO PARTE DO PROCESSO ALFABETIZADOR

    • Sobre a disciplina: A avaliação como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. A avaliação na alfabetização como um instrumento fundamental no processo de ensino e aprendizagem. A avaliação da alfabetização e a prática pedagógica. O sistema de avaliação da educação básica (Saeb) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As principais mudanças no Saeb a partir da BNCC. A importância do trabalho docente aliado à Base Nacional Comum Curricular para a qualificação da educação básica.

    • Abaixo você irá encontrar o contéudo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!