Programação

  • Bem-Vindo!

    • Sobre o curso: Com o constante avanço tecnológico, são cada vez maiores os volumes de dados gerados diariamente. Dessa forma, ciência de dados e big data analytics aproveitam o poder desses dados para novos insights, sendo de grande importância para obter vantagem competitiva nos negócios. Portanto, este curso inclui uma variedade de atividades, métodos, processos e ferramentas que um cientista de dados deve conhecer. Ou seja, com o curso de pós-graduação em ciência de dados e big data analytics, os novos profissionais da área conquistam competências e habilidades para entendimento de estratégias e necessidades do negócio, sendo capazes de desenvolver e gerenciar soluções para analisar grandes volumes de dados.

    • Apresentação do curso:

    • Aqui você inicia sua trilha de aprendizado, confira os vídeos abaixo e logo em seguida as disciplinas disponíveis nesse eixo!

    • DISCIPLINA 1 – Inteligência aplicada aos negócios

      • Sobre a disciplina: Definição de business intelligence (BI). Reconhecimento da arquitetura BI. Resumo da aplicação de BI nas empresas. Definição do conceito de CRM. Identificação de como o CRM pode ajudar no relacionamento da empresa com os clientes. Relação entre ações e táticas do uso de CRM no marketing digital. Identificação de elementos constitutivos de um processo de tomada de decisão. Ilustração do processo de tomada de decisão empregando ferramentas de BI. Comparação entre processos de decisão tradicionais e baseados em ferramentas analíticas.

      • Abaixo você irá encontrar o conteúdo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!

      • DISCIPLINA 2 – Gerenciamento de dados estratégicos

        • Sobre a disciplina: Aplicação da ciência de dados. Descrição de exemplos de aplicação da ciência de dados. Relação entre business intelligence e ciência de dados. Reconhecimento das arquiteturas e esquemas de banco de dados e os seus usuários. Comparação entre características dos principais bancos de dados relacionais. Definição do conceito de banco de dados, data warehouse e business intelligence. Análise da construção de um sistema data warehouse. Relação entre a utilização de um data warehouse em conjunto com uma área de business intelligence auxiliando na estratégia de uma empresa.

        • Abaixo você irá encontrar o conteúdo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!

        • DISCIPLINA 3 – Métrica e análise de resultados

          • Sobre a disciplina: Reconhecimento do papel dos Indicadores de desempenho na gestão dos negócios. Identificação de como os indicadores de desempenho são usados para aprimorar a gestão. Avaliação dos indicadores de desempenho aplicáveis ao seu negócio. Definição de automação de marketing. Identificação de benefícios da automação de marketing. Definição das melhores ferramentas de automação para diferentes contextos mercadológicos. Conceito de SEO. Identificação de ferramentas de pesquisa e estratégias de palavra-chave. Descrição do processo de mensuração de ações no e-commerce.

          • Abaixo você irá encontrar o conteúdo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!