• Bem-Vindos!

    •  Sobre o curso:  Com o objetivo de subsidiar a ação de profissionais da educação para que planejem e implementem ações educativas que promovam, efetivamente, as aprendizagens pretendidas, o curso de pós-graduação em ciências da educação desenvolve competências docentes para a compreensão do papel da escola na sociedade contemporânea, do contexto no qual as ações educativas serão desenvolvidas, das especificidades dos alunos e das inter-relações entre esses fatores.

    O curso abordará os aportes teóricos de quatro ciências da educação (pedagogia, sociologia, filosofia e psicologia da educação e do desenvolvimento), visando a elucidar as contribuições de cada uma, desde a sua origem até os dias atuais, para a compreensão dos fatores que interagem nos contextos educativos e na aprendizagem dos educandos.

    • Apresentação do curso:

  • COMECE AQUI!

    Aqui você inicia sua trilha de aprendizado, confira os vídeos abaixo e logo em seguida as disciplinas disponíveis nesse eixo!

  • OBJETIVO DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

    • Sobre a disciplina:  Conceito de sociologia. Percurso histórico da sociologia como ciência. Características da sociologia. Principais pensadores da sociologia e suas ideias principais. Metodologias utilizadas nas pesquisas sociológicas. Principais funções da sociologia. Transição das noções históricas clássicas da sociologia para a sociologia da educação. Principais ideias da obra de Pierre Bourdieu. Características do pensamento dos sociólogos Antônio Gramsci e Karl Mannheim.

    • Abaixo você irá encontrar o conteúdo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!



  • SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

    • Sobre a disciplina: Críticas e avanços a partir da sociologia de Karl Mannheim e de Pierre Bourdieu. Contribuições da teoria de Durkheim para a organização e estruturação da educação contemporânea. Conceito de fato social. Importância da sociologia da educação para o exercício da profissão docente. Sociologia crítica da educação. Pensamento crítico frente às críticas à reprodução escolar. Diferenças e heterogeneidade cultural na escola, no currículo e no exercício da docência. Os processos de ensino e aprendizagem e seus condicionantes históricos e sociais. Novas possibilidades para o trabalho docente.

    • Abaixo você irá encontrar o conteúdo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!



  • SOCIOLOGIA E QUESTÕES DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA

    • Sobre a disciplina:  Globalização e desigualdade social no Brasil. Desigualdade social e colonialismo. Desigualdade social e educação de jovens e adultos (EJA). Manifestações cotidianas de racismo na sociedade e na escola. Diversidade como construção histórica, social e cultural. Políticas das diferenças. Papel da escola no combate às situações de racismo e discriminação racial. Função social da escola. Educação e cidadania. Ações para a cooperação entre a escola, a família e a comunidade.

    • Abaixo você irá encontrar o conteúdo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!