• Bem-Vindos!

    •  Sobre o curso:  Com o objetivo de subsidiar a ação de profissionais da educação para que planejem e implementem ações educativas que promovam, efetivamente, as aprendizagens pretendidas, o curso de pós-graduação em ciências da educação desenvolve competências docentes para a compreensão do papel da escola na sociedade contemporânea, do contexto no qual as ações educativas serão desenvolvidas, das especificidades dos alunos e das inter-relações entre esses fatores.

    O curso abordará os aportes teóricos de quatro ciências da educação (pedagogia, sociologia, filosofia e psicologia da educação e do desenvolvimento), visando a elucidar as contribuições de cada uma, desde a sua origem até os dias atuais, para a compreensão dos fatores que interagem nos contextos educativos e na aprendizagem dos educandos.

    • Apresentação do curso:

  • COMECE AQUI!

    Aqui você inicia sua trilha de aprendizado, confira os vídeos abaixo e logo em seguida as disciplinas disponíveis nesse eixo!

  • OBJETOS DE ESTUDO DA FILOSOFIA

    • Sobre a disciplina: Conceito filosófico de clarificação. Conceito filosófico de justificação. Conceito e objeto de estudo da filosofia. Inter-relações entre a filosofia e o cotidiano das pessoas. Construção das reflexões e argumentações filosóficas. Conceitos fundamentais para a reflexão filosófica. Complexidade das premissas e inquietudes dos filósofos. Filosofia e educação. Correntes filosóficas contemporânea: principais representantes e teorias. Críticas estabelecidas pelas teorias filosóficas contemporâneas. Elaboração e princípios das teorias filosóficas contemporâneas e suas contribuições para a formação da sociedade atual.

    • Abaixo você irá encontrar o conteúdo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!



  • FILOSOFIA, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E DESAFIOS DA ESCOLA

    • Sobre a disciplina:  Influência do pensamento filosófico na produção do conhecimento na sociedade grega. Importância da educação da Grécia Antiga no desenvolvimento da filosofia e do conhecimento científico. Conhecimento filosófico grego e organização da cultura ocidental. Filosofia e formação de professores. Formação do educador e sua prática pedagógica. Questões atuais sobre o cenário da educação brasileira. Questões filosóficas nos contextos escolares. Importância da filosofia da educação para a formação do educador e para as práticas educativas. O mito da caverna e os desafios da educação contemporânea.

    • Abaixo você irá encontrar o conteúdo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!



  • CONHECIMENTO FILOSÓFICO E QUESTÕES QUE PERMEIAM O COTIDIANO ESCOLAR

    • Sobre a disciplina:  Aprendizagem organizacional. Características de uma empresa que aprende. Análise do estágio de aprendizagem das organizações. Ciclo de aprendizagem vivencial. Aprendizagem baseada em situações-problema e sua relação com a aprendizagem vivencial. Ciclo da aprendizagem vivencial e suas etapas componentes. Treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações. Programa de orientação aos colaboradores. Distinção entre treinamento e desenvolvimento de pessoas.


    • Abaixo você irá encontrar o conteúdo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!