• Bem-Vindos!

    • Sobre o curso:  Como as práticas pedagógicas são articuladas nos diferentes contextos sociais? Quais são as novas exigências à ação profissional para a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade? Diante desses questionamentos, educadores e profissionais que trabalham na educação buscam estratégias para desenvolver suas habilidades e competências, ampliando as possibilidades de inserção profissional. 

    A pós-graduação em pedagogia social e gestão de projetos sociais tem por objetivo preparar profissionais para atuação em áreas de educação formal e não formal com habilidades e capacidades para planejar e executar práticas educativas direcionadas à emancipação humana.

    • Apresentação do curso: 

  • COMECE AQUI!

    Aqui você inicia sua trilha de aprendizado, confira os vídeos abaixo e logo em seguida as disciplinas disponíveis nesse eixo!

  • TEORIAS DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

    • Sobre a disciplina:  O surgimento do estudo do comportamento humano. Desenvolvimento de estudos sobre o comportamento. Experiências de Pavlov, Watson e Skinner. Contribuições de Pavlov, Watson e Skinner para os estudos sobre o comportamento. Escola psicológica: teoria cognitivista. A contribuição da escola cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende. Teorias da aprendizagem. Principais pesquisadores da psicologia da educação. Diferentes correntes teóricas da aprendizagem. Teorias da aprendizagem com os processos de ensino-aprendizagem.

    • Abaixo você irá encontrar o conteúdo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!

  • EDUCAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO

    • Sobre a disciplina:  Aspectos históricos, culturais e sociais da educação brasileira. Papel da educação enquanto fator ideológico. Papel social da educação. Sistema aberto de educação. A escola como um sistema social. Pressupostos da escola enquanto sistema social. Diferenças e semelhanças teóricas nas variadas linhas epistemológicas. O valor da relação de afeto no processo de ensino e aprendizagem. A relação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem.

    • Abaixo você irá encontrar o conteúdo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!

  • BASES DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

    • Sobre a disciplina:  Sistema educacional brasileiro. Legado histórico da pedagogia no Brasil. A formação do pedagogo no contexto sócio-histórico brasileiro. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) como documento normativo que rege a educação brasileira. Principais alterações na nova LDB. Análise crítica da implementação da política de educação. Desafios com a aprovação da LDB. Organização da educação conforme a LDB. Determinações do Plano Nacional de Educação (PNE). Implementação do Sistema Nacional de Educação e atribuições do Conselho Nacional de Educação.

    • Abaixo você irá encontrar o conteúdo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!