• Bem-Vindos!

    • Sobre o curso: O cotidiano escolar é repleto de situações que desafiam diariamente os profissionais que atuam como gestores. Por isso, torna-se de fundamental importância o aprimoramento dos conhecimentos sobre a organização de um trabalho pedagógico que aborde especificamente questões pertinentes à gestão escolar, dispondo de subsídios para a resolução de situações administrativas e pedagógicas que se apresentam cotidianamente nas instituições escolares. Na pós-graduação em gestão escolar, o conteúdo é apresentado com a profundidade teórica necessária ao nível de pós-graduação, aliado a experiências práticas aptas a proporcionar a especialização do profissional que atuará na área de educação, propondo reflexões sobre os principais desafios escolares que requerem uma intervenção educativa de qualidade.

    • Apresentação do curso:

  • COMECE AQUI!

    Aqui você inicia sua trilha de aprendizagem, confira os vídeos abaixo e logo em seguida as disciplinas disponíveis nesse eixo!

  • GESTÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO NA ESCOLA

    • Sobre a disciplina: Definição de ensino e de aprendizagem. O processo de ensino e aprendizagem segundo os quatro pilares da educação da UNESCO. O reconhecimento da função social da escola. A promoção de estratégias para a educação para a cidadania. O percurso histórico da formação docente e do papel do professor. As mudanças na sociedade contemporânea e seus impactos na escola e na atuação docente.

    • Abaixo você irá encontrar o conteúdo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!

  • GESTÃO DE RESULTADOS: POLÍTICAS E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO

    • Sobre a disciplina: O sistema de avaliação da educação básica (Saeb). O Saeb e suas diretrizes para as avaliações em larga escala. O trabalho de qualificação educacional a partir dos resultados das avaliações externas. O projeto político pedagógico da escola e os resultados das avaliações externas. Os resultados das avaliações externas para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. A relação entre as avaliações externas e as avaliações realizadas em sala de aula.

    • Abaixo você irá encontrar o conteúdo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!

  • AVALIAÇÃO E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    • Sobre a disciplina: A frequência escolar a partir da legislação federal. O conceito de rendimento escolar e sua base legal. O percurso escolar do aluno a partir da frequência e do rendimento. Definição e organização dos indicadores de qualidade IDEB, ENEM e censo escolar.

    • Abaixo você irá encontrar o conteúdo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!