• Bem-Vindos!

    • Sobre o curso:  A educação infantil, primeira etapa da educação básica, se constitui a partir do binômio inseparável cuidar-educar, provendo o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade, fazendo uso de práticas pedagógicas que promovam a garantia dos direitos fundamentais da infância. O conteúdo do curso é apresentado com a profundidade teórica necessária para o nível de pós-graduação, aliado a experiências práticas aptas a proporcionar a especialização do profissional que atuará junto à educação infantil, primeira etapa da educação básica.

    • Apresentação do curso: 

  • COMECE AQUI!

    Aqui você inicia sua trilha de aprendizado, confira os vídeos abaixo e logo em seguida as disciplinas disponíveis nesse eixo!

  • A BNCC E A FORMAÇÃO DO CURRÍCULO DA INFÂNCIA

    • Sobre a disciplina:  Definição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A estrutura da BNCC e sua relação com a formação dos currículos. A organização das etapas de um currículo a partir da BNCC. A elaboração de um currículo para a educação infantil, na contemporaneidade, a partir da BNCC. O debate sobre um currículo nacional no campo da política educacional curricular. Os pontos positivos e negativos da implementação de um currículo nacional. A trajetória da política educacional até os dias atuais.

    • Abaixo você irá encontrar o conteúdo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!

  • A BRINCADEIRA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

    • Sobre a disciplina:   A brincadeira como uma das mais potentes linguagens da criança. A importância da brincadeira no desenvolvimento integral das crianças. O brincar como fundamental no desenvolvimento das relações interpessoais. A importância do brincar na educação infantil. Os brinquedos mais utilizados com crianças de 0 a 5 anos de idade.

    • Abaixo você irá encontrar o conteúdo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!

  • INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

    • Sobre a disciplina:   As políticas públicas relacionadas à educação inclusiva na educação infantil. A necessidade de uma relação dialética entre a pedagogia e as políticas de inclusão. A importância da interação entre a escola e a família. A participação da família na educação inclusiva. Os critérios de escolha da escola pela família. A elaboração de uma proposta de educação inclusiva para aluno com deficiência. Os vários aspectos que caracterizam a proposta de educação inclusiva. As características das crianças superdotadas e suas necessidades educacionais especiais.

    • Abaixo você irá encontrar o conteúdo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!