• Bem-Vindos!

    • Sobre o curso:  A educação infantil, primeira etapa da educação básica, se constitui a partir do binômio inseparável cuidar-educar, provendo o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade, fazendo uso de práticas pedagógicas que promovam a garantia dos direitos fundamentais da infância. O conteúdo do curso é apresentado com a profundidade teórica necessária para o nível de pós-graduação, aliado a experiências práticas aptas a proporcionar a especialização do profissional que atuará junto à educação infantil, primeira etapa da educação básica.

    • Apresentação do curso: 

  • COMECE AQUI!

    Aqui você inicia sua trilha de aprendizado, confira os vídeos abaixo e logo em seguida as disciplinas disponíveis nesse eixo!

  • A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA INFÂNCIA

    • Sobre a disciplina:   A escrita e a oralidade. Análise da oralidade em textos literários. A relação da linguagem com seu contexto de produção. O papel dos adultos no desenvolvimento da linguagem oral da criança. Práticas que desenvolvem a linguagem oral, leitura e escrita de crianças da educação infantil. A prática oral da linguagem como instrumento de transformação e desenvolvimento da consciência. O uso do texto e da leitura nas suas diferentes funções e contextos. O significado da escrita e da leitura nas suas múltiplas funções.

    • Abaixo você irá encontrar o conteúdo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!

  • A LINGUAGEM CORPORAL E ARTÍSTICA DAS CRIANÇAS

    • Sobre a disciplina:   Os movimentos e a expressão corporal na educação infantil por meio da brincadeira das crianças. O corpo como importante ferramenta nas brincadeiras e aprendizagem da criança. As emoções expressas nas brincadeiras por meio das expressões corporais. A ludicidade nas diferentes manifestações artísticas das crianças. Das produções artísticas aos diferentes contextos de produção. A estrutura da BNCC. Os campos de experiência em arte para a educação infantil e as dimensões em arte no ensino fundamental. As unidades temáticas, objetos de conhecimento, competências e habilidades para o ensino das artes, na infância.

    • Abaixo você irá encontrar o conteúdo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!

  • A LINGUAGEM MATEMÁTICA NA INFÂNCIA

    • Sobre a disciplina:   A utilização de marcas próprias das crianças em textos matemáticos e os significados que atribuem a elas. A importância de se explorar as ferramentas simbólicas da matemática por meio do brincar. Das marcas informais para a matemática escrita padrão. Os objetivos da educação matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Os conteúdos fundamentais para o ensino de matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. As principais orientações didáticas para o ensino de matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

    • Abaixo você irá encontrar o conteúdo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!