• Bem-Vindos!

    • Sobre o curso:  A educação infantil, primeira etapa da educação básica, se constitui a partir do binômio inseparável cuidar-educar, provendo o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade, fazendo uso de práticas pedagógicas que promovam a garantia dos direitos fundamentais da infância. O conteúdo do curso é apresentado com a profundidade teórica necessária para o nível de pós-graduação, aliado a experiências práticas aptas a proporcionar a especialização do profissional que atuará junto à educação infantil, primeira etapa da educação básica.

    • Apresentação do curso: 

  • COMECE AQUI!

    Aqui você inicia sua trilha de aprendizado, confira os vídeos abaixo e logo em seguida as disciplinas disponíveis nesse eixo!

  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL

    • Sobre a disciplina:  A autoestima, o autoconceito e a interação como aspectos de promoção da aprendizagem. Práticas pedagógicas promotoras da autoestima, do autoconceito e da interação das crianças. A aprendizagem significativa e a globalização. O marco legal, os objetivos e a organização do ensino fundamental de 9 anos. As principais características do ensino fundamental na BNCC. Os diferentes tipos de planejamento. As funções do planejamento na educação infantil.

    • Abaixo você irá encontrar o conteúdo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!


  • AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE 0 A 10 ANOS

    • Sobre a disciplina:  A documentação pedagógica na educação infantil. A importância das observações, da escuta e dos registros do professor para a qualificação do trabalho na educação infantil. As diversas possibilidades de registros que o professor pode utilizar para compor a documentação pedagógica. A avaliação como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. A avaliação da alfabetização como um instrumento fundamental na qualificação desse processo. A avaliação e a prática pedagógica desenvolvida pelo processo de alfabetização e letramento. Métodos de avaliação em diferentes contextos.

    • Abaixo você irá encontrar o conteúdo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!


  • A CONTINUIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

    • Sobre a disciplina:  A continuidade da educação infantil para o ensino fundamental. As práticas pedagógicas no ensino fundamental que asseguram as principais características da infância. A articulação das práticas pedagógicas entre docentes da educação infantil e do ensino fundamental. Por que a criança que sai da educação infantil é a mesma que ingressa no ensino fundamental. A garantia dos direitos fundamentais da infância que devem ser preservados no processo alfabetizador. A importância da continuidade do brincar nos primeiros anos do ensino fundamental.

    • Abaixo você irá encontrar o conteúdo da disciplina dividido em Unidades de Aprendizagem (UAs)!