Fórum avaliativo (4,0 Pontos)

O lúdico no processo de aprendizagem.

O lúdico no processo de aprendizagem.

por ADRIANA SOARES DA SILVA -
Número de respostas: 0
   Tema: lúdico no processo de Aprendizagem infantil.

 O lúdico é uma metodologia pedagógica que usa o brincar como forma de ensinar. É um recurso que pode ajudar a tornar a aprendizagem mais prazerosa e significativa, contribuindo para o desenvolvimento da criança.

O ato de brincar é uma forma de comunicação em que a criança tem a oportunidade de reproduzir o seu cotidiano através da linguagem lúdica. Brincar possibilita a aprendizagem e facilita a construção da autonomia, da reflexão e da criatividade; e pode também estabelecer uma relação ao se utilizar jogos pedagógicos que promovam o desenvolvimento físico, cultural, social, afetivo, e cognitivo da criança. É preciso que tanto a família quanto a equipe escolar reconheçam que a ludicidade se impõe necessária no cotidiano na infância. 

Ao brincar, a criança experimenta o poder de explorar o mundo dos objetos, das pessoas, da natureza e da cultura, para compreendê-lo e expressá-lo por meio de variadas linguagens. É no plano da imaginação que o brincar se destaca pela mobilização dos múltiplos significados.

Justificativa:

Diante disso, as ações com jogos, devem ser criadas e recriadas, para que oriente à imaginação e estimule o desejo de jogar. Quando a criança brinca sem ter toda a informação sobre si mesma, ela automaticamente fornece várias informações a seu respeito ao educador para o seu acompanhamento. 

 Os objetivos do lúdico no processo de ensino-aprendizagem são: 

  • Desenvolver a criatividade
  • Desenvolver o pensamento
  • Desenvolver a imaginação
  • Desenvolver a autonomia
  • Desenvolver a socialização
  • Desenvolver a capacidade de comunicação
  • Desenvolver o senso crítico
  • Desenvolver a capacidade de raciocínio lógico
  • Desenvolver a capacidade de relacionar informações novas com o conhecimento já adquirido
  • Desenvolver a capacidade de assimilação de regras sociais
Metodologia 

Brincadeiras sociais Pega-pega, Queimada, Esconde-esconde, Brincadeiras de roda. 

  • Brincadeiras motoras 
  • Pular corda
  • Amarelinha

Exercícios com objetos, como chutar, pular, correr

Brincadeiras criativas 

  • Desenhos, pinturas, esculturas e colagens

Brincadeiras de expressão Jogos de faz de conta, Atividades que envolvam a expressão de emoções. 

Algumas brincadeiras podem ajudar as crianças a aprender conceitos como respeitar o outro, esperar a vez .Portanto, a brincadeira é um ato intuitivo e natural que faz parte de todas as cadeias animais e não poderia ser diferente no contexto do ser humano,sendo este aplicado e ampliado de forma estudado e bem direcionado com objetivos de melhores resultados com o uso da brincadeira no processo de aprendizagem das crianças.