Tema: Educação Inclusiva 1º Possibilidade de pesquisa É um modelo Educacional que visa garantir que todos os alunos tenham acesso à aprendizagem. A educação inclusiva se baseia em: *Reconhecer e respeitar a diversidade *Responder às necessidades e potencialidades de cada aluno * Garantir que todos os alunos se sintam valorizados e respeitados JUSTIFICATIVA: É dada pelo principio de igualdade de oportunidade e pelo direito de todos à Educação de qualidade, ela também é uma resposta às demandas do mundo atual, que valoriza a diversidade e a aceitação das diferenças. OBJETIVOS: Garantir que todos os alunos tenham a acesso á educação, independentemente de suas características ou necessidades. *Promover a igualdade de oportunidades *Garantir o acesso, a participação e a aprendizagem *Acolher a diversidade e respeitar as diferenças *Desenvolver o potencial de todos os alunos *Favorecer o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. METODOLOGIA: É um modelo educacional que visa garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos alunos. Para isso a metodologia adapta as práticas pedagógicas, os materiais didáticas e os ambientes escolares às necessidades individuais de cada aluno. 2º Possibilidade de pesquisa Como acompanhar melhor a educação inclusiva nas escolas JUSTIFICATIVA: Conhecer o aluno integralmente, considerando seu histórico de vida, contexto social, preferência e habilidades. Estabelecer políticas de educação inclusiva Capacitar os professores e colaboradores para contribuir para a inclusão Utilizar a tecnologia para inserir os alunos nas atividades Adaptar o currículo. OBJETIVOS: * Garantir que todos os alunos tenham acesso e participação na escola * Criar um ambiente que acolha a diversidade e promova a igualdade de oportunidade * Reconhecer a necessidade de mudar a estrutura e cultura escolar * Capacitar os professores para aplicar estratégias inclusivas * Criar redes de apoio que incluam alunos, professores, famílias e outros profissionais * Adequar as instalações, como adicionar rampas de acesso * Promover o respeito entre as pessoas METODOLOGIA: Ambiente físico acessível: Adaptar o ambiente escolar para que seja acessível a todos, como construir rampas, adaptar banheiros e criar espaço de aprendizagem acessíveis. Ambiente emocional inclusivo: Promover um ambiente acolhedor, respeitoso e livre de preconceitos. Convivência entre crianças com e sem deficiência: Promover a convivência desde cedo para criar uma geração mais empática e aberta à diversidade. É importante que o educador seja exemplo, desapegando de visões preconceituosas e entendendo que a educação é um direito de todos.