2 JUSTIFICATIVA
A escolha do tema “inclusão e
acessibilidade no ambiente escolar” se justifica pela crescente necessidade de
garantir que todas as crianças e adolescentes, independentemente de suas
dificuldades, possam acessar uma educação de qualidade em condições igualitárias.
A escola, enquanto espaço formador de valores e saberes, deve estar preparada
para acolher a diversidade, promovendo uma cultura de respeito e pertencimento.
Os desafios ainda enfrentados no
contexto educacional, como barreiras físicas, pedagógicas e atitudinais,
reforçam a pertinência dessa pesquisa. Muitos alunos com dificuldades encontram
ambientes escolares que não estão adaptados às suas necessidades, seja por
falta de infraestrutura adequada, materiais pedagógicos acessíveis ou até pela
ausência de práticas inclusivas por parte dos profissionais da educação.
A escolha desse tema também se fundamenta na
relevância social de discutir e propor soluções para a inclusão escolar, em
conformidade com marcos legais, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e a
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Além disso, o
interesse em contribuir para a formação docente e para a promoção de práticas
pedagógicas mais inclusivas fortalece o compromisso de fomentar um debate
qualificado e transformador sobre a inclusão educacional.
Explorar esse tema, portanto, permite
compreender os desafios existentes e colaborar para a construção de ambientes
educacionais mais acessíveis, capazes de atender às necessidades de todos os
estudantes, garantindo-lhes uma educação justa, equitativa e transformadora.
METODOLOGIA
A presente
pesquisa será orientada pela abordagem metodológica qualitativa, empregaremos
simultaneamente estratégias de construção de dados que remetem a categorizações
e análises interpretativas, como a técnica da observação livre, como a
aplicação de questionários para levantamento inicial do perfil dos professores
pesquisados, bem como a realização de entrevistas semiestruturadas com os
mesmos sujeitos.
Esta trabalho tem
como finalidade de investigar os
desafios e práticas relacionadas à inclusão e acessibilidade no contexto
escolar. Para isso, serão combinados métodos de pesquisa bibliográfica e
pesquisa de campo, com foco na análise documental e na realização de
entrevistas com profissionais da educação. A seguir, descrevem-se os passos
metodológicos detalhados.
1.
Tipo de Pesquisa
A pesquisa será
do tipo exploratória e descritiva. O caráter exploratório visa proporcionar um
melhor entendimento do problema e uma análise mais profunda sobre os desafios
enfrentados pela escola para garantir a inclusão e a acessibilidade de alunos
com dificuldades. A pesquisa descritiva buscará retratar as práticas, recursos
e políticas utilizadas nas escolas, além de identificar as percepções dos
envolvidos.
2. Levantamento
Bibliográfico
A pesquisa será
inicialmente baseada em uma revisão bibliográfica. Através da análise de
livros, artigos científicos e legislações pertinentes ao tema, será possível
construir o referencial teórico necessário para embasar o estudo. O
levantamento bibliográfico permitirá identificar os principais conceitos sobre
inclusão e acessibilidade, além de apresentar as principais abordagens e
práticas adotadas pelas escolas. A consulta a autores renomados na área, como
Mantoan, Sassaki, Carvalho e outros, fornecerá os subsídios para aprofundar o
entendimento sobre as práticas inclusivas.
3. Pesquisa de Campo
Após o
levantamento teórico, será realizada uma pesquisa de campo, com o objetivo de
obter dados empíricos sobre as realidades vivenciadas nas escolas. A pesquisa
de campo será composta por:
Entrevistas
semiestruturadas: Serão realizadas entrevistas com professores, gestores e
coordenadores pedagógicos de escolas públicas e privadas para compreender as
práticas pedagógicas e os desafios que enfrentam na promoção da inclusão e
acessibilidade. As entrevistas terão um roteiro flexível, permitindo que os
participantes compartilhem suas experiências, opiniões e sugestões.
Observação
participante: Será feita uma observação participante nas escolas, visando
identificar a estrutura física, os recursos pedagógicos disponíveis e as
interações dos alunos com diferentes necessidades no ambiente escolar. A
observação permitirá verificar se os métodos inclusivos estão sendo
implementados de maneira eficaz.
4. Análise de Dados
A análise dos
dados será realizada de forma qualitativa e interpretativa. Os dados obtidos
por meio das entrevistas serão transcritos e analisados com base em categorias
pré-estabelecidas a partir da revisão bibliográfica, como "barreiras
físicas", "barreiras pedagógicas", "práticas
inclusivas" e "políticas públicas". A análise de conteúdo será
utilizada para identificar os padrões e temas recorrentes nas respostas dos
participantes.
Além disso, a
observação do ambiente escolar será comparada com as informações teóricas
levantadas na pesquisa bibliográfica, visando identificar possíveis
discrepâncias ou lacunas entre a teoria e a prática.
5. Considerações
Finais
Os resultados
serão discutidos de forma crítica, buscando identificar os principais
obstáculos à inclusão e acessibilidade nas escolas e as práticas pedagógicas
que têm sido eficazes. Também serão feitas sugestões para o aprimoramento das
políticas públicas e da formação dos educadores, visando a melhoria da educação
inclusiva.