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Educação de Jovens e Adultos- Motivação e permanência dos alunos na EJA

Educação de Jovens e Adultos- Motivação e permanência dos alunos na EJA

por ANDRÉIA DE JESUS AROUCHA PINHEIRO MELONIO -
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    CENTRO EDUCACIONAL MALTA LTDA- CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ANDREIA DE JESUS AROUCHA PINHEIRO

TEMA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – Motivação e Permanência dos alunos no EJA


INTRODUÇÃO - TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

Educação de Jovens e Adultos – EJA é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que perpassa todos os níveis da Educação Básica 

do país, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à 

educação na escola convencional na idade apropriada. No entanto a motivação

e a permanência na educação de jovens e adultos (EJA) são temas essenciais 

para garantir o sucesso desse modelo educacional. 

 Diversos desafios podem afetar a continuidade dos estudantes na 

EJA, influenciados por fatores sociais, econômicos e também pessoais. A EJA 

enfrenta desafios como a evasão escolar, a falta de investimentos e a dificuldade

de acesso à educação básica.

 Paulo Freire é um dos maiores pensadores da educação, 

especialmente no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA). ‘ Educação 

não transforma o mundo, Educação muda as pessoas, Pessoas transformam o 

mundo.” Freire enfatiza que a educação é um meio de conscientização e 

mudança social, Ele destaca a importância do aprendizado ativo e da construção 

coletiva do conhecimento, alertando também sobre o perigo de uma educação alienante ou seja aquela que não envolve os alunos no processo de ensino e

aprendizagem, uma educação que não incentiva a reflexão crítica.

A Educação de Jovens e Adultos é importante para que pessoas que não

conseguiram concluir a formação escolar na idade regular possam retomar os

estudos. Porem muitos fatores afetam a permanência na EJA, como:

Fatores socioeconômicos:

Muitos jovens e adultos trabalham longas jornadas, chegando cansados

e ate desanimados, o que dificulta a conciliação entre estudo e trabalho. A falta

de recursos financeiros pode impedir o acesso a materiais escolares, transporte

e também uma alimentação adequada.

Fatores familiares e pessoais:

Responsabilidades Familiares, como cuidar dos filhos, da casa, esposo

ou parentela, podem levar ao abandono escolar. O ambiente familiar pode

influenciar o desempenho escolar dos jovens e adultos de forma positiva ou

negativa, os conflitos familiares também dificultam a permanência destes na

escola.

No entanto a baixa autoestima e a insegurança em relação à idade e a

aprendizagem são fatores pessoais que podem desmotivar a continuidade nos

estudos. Muitos comentários negativos, desanimam os alunos da EJA, os levam

a pensar que já não conseguem acompanhar os estudos, alguns acreditam que

já estão com a idade bem avançada para continuar estudando.

Falta de infraestrutura adequada nas escolas como bibliotecas,

laboratórios e materiais didáticos atualizados. Metodologias tradicionais que não

levam em conta as especialidades dos alunos da EJA .

Fatores Pedagógicos:

A defasagem escolar e as dificuldades de aprendizagem, principalmente

em leitura, escrita e matemática, podem levar à frustração. A falta de

metodologias inovadoras e contextualizadas pode tornar o ensino pouco atrativo.

Portanto os questionamentos que este estudo pretende responder são: O

que fazer para que os alunos da EJA tenham melhor desempenho escolar?

Quais são os principais problemas da EJA? Quais os principais desafios

enfrentados no planejamento da EJA?

2. JUSTIFICATIVA

A escolha do assunto deu-se baseado na dificuldade que encontramos no

que se diz respeito a modalidade e permanência dos jovens e adultos na EJA,

pois muitos alunos tiveram que abandonar a escola ou infelizmente nem tiveram

a oportunidade de frequenta-la por razões variadas.

Com isso a principal justificativa para o tema proposto é oportunizar aos

jovens, adultos e idosos a escolarização ou a complementação dos seus estudos

no âmbito da educação básica, na modalidade Educação de Jovens e Adultos

(EJA), garantindo uma educação de qualidade para todos. Através da

alfabetização os jovens e adultos terão mais oportunidades de trabalho, uma

vida de qualidade e ainda contribuirá para a transformação da sociedade.

3. OBJETIVOS

3.1 GERAL

É notório que muitos alunos acabam deixando de frequentar as aulas e desistem

dos estudos, por terem que optar pelo trabalho, ou até mesmo por motivos

familiares. NO entanto precisa proporcionar um ensino significativo e com

equidade, reforçando a importância da EJA para a transformação social e

também individual.

A educação de jovens e adultos visa proporcionar o acesso a educação á

aqueles que abandonaram os estudos, por esse motivo deve-se considerar as

necessidades de cada alunos, oferecendo suporte aos estudantes da EJA,

contribuindo para diminuir as barreiras que dificultam a permanência na escola.

3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

• Fomentar a inclusão social e a cidadania de jovens e adultos,

proporcionando acesso à educação formal e a oportunidades de

desenvolvimento pessoal e profissional.

• Desenvolver Habilidades e Competências: Oferecer uma formação que

desenvolva habilidades e competências essenciais para a vida cotidiana,

o trabalho e a convivência em sociedade, preparando os alunos para os

desafios do mundo contemporâneo

• Estimular a Autonomia e a Crítica: Incentivar a autonomia, o pensamento

crítico e a reflexão sobre a realidade social, política e econômica,

capacitando os alunos a se tornarem agentes de transformação em suas

comunidades.

• Valorizar a Experiência de Vida: Reconhecer e valorizar as experiências

de vida dos alunos, integrando seus saberes e conhecimentos prévios ao

processo educativo, de forma a tornar a aprendizagem mais significativa

contextualizada.

• Facilitar o Acesso ao Conhecimento: Garantir que jovens e adultos

tenham acesso a conteúdo educacionais relevantes e atualizados, que

atendam às suas necessidades e interesses, promovendo a continuidade

da aprendizagem ao longo da vida.

4 – METODOLOGIA DA PESQUISA

A busca será feita por meio de livros, revistas, artigos, teses de mestrado

e doutorado, seminários, dentre outros meios. A busca se dará por meios físicos

e virtuais. Se usar a leitura crítica reflexiva para a coleta dos dados teóricos. Esta

pesquisa será bibliográfica, assim sendo, buscará base científica na literatura

pertinente disponível, nos teóricos clássicos e nos estudos publicados a partir do

ano de 2014.

É a pesquisa que permite a ampliação do conhecimento em sua dimensão

ativa e crítica. Para Pedro Demo, a partir dessa metodologia é possível conhecer

e interferir no mundo, o que proporciona um posicionamento político, com

formação de sujeito crítico e criativo. Essa seria uma dimensão emancipatória

da Educação, atribuindo papel ativo ao estudante que questiona o mundo,

procura respostas e interferências – “a característica emancipatória da

Educação, portanto, exige a pesquisa como seu método formativo, pela razão principal de que somente um ambiente de sujeitos gesta sujeitos” (DEMO, 1996,

p. 8).

A pesquisa bibliográfica irá possibilitar um estudo acerca da metodologia

trabalhada na educação de jovens e adultos, atualmente muitos educadores se

baseiam na metodologia do educador Paulo Freire, precursor da modalidade de

ensino EJA. Através desse estudo busca-se compreender sobre a importância

dessa metodologia utilizada no dia a dia e o sentido que ela faz na vida dos

alunos, além do docente que atua nessa modalidade de ensino.

 Considerando que a modalidade de ensino EJA tem papel essencial na

aprendizagem, acredita-se que essa pesquisa contribuirá para uma melhor

compreensão de como é o trabalho realizado no ensino de EJA, sobre as

práticas e políticas públicas dirigidas a essa modalidade de ensino, que é

destinada a jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino em idade correta.

Portanto a educação de jovens e adultos deve possibilitar igualdade de

condições.


REFERÊNCIAS

Arroyo, M. G. (2005). Educação de Jovens e Adultos: um campo de direitos e

responsabilidade pública. In: Soares, L., Giovanetti, M. A., & Gomes, N. L.

(Orgs.), Diálogos na educação de jovens e adultos (pp. 19-50). Belo Horizonte:

Autêntica. cite turn0search4

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada,

Alfabetização e Diversidade (SECAD). (2006). Cadernos EJA 1: Trabalhando

com a educação de jovens e adultos – Alunas e alunos de EJA. Brasília:

MEC/SECAD. cite turn0search1

Di Pierro, M. C. (2017). Tradições e concepções de educação de jovens e

adultos. Recuperado de cite turn0search5

Haddad, S. (2002). Educação de Jovens e Adultos no Brasil (1986-1998).

Brasília: MEC/INEP/COMPED. cite turn0search4

Soares, L. (Org.). (2006). Formação de Educadores da Educação de Jovens e

Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, SECAD/MEC/Unesco.

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Freire, P. (1987). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

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Paiva, J. A. (2003). Educação de Jovens e Adultos: uma memória

contemporânea. São Paulo: Global. cite turn0search4

Soares, L. (2002). Educação de Jovens e Adultos: diretrizes curriculares

nacionais. Rio de Janeiro: DP&A. cite turn0search4