Fórum avaliativo

" O impacto das redes sociais no desempenho acadêmico de estudante universitários"

" O impacto das redes sociais no desempenho acadêmico de estudante universitários"

por LUCIANA NUNES DE ARAUJO -
Número de respostas: 0

A influência do uso intensivo das redes sociais no rendimento acadêmico dos estudantes universitários.  


 Justificativa:

As redes sociais são amplamente utilizadas por jovens universitários, mas seu uso excessivo pode afetar negativamente o rendimento acadêmico. Investigar essa relação é importante para entender como o tempo gasto nas redes sociais interfere nos estudos e resultados acadêmicos, podendo contribuir para estratégias educacionais mais eficazes.


 Objetivos:

  - Geral: Analisar a influência do uso intensivo das redes sociais no desempenho acadêmico dos estudantes universitários.  

  - Específicos:  

    1. Identificar o tempo médio diário gasto nas redes sociais pelos estudantes.  

    2. Avaliar a correlação entre o tempo de uso das redes sociais e as notas acadêmicas.  

    3. Investigar hábitos de estudo e distrações relacionadas ao uso das redes sociais.


 Metodologia:

Este estudo será quantitativo, com aplicação de questionários online para coleta de dados sobre o uso das redes sociais e desempenho acadêmico (média das notas). A amostra será composta por estudantes universitários de diferentes cursos. Os dados serão analisados estatisticamente para verificar correlações.




   O papel das redes sociais como ferramenta de apoio ao aprendizado entre estudantes universitários.  


Justificativa:

Embora as redes sociais sejam frequentemente vistas como fonte de distração, elas também podem servir como ferramentas colaborativas para o aprendizado e troca de informações entre estudantes. Esta pesquisa busca compreender como as redes sociais podem ser utilizadas positivamente no contexto acadêmico.


Objetivos:

  - Geral: Investigar o papel das redes sociais como suporte ao processo de aprendizagem dos estudantes universitários.  

  - Específicos:  

    1. Identificar quais plataformas são usadas para fins acadêmicos.  

    2. Analisar a frequência e os tipos de interações educacionais nas redes sociais.  

    3. Avaliar a percepção dos estudantes sobre a utilidade das redes sociais no apoio aos estudos.


Metodologia:

Será adotada uma abordagem qualitativa, com entrevistas semi estruturadas com estudantes universitários que utilizam as redes sociais para fins acadêmicos. A análise dos dados será feita por meio da técnica de análise de conteúdo, buscando identificar padrões e percepções sobre o uso educacional das redes.