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A atuação do professor no processo de inclusão de crianças com TEA na educação infantil

A atuação do professor no processo de inclusão de crianças com TEA na educação infantil

por MAYANA BRITO CARNEIRO DA SILVA -
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Possibilidade de Pesquisa 1:

Título: A atuação do professor no processo de inclusão de crianças com TEA na educação infantil

Possibilidade de Pesquisa 2:

Título: A eficácia das estratégias pedagógicas adaptadas no desenvolvimento cognitivo e social de alunos com TEA no ensino fundamental

INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA (Comum para as duas pesquisas)

A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar tem se tornado um dos grandes desafios e, ao mesmo tempo, um dos mais relevantes compromissos da educação contemporânea. Com a consolidação de políticas públicas inclusivas no Brasil, como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e a Lei Brasileira de Inclusão (2015), tornou-se imprescindível repensar práticas pedagógicas, currículos e a formação docente.

O TEA é caracterizado por déficits persistentes na comunicação social e por padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Isso exige que o ambiente escolar esteja preparado para atender de forma adequada às necessidades específicas desses alunos, promovendo não apenas o acesso, mas a permanência, participação e aprendizagem com qualidade.

A escolha do tema se justifica pela urgência de promover uma educação verdadeiramente inclusiva, que considere a diversidade como um valor pedagógico. Também surge da necessidade de compreender como os docentes têm sido preparados para esse contexto e quais estratégias têm sido eficazes no processo de ensino-aprendizagem das crianças com TEA.

As duas propostas de pesquisa a seguir investigam, sob diferentes enfoques, aspectos cruciais para o sucesso da inclusão escolar: a formação e atuação docente, e a aplicação de estratégias pedagógicas adaptadas.

 PESQUISA 1: A atuação do professor no processo de inclusão de crianças com TEA na educação infantil

Objetivo Geral:

Analisar o papel do professor da educação infantil no processo de inclusão de crianças com TEA, investigando sua formação, práticas e desafios enfrentados no cotidiano escolar.

Objetivos Específicos:

Investigar o nível de preparo dos professores para lidar com crianças com TEA;

Identificar estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores da educação infantil;

Compreender as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes na inclusão de alunos com TEA;

Avaliar a percepção dos professores sobre o suporte institucional e a formação continuada oferecida.

Metodologia:

Esta pesquisa terá abordagem qualitativa, de caráter exploratório. Será realizada em escolas públicas de educação infantil. A coleta de dados se dará por meio de entrevistas semiestruturadas com professores e coordenadores pedagógicos. A análise dos dados seguirá os princípios da análise de conteúdo (Bardin, 2011), buscando identificar categorias relacionadas à formação docente, práticas pedagógicas e desafios enfrentados na inclusão de crianças com TEA.

Além disso, serão consultados documentos oficiais, como o Projeto Político-Pedagógico (PPP) das instituições, para entender como a inclusão é tratada formalmente.


 PESQUISA 2: A eficácia das estratégias pedagógicas adaptadas no desenvolvimento cognitivo e social de alunos com TEA no ensino fundamental

Objetivo Geral:

Investigar a eficácia das estratégias pedagógicas adaptadas no desenvolvimento cognitivo e social de alunos com TEA no ensino fundamental.

Objetivos Específicos:

Identificar as principais estratégias pedagógicas utilizadas com alunos com TEA;

Avaliar os impactos dessas estratégias no desenvolvimento cognitivo e social dos alunos;

Compreender a percepção de professores e famílias sobre a evolução dos alunos com TEA;

Analisar os fatores que contribuem para a eficácia ou limitação dessas práticas.

Metodologia:

Trata-se de uma pesquisa de abordagem mista, com predominância qualitativa. A coleta de dados incluirá:

Observação participante em sala de aula com alunos diagnosticados com TEA;

Entrevistas com professores, pais e/ou responsáveis pelos alunos;

Aplicação de questionários com escala Likert para avaliar percepção de eficácia das estratégias.

A análise qualitativa será conduzida com base na análise de conteúdo, enquanto os dados quantitativos (questionários) serão sistematizados em gráficos e tabelas para evidenciar tendências.

Serão também considerados os Planos de Desenvolvimento Individual (PDI), quando houver, como fonte de análise documental.

CONSIDERAÇÕES FINAIS E CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS

Ambas as propostas visam contribuir para a construção de um ambiente escolar mais inclusivo, onde crianças com TEA tenham oportunidades reais de desenvolvimento. A primeira pesquisa foca na figura do professor da educação infantil como agente central na promoção da inclusão, buscando entender suas práticas e necessidades. Já a segunda pesquisa pretende mensurar a eficácia das adaptações pedagógicas utilizadas no ensino fundamental, revelando como elas influenciam no progresso dos alunos com TEA.

As contribuições das pesquisas envolvem:

Fornecimento de dados para formulação de políticas de formação docente;

Criação de subsídios teóricos e práticos para práticas pedagógicas inclusivas;

Fortalecimento da relação escola-família no processo de inclusão;

Promoção do debate sobre a qualidade da inclusão escolar de crianças com TEA.

Dessa forma, espera-se colaborar com o aperfeiçoamento da educação inclusiva e com o avanço da equidade no processo educativo brasileiro.