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O brincar como instrumento de desenvolvimento cognitivo na Educação Infantil

O brincar como instrumento de desenvolvimento cognitivo na Educação Infantil

por MARIA BRITO CARNEIRO DA SILVA -
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PESQUISA 1: O brincar como instrumento de desenvolvimento cognitivo na Educação Infantil

Justificativa

A infância é um período crucial para o desenvolvimento humano, especialmente no que se refere às dimensões cognitivas, afetivas e sociais. Nesse contexto, o brincar se revela uma ferramenta essencial para a construção do conhecimento, funcionando como uma ponte entre o mundo interno da criança e a realidade que a cerca. No entanto, ainda é comum observar práticas pedagógicas que subestimam o valor do brincar, privilegiando atividades formais em detrimento das lúdicas. Por isso, investigar o papel do brincar no desenvolvimento cognitivo das crianças na Educação Infantil é de suma importância para valorizar metodologias que respeitem as especificidades dessa etapa.

Objetivos

Geral: Investigar como o brincar contribui para o desenvolvimento cognitivo das crianças na Educação Infantil.

Específicos:

Analisar as práticas pedagógicas que envolvem o brincar em escolas de Educação Infantil.

Compreender as relações entre brincadeiras e habilidades cognitivas como memória, atenção, criatividade e linguagem.

Identificar quais tipos de brincadeiras mais favorecem o aprendizado e o raciocínio lógico.

Metodologia

Esta pesquisa terá abordagem qualitativa, com base em estudo de caso em duas instituições públicas de Educação Infantil. Serão realizadas observações de práticas pedagógicas e entrevistas semiestruturadas com professores da Educação Infantil. Os dados obtidos serão analisados com base na análise de conteúdo de Bardin (1977), buscando categorias relacionadas ao brincar e ao desenvolvimento cognitivo. A escolha de duas escolas diferentes visa a contrastar experiências e ampliar a compreensão sobre o tema.

Referências básicas

Vygotsky, L. S. (1991). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.

Kishimoto, T. M. (1999). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira.

Brougère, G. (1998). Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez.


PESQUISA 2: O brincar simbólico como ferramenta de socialização na Educação Infantil

Justificativa

A capacidade de interagir, cooperar e respeitar o outro é uma das principais competências desenvolvidas na infância, e o brincar simbólico exerce papel fundamental nesse processo. Através do faz-de-conta, da dramatização e das brincadeiras de papéis sociais, a criança constrói significados, expressa sentimentos e experimenta situações sociais de forma segura. Diante disso, compreender como o brincar simbólico contribui para a socialização na Educação Infantil pode subsidiar práticas pedagógicas mais sensíveis e adequadas ao desenvolvimento social das crianças.

Objetivos

Geral: Compreender o papel do brincar simbólico no processo de socialização das crianças na Educação Infantil.

Específicos:

Investigar como as brincadeiras simbólicas influenciam na construção da empatia, cooperação e resolução de conflitos.

Observar as interações entre crianças durante brincadeiras de faz-de-conta.

Refletir sobre o papel do professor como mediador dessas interações simbólicas.

Metodologia

A pesquisa será de cunho qualitativo e será realizada por meio de observações sistemáticas em turmas de crianças entre 4 e 5 anos em uma escola municipal de Educação Infantil. Também serão conduzidas rodas de conversa com educadores para compreender como percebem o brincar simbólico no cotidiano escolar. A análise dos dados será realizada com base nos pressupostos da pesquisa etnográfica, priorizando a interpretação dos significados atribuídos às interações sociais das crianças durante as brincadeiras.

Referências básicas

Winnicott, D. W. (1975). O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago.

Kramer, S. (2005). A infância e sua singularidade. São Paulo: Ática.

Kishimoto, T. M. (2011). Brincar na pré-escola. São Paulo: Pioneira.