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Fórum TCC 1

Fórum TCC 1

por JOÃO MARCOS DA SILVA LIMA -
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Fórum TCC 1

 

A educação tem princípios desde a infância para os povos indígenas essa formação não se redime apenas ao processo de inserção escolar, mas inclui a exploração da cultura e em especial nas aulas de artes onde é posto a criança da Educação Infantil a oportunidade de conhecer, lidar, manipular produtos renováveis que ajudam a manter a construção da cultura viva pela construção de artesanatos.

Além disso, a cultura necessita que seja respeitada e valorizada desde as manifestações artísticas dos povos indígenas em suas diversas formas como: pinturas corporais, grafismos, cerâmicas, trançados, músicas, danças, narrativas orais, mitologias e rituais dentro do ambiente escolar. Isso vai além de uma atividade pontual no dia dos povos indígenas instituído para 19 de abril por se tratar a da inclusão direta da cultura indígena como parte essencial da história e da identidade brasileira, mostrando sua cultura indígena.

Somando a esta compreensão, a arte é imensa mesmo quando estamos em salas de aula da educação infantil, tanto no campo educativo quanto no social e cultural, pois trabalhar esse tema nas escolas trazemos diversos benefícios para os estudantes, para a sociedade e para a valorização da diversidade brasileira em todo o tempo da educação humana.

Precipuamente, as práticas docentes voltadas para o trabalho da arte indígena na educação infantil, valoriza os povos indígenas e promovem a valorização da diversidade cultural. Sendo uma ferramenta significativa para a transmissão de histórias, valores e saberes populares dos povos indígenas.

Assim, essa pesquisa tem como tema “Educação Infantil: a exploração da cultura indígena nas aulas de arte”, visto a necessidade de trabalhar o respeito da cultura indígena desde a educação infantil, promovendo a diversidade e a criatividade das crianças, por meio da transformação da sala de aula em um laboratório de experiências práticas da cultura viva do indígena.

         Diante disso, as práticas pedagógicas trabalhadas na sala de aula da educação infantil, permitem a garantia dos diretos de aprendizagens descritos como: o conviver, brincar, participar explorar e expressar-se. E os campos de experiências como: o eu, o outro e o nós, corpo gestos e movimentos, traços, sons, cores e formas.

Nesse sentido, foi necessária uma reflexão do papel que de destaca a educação infantil, essa pesquisa procurou investigar a seguinte problemática: Como a educação infantil pode ser base para a exploração da cultura indígena nas aulas de artes na infância?

Por sua vez, a escola deve oferecer condições necessárias ao desenvolvimento de habilidades para a convivência e construção de aprendizagem no ensino de artes como cita: Nascimento (2022), Tassinari (2022), Montessori (ano). Por serem base na construção da pedagogia para o ensino de artes por condições necessárias para a convivência da ética, respeitosa em sociedade mesmo quando falamos de educação específica e diferenciada.

Assim, a escola deve ajudar o aluno a desenvolver habilidades, que facilitem a convivência em grupo, por meio de atividades que ele possa entender a importância da arte nos outros componentes e consiga dominar sua aprendizagem respeitando seus limites, individualidades, e sua identidade como cidadão.

A priori o processo de formação educacional do indivíduo começa no ambiente familiar, já que é o primeiro ambiente de contato com outras pessoas que devem apresentar os valores culturais que compõem a mesma com a finalidade deles contribuírem para o seu desenvolvimento enquanto ser humano.

Deste modo, é papel da escola unir-se junto aos familiares, a gestão e a sociedade interna do povo para desenvolver um trabalho coerente, desde o encontro dos anseios para o desenvolvimento que ambas projetam para o aluno, sem deixar que se perca no caminho o afeto e valores que o façam um cidadão produtivo desde a educação infantil.

Portanto, a construção de valores começa em casa e amplia-se na escola quando se trata do ensino de arte deve ser proposto de forma científica desde a educação infantil, com a intervenção do professor que está em contato com o aluno e é possível promover atividades com o objetivo de desenvolvimento das relações interpessoais, compartilhando dos meus objetivos estudantis.

Nesse contexto, cada povo indígena tem a oportunidade de construir seu currículo, porém abraçando a sua cultura. É notório que esses marcos regulamentários possibilitou a inclusão e a valorização da cultura indígena nas escolas. Esse tema, traz uma pesquisa atualizada possibilitando novas descobertas e soluções para a inclusão da arte indígena nas salas de aulas.

Primordialmente, os objetivos em um projeto são metas específicas que se deseja alcançar com a construção do estudo. Segundo Kershner (2022), "os objetivos do projeto são os resultados esperados que se deseja alcançar com a execução do projeto", (p. 15). Para tanto, os objetivos devem ser claros, específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais principalmente por se tratar de um estudo bibliográfico, assim garantir que o projeto o apogeu da pesquisa.

Por outro lado, servem como um guia, ajudando a manter o foco e a direção certa. Além disso, os objetivos ajudam a avaliar o sucesso do projeto e a identificar possíveis problemas ou desvios. Em resumo, os objetivos em um projeto são essenciais para o sucesso, pois fornecem uma direção clara e ajudam a medir o progresso. É importante que os objetivos sejam definidos e alinhados com as necessidades e expectativas sem que fujam do esperado ao fim da construção.         

Neste contexto, o objetivo geral é fundamental em qualquer projeto ou pesquisa, pois define a meta principal que se deseja alcançar. Além de servir como norteador, orientando todas as ações e decisões ao longo do processo, garantindo que os esforços sejam direcionados para um propósito claro e específico.

Além disso, o objetivo geral ajuda a estabelecer um foco claro, permitindo que os envolvidos no projeto mantenham a motivação e a direção certa, mesmo diante de desafios e obstáculos. Com um objetivo geral definido, é possível medir o sucesso do projeto e avaliar se os resultados alcançados estão alinhados com o que foi proposto inicialmente. Portanto, a definição de um objetivo geral deve ocorrer de forma clara por ser essencial para o sucesso do pesquisador.

Para isso, o objetivo geral permeia o seguinte entendimento: analisar por meio da exploração da cultura indígena nas aulas de arte com a promoção da criatividade, desenvolvem a apreciação e o respeito pela diversidade cultural, valorização das tradições, manifestações artísticas indígenas.         

          Para maior organização do estudo, os objetivos específicos estabelecem metas detalhadas que se deseja alcançar em um projeto ou pesquisa, derivando do objetivo geral. Logo, eles são fundamentais para garantir que os esforços sejam direcionados para resultados concretos e mensuráveis, permitindo uma avaliação eficaz do progresso e do sucesso.

Por outro lado, ao estabelecer objetivos específicos, é possível criar um plano de ação claro e focado, definindo as etapas necessárias para alcançar os resultados desejados sem querer fujam da pesquisa e dos autores que atendam ao embasamento científico. Além disso, os objetivos específicos ajudam a proporcionar uma visão clara do que precisa ser feito e do que se espera alcançar.

Neste sentido, o projeto se organiza com três objetivos específicos que são detalhados a partir desse entendimento: Identificar os direitos indígenas previstos da legislação vigente com base em documentos oficiais já publicados; Verificar os principais saberes trabalhados em sala de aula pelo professor de arte indígena na educação infantil para a construção da aprendizagem escolar; Analisar as principais contribuições e dificuldades encontradas pelo docente no trabalho da cultura indígena nas aulas de artes mediante a faixa a etária das crianças nesta fase escolar.

Precipuamente, a metodologia adotada para este projeto será de natureza qualitativa, com enfoque na revisão de literatura, realizada em livros, site como Google Acadêmico, documentos oficiais que estejam ao alcance e aprimoramento do entendimento da pesquisa mediado pelos seus objetivos com base na educação infantil, com uma turma até 4 anos, utilizando as palavras chave educação indígena, cultura indígena, aulas de arte.

Dispõe ainda, da coleta de dados que será feita por meio de leituras em publicações que atendam a demanda do tema, análise de documentos e materiais produzidos durante as aulas de arte. Conforme Bogdan, Biklen (2022, p. 120), "a observação do participante é uma técnica de coleta de dados que envolve a participação ativa do pesquisador no contexto estudado", porém considerando o contexto da pesquisa exclusivamente bibliográfico não é possível a parte observacional da aprendizagem das crianças o que de certa forma não atinge a pesquisa em sua totalidade do estudo.

Nesta perspectiva, a abordagem qualitativa é uma metodologia de pesquisa que busca compreender os fenômenos sociais, pelo comportamento humano de forma aprofundada e contextualizada. Segundo Marconi, Lakatos (2022, p. 180), "a pesquisa qualitativa busca entender o significado e o contexto dos fenômenos, mais do que quantificá-los". Portanto, é particularmente útil para estudar temas complexos e multifacetados, como a experiência humana, as relações sociais e as práticas culturais, neste caso o ensino da arte.

Para tanto, a pesquisa qualitativa envolve a coleta e análise de dados não numéricos, como textos, imagens e observações. Assim, os pesquisadores que utilizam essa abordagem buscam compreender os significados e as interpretações que os participantes atribuem aos fenômenos estudados. Com isso, é possível obter uma compreensão profunda e rica dos temas pesquisados, o que pode ser particularmente útil em áreas como a educação, saúde e as ciências sociais como a pedagogia.

Com isso, a análise dos dados será feita por meio de conteúdo, conforme proposto por Bardin (2023, p. 20), "A análise de conteúdo é uma técnica de análise de dados que visa identificar e categorizar os temas e padrões presentes nos dados", neste contexto, a análise de conteúdo permitirá identificar os principais temas e padrões emergentes dos dados, possibilitando uma compreensão mais aprofundada da exploração da cultura indígena nas aulas de arte.

Para tanto, a pesquisa contará com a participação ativa da compreensão dos documentos oficiais como: constituição federal, estatuto do Índio, OIT 169 que regem em sua totalidade as demandas de classificação e direitos dado a determinadas comunidades quando se trata de etnias indígenas, que serão envolvidos no processo de planejamento, execução das aulas de arte. 

Neste sentido, o trabalho com artes na sala de aula da Educação Infantil exige do pedagogo o envolvimento, participação ativa dos professores e alunos, permitindo uma prática mais contextualizada, significativa da exploração da cultura indígena nas aulas de arte. Por fim, os resultados da pesquisa serão apresentados em forma de cronograma, com etapas vivenciadas para a prática pedagógica e futuras pesquisas.

Conforme Demo (2022, p. 150)", a pesquisa científica deve ter como objetivo a produção de conhecimento e a transformação da realidade", assim a apresentação dos resultados permitirá uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica e a identificação de possibilidades de melhoria.