Fórum avaliativo (2,0 Pontos)

Marcos foi um companheiro dos apóstolos Pedro e Paulo. Ele provavelmente escreveu seu evangelho a partir de tudo que ouviu de Pedro. O evangelho de Marcos foca principalmente nas ações de Jesus e seu poder para realizar milagres.

Lucas era um médico, amigo de Paulo. Ele escreveu seu evangelho para um senhor chamado Teófilo. O objetivo de Lucas era escrever um relato digno de confiança. Por isso, ele pesquisou tudo com cuidado e rigor, procurando fontes seguras (Lucas 1:3-4). O evangelho de Lucas contém vários detalhes sobre a família e as origens de Jesus.

João foi outro apóstolo e um dos amigos mais próximos de Jesus. Seu evangelho é bastante diferente dos outros três porque procura contar outras partes da vida de Jesus, talvez menos conhecidas. João escreveu seu evangelho com o objetivo de ajudar as pessoas a crerem em Jesus (João 20:31).

Somente foram escritos quatro evangelhos? Não, vários evangelhos foram escritos ao longo do tempo. No entanto, somente os quatro que estão na Bíblia são dignos de confiança. Os outros relatos da vida de Jesus são conhecidos como os evangelhos apócrifos.

Os quatro evangelhos na Bíblia foram escritos por pessoas que eram muito próximos de Jesus e/ou que tiveram acesso direto a pessoas próximas de Jesus. Os outros evangelhos, que surgiram mais tarde, foram escritos por pessoas que não conheceram Jesus nem os apóstolos. Esses evangelhos apenas relatam lendas e rumores, não testemunhos oculares.

Os evangelhos apócrifos também são diferentes porque são muito mais fantasiosos, foram escritos até alguns séculos mais tarde e incluem muitos erros e contradições. Por outro lado, os quatro evangelhos na Bíblia não contradizem uns aos outros e não têm grandes erros históricos. Já na igreja primitiva, somente esses quatro evangelhos eram considerados autênticos e possíveis de comprovar.

Questões para reflexão:

1-Os quatro evangelhos apresentam a vida e os ensinamentos de Jesus a partir de diferentes perspectivas, sem se contradizerem. Considerando a diversidade de autores e estilos, como essa pluralidade contribui para uma compreensão mais completa de quem foi Jesus e de sua mensagem?
2-O texto menciona a existência de evangelhos apócrifos, que são relatos não considerados dignos de confiança pela Igreja primitiva. Quais são as características que diferenciam os quatro evangelhos canônicos dos evangelhos apócrifos, e por que apenas os primeiros foram incluídos na Bíblia?
Sucesso!

(Ainda não há nenhum tópico de discussão neste fórum)