Caro(a) discente,
Nessa unidade de estudo, conhecemos a abordagem da disciplina Espiritualidade.
Para esse fórum, leia o texto que segue:
Qual a relevância da disciplina Teologia Contemporânea para a formação teológica do estudante?
A matéria Teologia Contemporânea é essencial na formação teológica, porque exige uma busca de dados no passado que nos esclareçam a respeito dos novos conceitos vigentes no ambiente da Teologia atual.
Tendo em vista que vários segmentos da teologia contemporânea representam uma adaptação conceitual ao pensamento moderno e, ao mesmo tempo, uma afronta à teologia cristã clássica.
Devido ao vasto material produzido por racionalistas como Immanuel Kant e Friedrich Hegel, a teologia, até então considerada a mãe de todas as ciências, cedeu espaço para a filosofia, que se tornou a norteadora do modo de pensar, até mesmo, dos herdeiros da Reforma.
Por essa razão, a matéria discorre sobre Feuerbach, por tentar transformar a teologia em antropologia e por suas ideias terem sido amplamente aceitas, até mesmo, pelos pensadores protestantes.
Uma curva no pensamento teológico foram as ideias de Schleiermacher, cujo impacto foi bastante sentido, inclusive por ter redefinido a religião como uma experiência absoluta de Deus, ainda que, devido ao seu liberalismo teológico, haja afirmado que o homem livre não deve permitir nenhum obstáculo em seu caminho, seja o mundo, o destino ou mesmo Deus.
Schleiermacher abriu caminho para pensadores como Albrecht Ritschl, o norteador do liberalismo teológico, cujo principal pressuposto era o de que a religião surgiu como produto da luta pela existência.
O seu seguidor mais destacado, Adolf von Harnack, reduziu o cristianismo à ética de Jesus e foi um dos mais proeminentes representantes do liberalismo teológico e do método histórico-crítico aplicado aos escritos bíblicos.
Outro seguidor de Ritschl, Walter Rauschenbusch, utilizou os conceitos do liberalismo teológico no “Evangelho Social”, desenvolvido na América do Norte.
Como reação ao liberalismo teológico, o trabalho de Karl Barth e o seu papel como o “pai da neo-ortodoxia”, representou uma tentativa de restaurar a teologia clássica, mas acabou realizando uma síntese entre a ortodoxia e a teologia liberal.
Outra reação ao liberalismo teológico foi o Evangelicalismo, devido à sua defesa da autoridade bíblica, mas que também sofreu alguns desdobramentos.
No entanto, a teologia não conseguiu se desvencilhar de conceitos externos ou extrabíblicos, como observados em duas importantes correntes da Teologia Contemporânea: a Teologia da Libertação e a Teologia Feminista, ambas fruto do liberalismo teológico.
Pelas razões supracitadas, as pressuposições do liberalismo estão presentes em vários ramos do cristianismo atual. Por isso, é mister o estudo da literatura sobre o tema, porém, tendo como pano de fundo a fonte principal de pesquisa, o mais seguro manancial sobre questões teológicas: a Sagrada Escritura.
Responda e utilize este espaço no fórum para desenvolver sua reflexão, considerando as questões a seguir:
-
De acordo com o texto acima, qual a relevância da matéria Teologia Contemporânea?
Comente:
-
No texto há um parágrafo que afirma:
“[...] a teologia não conseguiu se desvencilhar de conceitos externos ou extrabíblicos, como observados em duas importantes correntes da Teologia Contemporânea, a Teologia da Libertação e a Teologia Feminista, ambas fruto do liberalismo teológico.”
Você tem opinião diferente? Poderia compartilhar a sua perspectiva?
Comente:
Sucesso!