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Para este fórum, leia o texto a seguir:

Métodos Contemporâneos de Interpretação das Escrituras Souza argumenta que a exegese desconstrucionista trata o texto bíblico como mera literatura, ignorando a intenção do autor e suas reivindicações históricas. Para esse

método, a Bíblia é analisada como qualquer outro texto literário, buscando contradições internas, sem considerar sua singularidade como Escritura.

Métodos derivados do histórico-crítico: a nova hermenêutica, o estruturalismo, métodos pós-modernos como a crítica feminista, o desconstrucionismo, a crítica da resposta do leitor, a crítica psicanalista e a crítica política têm características comuns:

1. A autoridade do intérprete é colocada acima da Bíblia;

2. A interpretação é condicionada por contextos sociais ou pressupostos filosóficos;

3. A Bíblia é reduzida a produto cultural humano;

4. O uso de metodologias incompatíveis com a natureza da própria Escritura — como afirmou Gerhard Maier, esses métodos não estão à altura do objeto estudado.

No método histórico-crítico, a razão humana julga o que é historicamente válido. Já o estruturalismo e a nova hermenêutica minimizam o valor histórico e absolutizam o texto como construção humana. Nos métodos pós-modernos, nem o texto é considerado absoluto — tudo é relativo, e qualquer leitura é aceita, levando ao colapso da autoridade bíblica. 

Esse relativismo gera uma crise: sem a autoridade da revelação, o ser humano perde o sentido de origem e destino. Russell P. Shedd observa que o subjetivismo da hermenêutica moderna contribui para a erosão da autoridade bíblica, especialmente em contextos mais progressistas. (Baseado nos argumentos de Elias Brasil de Souza:SOUZA, E. Brasil de. “Métodos contemporâneos de interpretação da Bíblia”, p. 38-59.

In: SOUZA, E. Brasil de (ed.). REVISTA TEOLÓGICA DO SALT-IANE. Vol. 1, n. 1. Jan-jun. 1997).

Responda e utilize este espaço no fórum para desenvolver sua reflexão, considerando as questões a seguir:

1. De acordo com o texto acima, qual o perigo do relativismo dos métodos pós- modernos?

Comente:

2. Ao descrever o processo metodológico necessário para uma interpretação bíblica rigorosa, é preciso levar em consideração alguns importantes parâmetros, o primeiro dos quais enuncia, conforme Müller (2007, p. 113) que “a Palavra de Deus não está cultural e historicamente condicionada, mas culturalmente/historicamente constituída. Ela transcende culturas e nos alcança hoje”. Para aceitar este pressuposto, é necessário que o exegeta creia no caráter divino das Escrituras. A análise exegética equilibrada do texto bíblico reconhece a sua inspiração? Comente o seu ponto de vista com argumentos objetivos.

Qual a sua opinião para a primeira pergunta? Você concorda com o texto de que o relativismo dos métodos pós-modernos oferece perigo à correta interpretação das Escrituras? Poderia compartilhar a sua perspectiva?

Ótima reflexão!

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