O BULLYING NAS ESCOLAS:
EDUCAÇÃO, DISCIPLINA E APRENDIZAGEM NO BRASIL
1 OBJETO.
1.1Tema
O BULLYING NAS ESCOLAS
1.2 Delimitação do tema.
O BULLYING NAS ESCOLAS: EDUCAÇÃO,
DISCIPLINA E APRENDIZAGEM NO BRASIL
2 JUSTIFICATIVA
Este projeto tem como tema: “O BULLYING NAS
ESCOLAS: EDUCAÇÃO, DISCIPLINA E APRENDIZAGEM NO BRASIL.” A motivação para a
escolha deste tema nasceu da curiosidade e vontade desta acadêmica em saber
mais em relação ao tema, e principalmente devido às observações desta na escola
em que estagia, no município de São Bento-MA. A partir dessa observação, surgiu
o interesse e necessidade de pesquisar sobre o tema e em conhecer o bullying
nas escolas brasileiras.
Este estudo será bibliográfico, assim sendo,
buscará base científica na literatura pertinente disponível, nos teóricos
clássicos, e nos estudos publicados a partir de 2014 até 2024. A busca será
feita por meio de livros, revistas, artigos, teses de mestrado e doutorado,
seminários, dentre outros meios, a busca se dará por meios físicos e virtuais.
Referente à
relevância acadêmica, científica e social, acredita-se que esta
pesquisa será relevante para a comunidade científica e acadêmica, haja vista
que poderá auxiliar em futuras pesquisas, na realização de projetos e programas
para esta população muitas vezes desassistida pelo Estado. Enquanto que para a
sociedade, esta pesquisa é relevante, uma vez que poderá gerar informação e
conhecimento.
2 OBJETIVOS.
2.1 Objetivo Geral
Este estudo tem como objetivo geral analisar
os impactos que o Bullying pode gerar na disciplina, no aprendizado e como ele
pode afetar a educação no país.
2.2 Objetivos específicos
Enquanto que os objetivos específicos são:
- Conhecer
o perfil dos alunos que sofrem bullying nas escolas nacionais;
- Identificar
os tipos de bullying mais recorrentes;
- Por
fim, demonstrar de que modo o bullying pode interferir no comportamento do
aluno vítima e gerar indisciplina; investigar se o aluno vítima de
bullying consegue aprender.
3 PROBLEMAS.
Quais os malefícios causados pelo fenômeno do bullying na
escola; suas formas, circunstâncias, personagens e consequências?
4 HIPÓTESE.
Acredita-se que o bullying no âmbito
escolar tem contribuído para muitos casos de evasão escolar, reprovação, baixo
rendimento e, nos casos mais extremos, até a suicídios de alunos vítimas desse
mal.
Pressupõe-se que o bullying escolar vem impactando de modo negativo o
aprendizado dos alunos e refletindo nos índices da educação brasileira, e dessa
forma comprometendo o futuro educacional de grande parte dos estudantes vítimas
desse fenômeno preocupante e devastador.