Fórum avaliativo (4,0 Pontos)

O BULLYING NAS ESCOLAS: EDUCAÇÃO, DISCIPLINA E APRENDIZAGEM NO BRASIL

O BULLYING NAS ESCOLAS: EDUCAÇÃO, DISCIPLINA E APRENDIZAGEM NO BRASIL

por DENISE SANTOS PEREIRA BOTÊLHO -
Número de respostas: 2

O BULLYING NAS ESCOLAS:

EDUCAÇÃO, DISCIPLINA E APRENDIZAGEM NO BRASIL

 

1 OBJETO.

1.1Tema

O BULLYING NAS ESCOLAS

1.2 Delimitação do tema.

O BULLYING NAS ESCOLAS: EDUCAÇÃO, DISCIPLINA E APRENDIZAGEM NO BRASIL

2 JUSTIFICATIVA

Este projeto tem como tema: “O BULLYING NAS ESCOLAS: EDUCAÇÃO, DISCIPLINA E APRENDIZAGEM NO BRASIL.” A motivação para a escolha deste tema nasceu da curiosidade e vontade desta acadêmica em saber mais em relação ao tema, e principalmente devido às observações desta na escola em que estagia, no município de São Bento-MA. A partir dessa observação, surgiu o interesse e necessidade de pesquisar sobre o tema e em conhecer o bullying nas escolas brasileiras.

Este estudo será bibliográfico, assim sendo, buscará base científica na literatura pertinente disponível, nos teóricos clássicos, e nos estudos publicados a partir de 2014 até 2024. A busca será feita por meio de livros, revistas, artigos, teses de mestrado e doutorado, seminários, dentre outros meios, a busca se dará por meios físicos e virtuais.

Referente à relevância acadêmica, científica e social, acredita-se que esta pesquisa será relevante para a comunidade científica e acadêmica, haja vista que poderá auxiliar em futuras pesquisas, na realização de projetos e programas para esta população muitas vezes desassistida pelo Estado. Enquanto que para a sociedade, esta pesquisa é relevante, uma vez que poderá gerar informação e conhecimento.

2 OBJETIVOS.

2.1 Objetivo Geral

Este estudo tem como objetivo geral analisar os impactos que o Bullying pode gerar na disciplina, no aprendizado e como ele pode afetar a educação no país.

2.2 Objetivos específicos

Enquanto que os objetivos específicos são:

  • Conhecer o perfil dos alunos que sofrem bullying nas escolas nacionais;
  • Identificar os tipos de bullying mais recorrentes;
  • Por fim, demonstrar de que modo o bullying pode interferir no comportamento do aluno vítima e gerar indisciplina; investigar se o aluno vítima de bullying consegue aprender.

3 PROBLEMAS.

Quais os malefícios causados pelo fenômeno do bullying na escola; suas formas, circunstâncias, personagens e consequências?  

4 HIPÓTESE.

Acredita-se que o bullying no âmbito escolar tem contribuído para muitos casos de evasão escolar, reprovação, baixo rendimento e, nos casos mais extremos, até a suicídios de alunos vítimas desse mal.

Pressupõe-se que o bullying escolar vem impactando de modo negativo o aprendizado dos alunos e refletindo nos índices da educação brasileira, e dessa forma comprometendo o futuro educacional de grande parte dos estudantes vítimas desse fenômeno preocupante e devastador.

 


Em resposta à DENISE SANTOS PEREIRA BOTÊLHO

Re: O BULLYING NAS ESCOLAS: EDUCAÇÃO, DISCIPLINA E APRENDIZAGEM NO BRASIL

por VERÔNICA AMORIM SODRÉ -
Denise, seu tema é bom, é um assunto muito importante e que deve ser debatido sempre, ótima escolha.
Em resposta à VERÔNICA AMORIM SODRÉ

Re: O BULLYING NAS ESCOLAS: EDUCAÇÃO, DISCIPLINA E APRENDIZAGEM NO BRASIL

por DOUGLAS NEY MARTINS PINHEIRO -
Os casos de bullying começam muito mais silenciosos e, por isso, são mais graves. Quem sofre a agressão não conta nem na escola nem na família, mas começa a mudar o comportamento.
queda no rendimento escolar, faltas na escola e mudanças no comportamento são os sinais mais frequentes apresentados por quem sofre esse tipo de violência. Por isso, família e escola devem estar sempre atentos para os sinais que são apresentados pelos jovens.

Os mesmos cuidados, valem para situações enfrentadas fora da escola, seja no mundo virtual – como em casos de cyberbullying –, na vizinhança onde moram ou nos locais que costumam frequentar.