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EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRINCIPAIS DESAFIOS PEDAGÓGICOS

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRINCIPAIS DESAFIOS PEDAGÓGICOS

por VERÔNICA AMORIM SODRÉ -
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1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO Desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 (C.F./1988), a educação especial também passou a ser um direito, escrito na Carta Magna, todavia, a educação especial no Brasil durante muito tempo teve um caráter segregador, isto é, grande parte das escolas para pessoas com deficiência funcionavam em prédios separados das escolas dos alunos ditos normais. Atualmente, as características da educação vêm tornando-se mais inclusivas, foi deixando de ser mais separatista em detrimento de uma postura inclusiva. Agora, a política educacional especial visa especialmente inferir a pessoa com deficiência (PDC) nas escolas de ensino regular, a fim de permitir a convivência entre indivíduos com deficiência e sem deficiência. Com base na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do Ministério da Educação da Cultura (Brasil, 2008, p.16), “a Educação Especial, por sua vez, é uma modalidade de ensino que realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto à sua utilização nas turmas comuns do ensino regular.” Tendo em vista a importância desse seguimento educacional, escolheu-se o tema adiante: Este projeto tem como tema: “EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRINCIPAIS DESAFIOS PEDAGÓGICOS.” A pergunta norteadora deste estudo pretende responder é: O que fazer para assegurar o acesso e a permanência de todos os estudantes na escola, respeitando suas diferenças e necessidades educacionais? As hipóteses deste estudo são: · Capacitação continuada para professores e todos os agentes da escola a fim de melhor atender as demandas dos alunos PCD's; Melhorar a qualidade da estrutura física das escolas, tornando-as mais acessíveis e adequadas para os alunos com deficiência; A escola deve inovar suas aulas, tornando-as mais interativas, atrativas e prazerosas. Investir na ludicidade, realizar atividades que envolvam jogos, roda de conversas e de leitura, além de dinâmicas. 2. OBJETIVOS 2.1 GERAL Identificar os principais entraves que impedem o aluno com deficiência de permanecer na escola. 2.2 ESPECÍFICOS Descrever de modo sucinto a história da Educação no Brasil; caracterizar o perfil do professor que atua na educação especial, enfatizando aspectos de sua formação; e analisar as possíveis causas do abandono escolar do aluno PDC, e também suas possíveis soluções. METODOLOGIA DA PESQUISA Esta pesquisa será bibliográfica, assim sendo, buscará base científica na literatura pertinente disponível, nos teóricos clássicos e nos estudos publicados a partir do ano de 2014. A busca será feita por meio de livros, revistas, artigos, teses de mestrado e doutorado, seminários, dentre outros meios. A localização da matéria teórica será feita por meios físicos e virtuais. REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasílica: MEC, 2008