Fórum avaliativo (4,0 Pontos)

O IMPACTO DA CARGA DE TRABALHO NO BEM-ESTAR PSICOLÓGICO DOS PROFESSORES

O IMPACTO DA CARGA DE TRABALHO NO BEM-ESTAR PSICOLÓGICO DOS PROFESSORES

por ROSEANE DE JESUS RÊGO SILVA -
Número de respostas: 0

1.  INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

 
A vida moderna vem se tornando cada vez mais corrida e desafiadora, o mercado  de trabalho tem exigido profissionais polivalentes e sem mais preparados, simultaneamente, isso, o sistema capitalista de produção tem imposto uma competição acirrada entre as pessoas, e voltada para o consumismo em massa. O professor contemporâneo também sofre essas mesmas pressões da sociedade.
 Para Soares(2015,p.7), “o comprometimento da saúde mental do professor tende a ser cada vez mais frequente, o que tem desencadeado o afastamento do trabalho, com consequência sobre a qualidade da educação”. Assim sendo, entende-se que a melhor maneira de combater essa mazela social é conhecendo-a melhor por meio da investigação.
Este projeto tem como tema: “O IMPACTO DA CARGA DE TRABALHO NO BEM-ESTAR PSICOLÓGICO DOS PROFESSORES.” de tal maneira que, a pergunta norteadora deste estudo será: que medidas devem ser tomadas para dar melhores condições de trabalho aos professores, e proporcionar a estes bem-estar psicológico?
A fim de responder ao problema deste estudo, citam-se as hipóteses adiante: Acredita-se que o excesso de trabalho, a indisciplina e desinteresse dos alunos e a cobrança exagerada por resultados sofrida pelos faz com que estes acabem por adoecerem psicologicamente; Arrisca-se a afirmar que a maioria dos professores está sofrendo com ansiedade causada pelo estresse do cotidiano escolar; A alta carga de trabalho tem influenciado de modo negativo na vida profissional e pessoal dos professores.
 
2.  OBJETIVOS
2.1   GERAL
 
Identificar os principais geradores de mal-estar psicológico no professor no âmbito escolar;
2.2    ESPECÍFICOS
 
Caracterizar o perfil do professor que atua com carga de trabalho exagerada; identificar os motivos que levam o professor a se submeter a uma carga de trabalho exaustiva; compreender as consequências do mal-estar no professor causado pelo seu trabalho na escola; analisar, as possíveis soluções para o professor sentir-se feliz no seu trabalho, e como resultado de seu trabalho.
 
3.  METODOLOGIA DA PESQUISA
 
A busca será feita por meio de livros, revistas, artigos, teses de mestrado e doutorado, seminários, dentre outros meios. A busca se dará por meios físicos e virtuais. Se usar a leitura crítica reflexiva para a coleta dos dados teóricos.
Esta pesquisa será bibliográfica, assim sendo, buscará base científica na literatura pertinente disponível, nos teóricos clássicos e nos estudos publicados a partir do ano de 2014.
 
REFERÊNCIAS
 
SOARES, André L. de O.; ABRÃO, Larissa G. M.; A SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR. Mental Health Teacher, Intercursos, Ituiutaba, v. 14, n. 1, Jan-Jun. 2015 – ISSN 2179-9059.