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EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: Reflexões acerca de sua implantação, urgência e necessidade.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: Reflexões acerca de sua implantação, urgência e necessidade.

por DOUGLAS NEY MARTINS PINHEIRO -
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Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na Faculdade Malta (FACMA) como requisito básico para a conclusão do Curso de Pedagogia.


1. INTRODUÇÃO

O clima do planeta Terra está ficando a cada dia mais imprevisível e descontrolado, regiões do Brasil onde quase não chovia, como em algumas regiões do sertão, estão sendo alagadas pelas chuvas, cidades do estado Maranhão estão sendo atingidas por chuva de granizo, e localidades de clima frio estão sofrendo com altas temperaturas. Em síntese, é necessário fazer algo o mais rápido possível a fim de se evitar possíveis catástrofes naturais.

Nessa mesma direção, Pereira (2021,16 ) informa que a “Educação Ambiental que se pratica timidamente, em algumas escolas brasileiras, está ainda na fase de atividades extraclasse, sem estar inserida na organização curricular das disciplinas”. sabe-se que com uma boa educação de base, lá com as crianças, que se tem a possibilidade de remodelar a ação do homem voltada à natureza. Nesse sentido, acredita-se que é crucial a implementação da educação ambiental na grade curricular no ensino de crianças a partir do Ensino Fundamental I, mas não da maneira que já vem sendo feita, como disciplina transversal, e como disciplina oficial.

O presente estudo traz como temática: “EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: Reflexões acerca de sua implantação, urgência e necessidade.” Nesse âmbito, as perguntas motivadoras deste estudo são: será viável implantar a disciplina educação ambiental nas escolas do ensino fundamental? E caso implantada, é possível prever os resultados positivos na relação homem x natureza em um futuro próximo?

Hipoteticamente, acredita-se que a implantação da educação ambiental de modo não transversal na educação de crianças, traria os resultados adiante: 

  • Educando ambientalmente a criança de hoje, o homem do futuro teria mais consciência em relação à necessidade de preservar a natureza como modo de sua própria sobrevivência e da existência de novas gerações de humanos e animais.
  • As mudanças climáticas bruscas diminuirão, haverá menos catástrofes naturais, diminuindo também as perdas humanas e materiais.
2. OBJETIVOS

2.1 GERAL

Verificar a Verificar a viabilidade da implementação da disciplina Educação Ambiental no Ensino Fundamental, avaliando sua necessidade e urgência.

2.2 ESPECÍFICOS

  • Refletir a respeito da história da Educação Ambientação no Brasil;
  • Identificar as possibilidades de implantação da Educação Ambiental no Ensino Fundamental;
  • Discutir os desafios, avanços e retrocessos da Educação Ambiental no ensino de crianças no Brasil.

3. METODOLOGIA DA PESQUISA

Trata-se de um estudo bibliográfico, no estilo revisão de literatura. A busca por embasamento científico se dará por meio de livros, revistas, monografias, artigos,periódicos, teses de mestrado e doutorado, simpósios, vídeos do Youtube, além de outras fontes, desde que confiáveis.

REFERÊNCIAS

PEREIRA, Querubina Ribas. Inserção da Educação Sanitária e Ambiental no Ensino Fundamental. Florianópolis, 2001. 172 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental,Universidade Federal de Santa Catarina.