FÓRUM
RELACIONADO AO PRE PROJETO.
COMUNICAÇÃO
E LINGUAGEM:
·
OBJETIVO:
Desenvolver e aplicar uma método de
alfabetização lúdicas, que promova o aprendizado das letras sons e palavras de
maneira interativa, utilizando jogos,
atividades sensoriais e recursos
audiovisuais com intuito de
estimular o interesse e a
motivação pelo processo de aprendizagem.
·
JUSTIFICATIVA:
A alfabetização é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Por isso, uma abordagem
lúdicas e interativa para despertar o
interesse das crianças pelo aprendizado de
leitura, tornando o processo dinâmico
mais prazeroso.
·
METODOLOGIAS:
1-
LEITURA E PRODUÇÃO HISTÓRICA:
As crianças serão incentivada a
ler histórias, além de criarem suas
próprias narrativas explorando letras e
palavras, que mais se destaca no seu cotidiano .
2-
JOGOS INTERATIVOS:
Jogos como memória de letras, caça
palavras, bingo de palavras serão
utilizados para reforçar a associação entre
sons e letras.
3-
ATIVIDADE DE RECONHECIMENTO DE SONS E
LETRAS:
Como cantar músicas, e realizar atividades
sensoriais. Por exemplo: tocar, desenhar, formar palavras com matérias diversos.
4-
O
USO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA:
A utilização de aplicativos e
jogos educativos , interativos que promovam a leitura e escrita de forma
lúdicas, implementadas como recurso
complementar.
LETRAMENTO E SUAS PRÁTICAS
NO CONTEXTO ESCOLAR.
EXPLORANDO O MUNDO DA LEITURA:
1-
OBJETIVO:
É promover o letramento de crianças 1° ao 3° ano do ensino fundamental,
através da implementação de práticas pedagógicas que incentivam o uso da leitura e da escrita de maneira contextualizando a compreensão e a produção textual no ambiente escolar.
2-
JUSTIFICATIVA:
O letramento vai além de simples decodificação de palavras, envolve o uso
de leitura e da escrita em diversas situações permitindo que o indivíduo participe
de maneira mais ativa e crítica na sociedade. Portanto, promover o letramento
de maneira contextualizada utilizando
materiais e práticas significantes, é
fundamental para o desenvolvimento
social e cultural.
3-
METODOLOGIAS:
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE
TEXTOS DIVERSIFICADOS
As crianças terão contato com
diferentes tipos de textos ( literários, informativos, interações, propagados)
e outros. O professor incentivará discussão e atividades de interpretação que
ajudam os estilos a compreender o que
estão lendo.
PRODUÇÃO DE TEXTOS:
Serão propostas, atividades de
produção e escrita como: A elaboração de pequenos textos contar histórias e resumos a partir
de situações reais e significativas
pelos estudantes.
PRATICAS DE LETRAMENTO NO
COTIDIANO:
Os estudantes serão
estimulados a analisar e produzir
textos dentre do seu próprio contexto como, bilhete, listas de compras e outros.
O USO DE TECNOLOGIA DIGITAIS:
Será incentivado o uso de
ferramentas digitais, como blogs aplicativos de leitura e escrita e atividades interativas para aproximar os estudantes das tecnologias de
informação e comunicação.