Fórum avaliativo (4,0 Pontos)

PRÉ PROJETO

PRÉ PROJETO

por ANNIELE LIMA DA SILVA -
Número de respostas: 0

         FÓRUM RELACIONADO AO PRE PROJETO.   

        COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM:

·         OBJETIVO:

Desenvolver e aplicar uma método de alfabetização lúdicas, que promova o aprendizado das letras sons e palavras de maneira  interativa, utilizando jogos, atividades sensoriais e recursos  audiovisuais com intuito de  estimular o interesse e a  motivação pelo processo de aprendizagem.

 

·         JUSTIFICATIVA:

A alfabetização é um dos pilares  fundamentais para o  desenvolvimento cognitivo e  social das crianças. Por isso, uma abordagem lúdicas e interativa para  despertar o interesse das crianças pelo  aprendizado de leitura, tornando o processo  dinâmico mais prazeroso.

 

·         METODOLOGIAS:

1-     LEITURA E PRODUÇÃO  HISTÓRICA:

As crianças serão  incentivada a ler histórias, além de criarem  suas próprias narrativas explorando  letras e palavras, que mais se destaca no seu cotidiano .

2-     JOGOS INTERATIVOS:

Jogos como  memória de letras, caça palavras, bingo de  palavras serão utilizados para  reforçar a associação entre sons e  letras.

3-     ATIVIDADE DE RECONHECIMENTO DE SONS E LETRAS:

Como cantar  músicas, e realizar atividades sensoriais. Por exemplo: tocar, desenhar, formar palavras com matérias  diversos.

4-      O USO DE TECNOLOGIA  EDUCATIVA:

A utilização de aplicativos e  jogos educativos , interativos que promovam a leitura e escrita de forma lúdicas, implementadas como  recurso complementar.

 

 

      LETRAMENTO E SUAS PRÁTICAS NO CONTEXTO  ESCOLAR.

EXPLORANDO O MUNDO DA LEITURA:

1-     OBJETIVO:

É promover o letramento de crianças 1° ao 3° ano do ensino fundamental, através da implementação de práticas pedagógicas que incentivam o uso da  leitura e da escrita de maneira  contextualizando a compreensão e a produção  textual no ambiente escolar.

2-     JUSTIFICATIVA:

O letramento vai além de simples decodificação de palavras, envolve o uso de leitura e da escrita em diversas situações permitindo que o indivíduo participe de maneira mais ativa e crítica na sociedade. Portanto, promover o letramento de maneira  contextualizada utilizando materiais e práticas  significantes, é fundamental para  o desenvolvimento social e  cultural.

 

3-     METODOLOGIAS:

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DIVERSIFICADOS

As crianças terão contato com diferentes tipos de textos ( literários, informativos, interações, propagados) e outros.  O professor incentivará  discussão e atividades de interpretação que ajudam os estilos  a compreender o que estão  lendo.

PRODUÇÃO DE TEXTOS:

Serão propostas, atividades de produção e escrita como: A elaboração de pequenos  textos contar histórias e resumos a partir de  situações reais e significativas pelos  estudantes.

PRATICAS DE LETRAMENTO NO COTIDIANO:

Os estudantes  serão  estimulados a  analisar e produzir textos dentre  do seu  próprio contexto como,  bilhete, listas de compras  e outros.

O USO DE TECNOLOGIA DIGITAIS:

Será incentivado o uso de ferramentas  digitais, como  blogs aplicativos de leitura  e escrita e atividades  interativas para  aproximar os estudantes das tecnologias de informação e comunicação.