TEMA: O Uso de Tecnologias Digitais na Educação Infantil
1--Possibilidade de Pesquisa 1:
O Impacto das Tecnologias Digitais no Desenvolvimento Cognitivo e sócio emocional ( das Crianças na Educação Infantil)
Justificativa:
O uso de tecnologias digitais tem se tornado cada vez mais presente na rotina das crianças desde a primeira infância. Aplicativos educativos, jogos interativos e plataformas digitais prometem estimular o aprendizado e o desenvolvimento cognitivo. No entanto, ainda há debates sobre os impactos positivos e negativos do uso dessas tecnologias em crianças pequenas. Enquanto alguns estudos apontam benefícios, como o desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade, outros alertam para riscos, como dificuldades de socialização e excesso de tempo de tela. Diante disso, esta pesquisa se justifica pela necessidade de avaliar como as tecnologias digitais influenciam o desenvolvimento cognitivo e sócio emocional na educação infantil.
Objetivos:
Investigar como o uso de tecnologias digitais impacta o desenvolvimento cognitivo e sócio emocional das crianças na educação infantil. Analisar a percepção dos educadores sobre o uso de ferramentas digitais em sala de aula. Identificar boas práticas no uso de tecnologias digitais para crianças de 0 a 6 anos.
Metodologia:
A pesquisa terá abordagem qualitativa e quantitativa. Primeiramente, será realizada uma revisão bibliográfica sobre o impacto das tecnologias digitais na educação infantil. Em seguida, serão aplicados questionários e entrevistas com professores e pais para entender suas percepções sobre o tema. Também será feita a observação de crianças em escolas que utilizam tecnologias digitais como parte do ensino. A análise dos dados será feita por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo.
2--Possibilidade de Pesquisa 2:
O Uso de Jogos Digitais como Ferramenta Pedagógica na Educação Infantil
Justificativa:
Os jogos digitais vêm sendo cada vez mais utilizados como ferramentas pedagógicas na educação infantil. Eles prometem tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente, estimulando habilidades como resolução de problemas, criatividade e coordenação motora. No entanto, ainda há desafios, como a escolha adequada dos jogos, o equilíbrio entre atividades digitais e não digitais e o papel do professor na mediação desse aprendizado. Assim, esta pesquisa se justifica pela necessidade de compreender o potencial e os desafios do uso de jogos digitais na educação infantil.
Objetivos:
Identificar os benefícios do uso de jogos digitais no processo de aprendizagem na educação infantil. Analisar os desafios enfrentados pelos professores na implementação dessas ferramentas. Explorar estratégias para um uso equilibrado dos jogos digitais no ambiente escolar.
Metodologia
A pesquisa será realizada por meio de revisão bibliográfica sobre o uso de jogos digitais na educação infantil. Também serão aplicados questionários e entrevistas com professores e coordenadores pedagógicos para compreender suas experiências e percepções. Além disso, será feita a análise de casos de escolas que utilizam jogos digitais em sua metodologia. A interpretação dos dados será baseada em análise qualitativa e estatística descritiva.