CENTRO EDUCACIONAL MALTA LTDA- CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ANDREIA DE JESUS AROUCHA PINHEIRO
TEMA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – Motivação e Permanência dos alunos no EJA
INTRODUÇÃO - TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO
Educação de Jovens e Adultos – EJA é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que perpassa todos os níveis da Educação Básica
do país, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à
educação na escola convencional na idade apropriada. No entanto a motivação
e a permanência na educação de jovens e adultos (EJA) são temas essenciais
para garantir o sucesso desse modelo educacional.
Diversos desafios podem afetar a continuidade dos estudantes na
EJA, influenciados por fatores sociais, econômicos e também pessoais. A EJA
enfrenta desafios como a evasão escolar, a falta de investimentos e a dificuldade
de acesso à educação básica.
Paulo Freire é um dos maiores pensadores da educação,
especialmente no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA). ‘ Educação
não transforma o mundo, Educação muda as pessoas, Pessoas transformam o
mundo.” Freire enfatiza que a educação é um meio de conscientização e
mudança social, Ele destaca a importância do aprendizado ativo e da construção
coletiva do conhecimento, alertando também sobre o perigo de uma educação alienante ou seja aquela que não envolve os alunos no processo de ensino e
aprendizagem, uma educação que não incentiva a reflexão crítica.
A Educação de Jovens e Adultos é importante para que pessoas que não
conseguiram concluir a formação escolar na idade regular possam retomar os
estudos. Porem muitos fatores afetam a permanência na EJA, como:
Fatores socioeconômicos:
Muitos jovens e adultos trabalham longas jornadas, chegando cansados
e ate desanimados, o que dificulta a conciliação entre estudo e trabalho. A falta
de recursos financeiros pode impedir o acesso a materiais escolares, transporte
e também uma alimentação adequada.
Fatores familiares e pessoais:
Responsabilidades Familiares, como cuidar dos filhos, da casa, esposo
ou parentela, podem levar ao abandono escolar. O ambiente familiar pode
influenciar o desempenho escolar dos jovens e adultos de forma positiva ou
negativa, os conflitos familiares também dificultam a permanência destes na
escola.
No entanto a baixa autoestima e a insegurança em relação à idade e a
aprendizagem são fatores pessoais que podem desmotivar a continuidade nos
estudos. Muitos comentários negativos, desanimam os alunos da EJA, os levam
a pensar que já não conseguem acompanhar os estudos, alguns acreditam que
já estão com a idade bem avançada para continuar estudando.
Falta de infraestrutura adequada nas escolas como bibliotecas,
laboratórios e materiais didáticos atualizados. Metodologias tradicionais que não
levam em conta as especialidades dos alunos da EJA .
Fatores Pedagógicos:
A defasagem escolar e as dificuldades de aprendizagem, principalmente
em leitura, escrita e matemática, podem levar à frustração. A falta de
metodologias inovadoras e contextualizadas pode tornar o ensino pouco atrativo.
Portanto os questionamentos que este estudo pretende responder são: O
que fazer para que os alunos da EJA tenham melhor desempenho escolar?
Quais são os principais problemas da EJA? Quais os principais desafios
enfrentados no planejamento da EJA?
2. JUSTIFICATIVA
A escolha do assunto deu-se baseado na dificuldade que encontramos no
que se diz respeito a modalidade e permanência dos jovens e adultos na EJA,
pois muitos alunos tiveram que abandonar a escola ou infelizmente nem tiveram
a oportunidade de frequenta-la por razões variadas.
Com isso a principal justificativa para o tema proposto é oportunizar aos
jovens, adultos e idosos a escolarização ou a complementação dos seus estudos
no âmbito da educação básica, na modalidade Educação de Jovens e Adultos
(EJA), garantindo uma educação de qualidade para todos. Através da
alfabetização os jovens e adultos terão mais oportunidades de trabalho, uma
vida de qualidade e ainda contribuirá para a transformação da sociedade.
3. OBJETIVOS
3.1 GERAL
É notório que muitos alunos acabam deixando de frequentar as aulas e desistem
dos estudos, por terem que optar pelo trabalho, ou até mesmo por motivos
familiares. NO entanto precisa proporcionar um ensino significativo e com
equidade, reforçando a importância da EJA para a transformação social e
também individual.
A educação de jovens e adultos visa proporcionar o acesso a educação á
aqueles que abandonaram os estudos, por esse motivo deve-se considerar as
necessidades de cada alunos, oferecendo suporte aos estudantes da EJA,
contribuindo para diminuir as barreiras que dificultam a permanência na escola.
3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
• Fomentar a inclusão social e a cidadania de jovens e adultos,
proporcionando acesso à educação formal e a oportunidades de
desenvolvimento pessoal e profissional.
• Desenvolver Habilidades e Competências: Oferecer uma formação que
desenvolva habilidades e competências essenciais para a vida cotidiana,
o trabalho e a convivência em sociedade, preparando os alunos para os
desafios do mundo contemporâneo
• Estimular a Autonomia e a Crítica: Incentivar a autonomia, o pensamento
crítico e a reflexão sobre a realidade social, política e econômica,
capacitando os alunos a se tornarem agentes de transformação em suas
comunidades.
• Valorizar a Experiência de Vida: Reconhecer e valorizar as experiências
de vida dos alunos, integrando seus saberes e conhecimentos prévios ao
processo educativo, de forma a tornar a aprendizagem mais significativa
contextualizada.
• Facilitar o Acesso ao Conhecimento: Garantir que jovens e adultos
tenham acesso a conteúdo educacionais relevantes e atualizados, que
atendam às suas necessidades e interesses, promovendo a continuidade
da aprendizagem ao longo da vida.
4 – METODOLOGIA DA PESQUISA
A busca será feita por meio de livros, revistas, artigos, teses de mestrado
e doutorado, seminários, dentre outros meios. A busca se dará por meios físicos
e virtuais. Se usar a leitura crítica reflexiva para a coleta dos dados teóricos. Esta
pesquisa será bibliográfica, assim sendo, buscará base científica na literatura
pertinente disponível, nos teóricos clássicos e nos estudos publicados a partir do
ano de 2014.
É a pesquisa que permite a ampliação do conhecimento em sua dimensão
ativa e crítica. Para Pedro Demo, a partir dessa metodologia é possível conhecer
e interferir no mundo, o que proporciona um posicionamento político, com
formação de sujeito crítico e criativo. Essa seria uma dimensão emancipatória
da Educação, atribuindo papel ativo ao estudante que questiona o mundo,
procura respostas e interferências – “a característica emancipatória da
Educação, portanto, exige a pesquisa como seu método formativo, pela razão principal de que somente um ambiente de sujeitos gesta sujeitos” (DEMO, 1996,
p. 8).
A pesquisa bibliográfica irá possibilitar um estudo acerca da metodologia
trabalhada na educação de jovens e adultos, atualmente muitos educadores se
baseiam na metodologia do educador Paulo Freire, precursor da modalidade de
ensino EJA. Através desse estudo busca-se compreender sobre a importância
dessa metodologia utilizada no dia a dia e o sentido que ela faz na vida dos
alunos, além do docente que atua nessa modalidade de ensino.
Considerando que a modalidade de ensino EJA tem papel essencial na
aprendizagem, acredita-se que essa pesquisa contribuirá para uma melhor
compreensão de como é o trabalho realizado no ensino de EJA, sobre as
práticas e políticas públicas dirigidas a essa modalidade de ensino, que é
destinada a jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino em idade correta.
Portanto a educação de jovens e adultos deve possibilitar igualdade de
condições.
REFERÊNCIAS
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responsabilidade pública. In: Soares, L., Giovanetti, M. A., & Gomes, N. L.
(Orgs.), Diálogos na educação de jovens e adultos (pp. 19-50). Belo Horizonte:
Autêntica. cite turn0search4
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada,
Alfabetização e Diversidade (SECAD). (2006). Cadernos EJA 1: Trabalhando
com a educação de jovens e adultos – Alunas e alunos de EJA. Brasília:
MEC/SECAD. cite turn0search1
Di Pierro, M. C. (2017). Tradições e concepções de educação de jovens e
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Haddad, S. (2002). Educação de Jovens e Adultos no Brasil (1986-1998).
Brasília: MEC/INEP/COMPED. cite turn0search4
Soares, L. (Org.). (2006). Formação de Educadores da Educação de Jovens e
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Freire, P. (1987). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
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Paiva, J. A. (2003). Educação de Jovens e Adultos: uma memória
contemporânea. São Paulo: Global. cite turn0search4
Soares, L. (2002). Educação de Jovens e Adultos: diretrizes curriculares
nacionais. Rio de Janeiro: DP&A. cite turn0search4