1. JUSTIFICATIVA
A educação inclusiva é um direito garantido por lei e visa assegurar que todos os alunos, independentemente de suas diferenças ou deficiências, tenham acesso à educação de qualidade em ambientes regulares de ensino. No entanto, a realidade nas escolas brasileiras mostra que ainda existem muitos desafios para que essa inclusão ocorra de forma efetiva, tanto em termos de infraestrutura quanto na formação dos profissionais da educação.
A importância do tema se justifica pela necessidade de promover práticas pedagógicas que respeitem a diversidade e garantam o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. Nesse contexto, esta proposta apresenta duas possibilidades de pesquisa: a primeira, voltada para a formação de professores da educação básica quanto às práticas inclusivas; e a segunda, focada na experiência de alunos com deficiência em escolas regulares.
Essas duas abordagens permitem compreender o processo da inclusão sob diferentes perspectivas – a do educador e a do aluno – contribuindo para um debate mais amplo sobre as políticas públicas e práticas escolares inclusivas.
2. OBJETIVOS
Pesquisa 1: A formação docente para a educação inclusiva: desafios e possibilidades
Objetivo Geral:
Investigar como a formação inicial e continuada dos professores da educação básica contribui para a prática da educação inclusiva.
Objetivos Específicos:
Identificar se os cursos de licenciatura oferecem conteúdos voltados à inclusão.
Analisar a percepção dos professores sobre sua preparação para lidar com alunos com deficiência.
Levantar as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes no processo de inclusão.
Sugerir estratégias de formação continuada que favoreçam práticas pedagógicas inclusivas.
Pesquisa 2: A experiência de estudantes com deficiência em escolas regulares
Objetivo Geral:
Compreender as vivências de estudantes com deficiência no ambiente da escola regular.
Objetivos Específicos:
Investigar como os alunos com deficiência percebem sua inclusão escolar.
Avaliar o suporte pedagógico e emocional oferecido a esses estudantes.
Analisar a interação entre alunos com e sem deficiência no contexto escolar.
Propor melhorias nas práticas inclusivas a partir do olhar dos estudantes.
3. METODOLOGIA
Pesquisa 1: A formação docente para a educação inclusiva: desafios e possibilidades
Tipo de pesquisa: Qualitativa, com abordagem exploratória.
População e amostra: Professores da educação básica de escolas públicas e privadas.
Instrumentos de coleta: Entrevistas semiestruturadas e/ou questionários online.
Procedimentos: Contato com diretores escolares para consentimento e agendamento das entrevistas.
Análise dos dados: Análise de conteúdo, com base nas categorias emergentes das falas dos professores.
Pesquisa 2: A experiência de estudantes com deficiência em escolas regulares
Tipo de pesquisa: Qualitativa, de natureza descritiva.
População e amostra: Estudantes com deficiência matriculados em escolas regulares, com autorização dos responsáveis.
Instrumentos de coleta: Entrevistas semiestruturadas com os estudantes e, se necessário, com familiares e professores de apoio.
Procedimentos: Realização das entrevistas em ambiente escolar ou virtual, respeitando a acessibilidade e privacidade dos participantes.
Análise dos dados: Técnica de análise de conteúdo, com foco nas percepções e experiências relatadas pelos alunos.