Tema: "sentir, pensar e agir": Desenvolvendo competências socioemocionais no cotidiano escolar.
POSSIBILIDADE 1:
Introdução:
O desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil é essencial para formar crianças capazes de lidar com emoções, construir relacionamentos saudáveis e enfrentar desafios. Este pré-projeto investiga estratégias pedagógicas que promovam habilidades como empatia, autocontrole e trabalho em equipe, fundamentais para o crescimento integral.
Justificativa
A Base Nacional Comum Curricular(BNCC) destaca a importância das competências socioemocionais na formação de cidadãos críticos e atuantes. Na Educação Infantil, esse desenvolvimento está associado ao aprendizado por meio de experiências práticas e interações sociais. O estudo visa oferecer ferramentas para que educadores integram essa dimensão ao currículo.
Problema de pesquisa
Como as práticas pedagógicas podem promover o desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil?
Referencial Teórico
Baseado em autores como o goleman (2012), que introduz a inteligência emocional e Vygotsky (2007), que destaca a importância das interações sociais no desenvolvimento Infantil, o estudo analisa a relação entre experiências escolares e competências socioemocionais.
Objetivo Geral
Investigar estratégias pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento das competências socioemocionais na educação infantil.
Objetivos Específicos
*Identificar atividades práticas que estimulem o desenvolvimento socioemocional.
*Analisar como os professores integram essas competências em suas rotinas.
*Propor ações que auxiliem educadores a trabalhar competências socioemocionais.
Metodologia
*Tipo de pesquisa: Qualitativa exploratória.
*Coleta de dados: Observações em sala de aula ,entrevista semi estruturadas com professores e análises documental de planejamentos pedagógicos.
*Análise: análise de conteúdo para identificar práticas recorrentes e inovadoras.
Cronograma
ETAPA
Revisão bibliográfica- 1 mês
Coleta de dados- 2 meses
Análise e sistematização- 3 meses
Redação do relatório final- 4 meses
Resultados Esperados
Espera-se identificar práticas eficazes que possam ser replicadas em escolas e auxiliar educadores na implementação de competências socioemocionais de forma sistemática.
Referências
*GOLEMAN, D.(2012). Inteligência Emocional: A teoria revolucionária que redefinir o que é ser inteligente. São Paulo: Objetiva.
*VYGOTSKY,L, S.(2007). A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes.
*BRASIL.(2017). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC.
POSSIBILIDADE 2: "Sentir, Pensar e Agir: Desenvolvendo competência e socioemocionais no cotidiano escolar".
Introdução
As competências socioemocionais têm impacto direto na aprendizagem e no comportamento dos estudantes do Ensino Fundamental I. Este pré-projeto busca entender como trabalhar essas habilidades pode melhorar o desempenho acadêmico e as interações no ambiente escolar.
Justificativa
O desenvolvimento socio emocional é uma prioridade na formação dos alunos, conforme orienta a BNCC-. No entanto, muitas escolas enfrentam dificuldades para incorporar essas práticas. O estudo justifica-se pela necessidade de alinhar o trabalho sócio emocional as demandas do Ensino Fundamental I.
Problema de pesquisa
De que forma o desenvolvimento das competências socioemocionais pode contribuir para o desempenho acadêmico e social dos alunos do Ensino Fundamental I?
Referencial Teórico
Baseado em Dweck (2017), que explora a mentalidade de crescimento e em Gardner (1994), que discute inteligências múltiplas. Este estudo aborda como o desenvolvimento emocional se relaciona com a aprendizagem.
Objetivo Geral
Analisar o impacto das competências socioemocionais no desempenho acadêmico e social de alunos do Ensino Fundamental I.
Objetivos Específicos
*Identificar a relação entre competências socioemocionais e desempenho acadêmico.
*Verificar o impacto de programas sócio emocionais na convivência escolar.
*Propor um plano de atividades para integrar essas competências ao currículo.
Metodologia
*Tipo de pesquisa: Qualitativa e Quantitativa
*Coleta de dados: Aplicação de questionários a professores estudantes e famílias; análise de desempenho escolar e dinâmicas em grupo.
*Análise: Estatística descritiva para os dados quantitativos e análise de conteúdo para os qualitativos.
Cronograma
ETAPA
Levantamento bibliográfico- 1 mês
Aplicação de questionários- 2 meses
Análise de dados- 3 meses
Redação do relatório final- 4 meses
Resultados Esperados
Pretende se compreender o impacto das competências socioemocionais no desempenho escolar e propor estratégias que as integram de forma prática e eficiente ao contexto do ensino fundamental.
Referências
*DWECK,C.S.(2017).Mindset: A nova psicologia do sucesso. São Paulo: Objetiva.
*GARDNER,H.(1994). Estruturas da Mente: A teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas.
*BRASIL (2017).Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC.