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Duas Possibilidades de pesquisa

Duas Possibilidades de pesquisa

por ODACY DE SOUZA AVIZ DE OLIVEIRA -
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  Tema: "sentir, pensar e agir": Desenvolvendo competências socioemocionais no cotidiano escolar. 

POSSIBILIDADE 1:

Introdução: 

  O desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil é essencial para formar crianças capazes de lidar com emoções, construir relacionamentos saudáveis e enfrentar desafios. Este pré-projeto investiga estratégias pedagógicas que promovam habilidades como empatia, autocontrole e trabalho em equipe, fundamentais para o crescimento integral. 

Justificativa 

  A Base Nacional Comum Curricular(BNCC) destaca a importância das competências socioemocionais na formação de cidadãos críticos e atuantes. Na Educação Infantil, esse desenvolvimento está associado ao aprendizado por meio de experiências práticas e interações sociais. O estudo visa oferecer ferramentas para que educadores integram essa dimensão ao currículo. 

Problema de pesquisa 

  Como as práticas pedagógicas podem promover o desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil?

Referencial Teórico 

  Baseado em autores como o goleman (2012), que introduz a inteligência emocional e Vygotsky (2007), que destaca a importância das interações sociais no desenvolvimento Infantil, o estudo analisa a relação entre experiências escolares e competências socioemocionais. 

Objetivo Geral

Investigar estratégias pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento das competências socioemocionais na educação infantil.

Objetivos Específicos

*Identificar atividades práticas que estimulem o desenvolvimento socioemocional.

*Analisar como os professores integram essas competências em suas rotinas. 

*Propor ações que auxiliem educadores a trabalhar competências socioemocionais. 

Metodologia 

*Tipo de pesquisa: Qualitativa exploratória. 

*Coleta de dados: Observações em sala de aula ,entrevista semi estruturadas com professores e análises documental de planejamentos pedagógicos.

*Análise: análise de conteúdo para identificar práticas recorrentes e inovadoras. 

Cronograma 

ETAPA 

Revisão bibliográfica- 1 mês 

Coleta de dados- 2 meses 

Análise e sistematização- 3 meses 

Redação do relatório final- 4 meses 

Resultados Esperados

   Espera-se identificar práticas eficazes que possam ser replicadas em escolas e auxiliar educadores na implementação de competências socioemocionais de forma sistemática. 

Referências 

*GOLEMAN, D.(2012). Inteligência Emocional: A teoria revolucionária que redefinir o que é ser inteligente. São Paulo: Objetiva.

*VYGOTSKY,L, S.(2007). A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes.

*BRASIL.(2017). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC.

POSSIBILIDADE 2: "Sentir, Pensar e Agir: Desenvolvendo competência e socioemocionais no cotidiano escolar".

Introdução 

  As competências socioemocionais têm impacto direto na aprendizagem e no comportamento dos estudantes do Ensino Fundamental I. Este pré-projeto busca entender como trabalhar essas habilidades pode melhorar o desempenho acadêmico e as interações no ambiente escolar. 

Justificativa 

  O desenvolvimento socio emocional é uma prioridade na formação dos alunos, conforme orienta a BNCC-. No entanto, muitas escolas enfrentam dificuldades para incorporar essas práticas. O estudo justifica-se pela necessidade de alinhar o trabalho sócio emocional as demandas do Ensino Fundamental I.

Problema de pesquisa 

   De que forma o desenvolvimento das competências socioemocionais pode contribuir para o desempenho acadêmico e social dos alunos do Ensino Fundamental I?

Referencial Teórico 

  Baseado em Dweck (2017), que explora a mentalidade de crescimento e em Gardner (1994), que discute inteligências múltiplas. Este estudo aborda como o desenvolvimento emocional se relaciona com a aprendizagem. 

Objetivo Geral 

 Analisar o impacto das competências socioemocionais no desempenho acadêmico e social de alunos do Ensino Fundamental I.

Objetivos Específicos

*Identificar a relação entre competências socioemocionais e desempenho acadêmico. 

*Verificar o impacto de programas sócio emocionais na convivência escolar. 

*Propor um plano de atividades para integrar essas competências ao currículo. 

Metodologia 

*Tipo de pesquisa: Qualitativa e Quantitativa

*Coleta de dados: Aplicação de questionários a professores estudantes e famílias; análise de desempenho escolar e dinâmicas em grupo. 

*Análise: Estatística descritiva para os dados quantitativos e análise de conteúdo para os qualitativos. 

Cronograma 

ETAPA 

Levantamento bibliográfico- 1 mês 

Aplicação de questionários- 2 meses 

Análise de dados- 3 meses 

Redação do relatório final- 4 meses 

Resultados Esperados 

  Pretende se compreender o impacto das competências socioemocionais no desempenho escolar e propor estratégias que as integram de forma prática e eficiente ao contexto do ensino fundamental.

Referências

*DWECK,C.S.(2017).Mindset: A nova psicologia do sucesso. São Paulo: Objetiva.

*GARDNER,H.(1994). Estruturas da Mente: A teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas.

*BRASIL (2017).Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC.