Fórum avaliativo

Práticas pedagógicas e o desenvolvimento integral dos alunos nas séries iniciais.

Práticas pedagógicas e o desenvolvimento integral dos alunos nas séries iniciais.

por VENERANDA MACIEL JARDIM DOS SANTOS -
Número de respostas: 0

Tema central: Práticas pedagógicas e o desenvolvimento integral dos alunos nas séries iniciais

Possibilidade de Pesquisa 1:

Título: O uso de atividades lúdicas como estratégia de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.

Possibilidade de Pesquisa 2:

Título: A influência da afetividade na construção da aprendizagem nos primeiros anos escolares.

1. Justificativa

As séries iniciais do ensino fundamental são uma fase decisiva para a formação escolar e social da criança. É nesse período que os alunos desenvolvem as bases da leitura, escrita, raciocínio lógico e também habilidades socioemocionais. Nesse processo, a forma como o ensino é conduzido pode favorecer — ou dificultar — o desenvolvimento integral do estudante.

Duas abordagens têm ganhado destaque nas discussões educacionais: o uso do lúdico como recurso didático e a afetividade na relação professor-aluno. Atividades lúdicas — como jogos, músicas, dramatizações e brincadeiras — favorecem a aprendizagem de forma significativa, respeitando o ritmo e os interesses da criança. Já a afetividade é um componente essencial para a construção de vínculos, segurança emocional e motivação para aprender.

Assim, esta proposta visa investigar como essas duas dimensões impactam o processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais, contribuindo para uma educação mais humanizada, criativa e eficaz.

2. Objetivos

Pesquisa 1: Atividades lúdicas na aprendizagem

Geral: Investigar como o uso de atividades lúdicas contribui para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.

Específicos:

Identificar os tipos de atividades lúdicas utilizadas pelos professores.

Compreender a percepção dos docentes sobre os benefícios do lúdico.

Observar os efeitos das práticas lúdicas no interesse e participação dos alunos.

Pesquisa 2: Afetividade e aprendizagem

Geral: Analisar a influência da afetividade na relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais.

Específicos:

Investigar como os professores constroem vínculos afetivos com seus alunos.

Verificar se a presença de afetividade impacta positivamente o comportamento e a aprendizagem.

Apontar práticas pedagógicas que promovem ambientes acolhedores e respeitosos.

3. Metodologia

Pesquisa 1: O lúdico como estratégia de ensino

Tipo de pesquisa: Qualitativa com observação participante.

Instrumentos: Entrevistas com professores, registros de aula e diário de campo.

Participantes: Professores e turmas do 1º ao 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública.

Análise: Análise efeito das práticas observadas, categorizando os tipos de atividades e os efeitos percebidos no engajamento dos alunos.

Pesquisa 2: Afetividade na prática docente

Tipo de pesquisa: Estudo de caso com abordagem qualitativa.

Instrumentos: Entrevistas semiestruturadas com professores e análise de relatos dos alunos (por meio de desenhos ou falas espontâneas com mediação).

Participantes: Professores e alunos dos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública.

Análise: Análise de conteúdo para identificar as práticas afetivas e seus reflexos na aprendizagem.