Tema central: Práticas pedagógicas e o desenvolvimento integral dos alunos nas séries iniciais
Possibilidade de Pesquisa 1:
Título: O uso de atividades lúdicas como estratégia de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.
Possibilidade de Pesquisa 2:
Título: A influência da afetividade na construção da aprendizagem nos primeiros anos escolares.
1. Justificativa
As séries iniciais do ensino fundamental são uma fase decisiva para a formação escolar e social da criança. É nesse período que os alunos desenvolvem as bases da leitura, escrita, raciocínio lógico e também habilidades socioemocionais. Nesse processo, a forma como o ensino é conduzido pode favorecer — ou dificultar — o desenvolvimento integral do estudante.
Duas abordagens têm ganhado destaque nas discussões educacionais: o uso do lúdico como recurso didático e a afetividade na relação professor-aluno. Atividades lúdicas — como jogos, músicas, dramatizações e brincadeiras — favorecem a aprendizagem de forma significativa, respeitando o ritmo e os interesses da criança. Já a afetividade é um componente essencial para a construção de vínculos, segurança emocional e motivação para aprender.
Assim, esta proposta visa investigar como essas duas dimensões impactam o processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais, contribuindo para uma educação mais humanizada, criativa e eficaz.
2. Objetivos
Pesquisa 1: Atividades lúdicas na aprendizagem
Geral: Investigar como o uso de atividades lúdicas contribui para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.
Específicos:
Identificar os tipos de atividades lúdicas utilizadas pelos professores.
Compreender a percepção dos docentes sobre os benefícios do lúdico.
Observar os efeitos das práticas lúdicas no interesse e participação dos alunos.
Pesquisa 2: Afetividade e aprendizagem
Geral: Analisar a influência da afetividade na relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais.
Específicos:
Investigar como os professores constroem vínculos afetivos com seus alunos.
Verificar se a presença de afetividade impacta positivamente o comportamento e a aprendizagem.
Apontar práticas pedagógicas que promovem ambientes acolhedores e respeitosos.
3. Metodologia
Pesquisa 1: O lúdico como estratégia de ensino
Tipo de pesquisa: Qualitativa com observação participante.
Instrumentos: Entrevistas com professores, registros de aula e diário de campo.
Participantes: Professores e turmas do 1º ao 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública.
Análise: Análise efeito das práticas observadas, categorizando os tipos de atividades e os efeitos percebidos no engajamento dos alunos.
Pesquisa 2: Afetividade na prática docente
Tipo de pesquisa: Estudo de caso com abordagem qualitativa.
Instrumentos: Entrevistas semiestruturadas com professores e análise de relatos dos alunos (por meio de desenhos ou falas espontâneas com mediação).
Participantes: Professores e alunos dos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública.
Análise: Análise de conteúdo para identificar as práticas afetivas e seus reflexos na aprendizagem.