Fórum avaliativo

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS (EJA)

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS (EJA)

por VANDERLEY JARDIM MACIEL -
Número de respostas: 0

1. TÍTULO PROVISÓRIO:

Educação para Jovens e Adultos da U.E. Presidente Sarney: Um caminho para a cidadania e transformação social.

2. INTRODUÇÃO:

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada àqueles que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos na idade apropriada. No Brasil, ela representa uma ferramenta fundamental para a inclusão social, o exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida. Na U.E. Presidente Sarney percebe-se que essa modalidade de ensino vem sendo procurada nos ultimos anos, principalmente pelas pessoas adultas, que não conseguiram ser alfabetizados na idade certa.   

                Segundo Freire (1996), a educação é um ato político e libertador, e na EJA, esse princípio se torna ainda mais evidente, pois os sujeitos desse processo são historicamente marcados pela exclusão. A retomada dos estudos, nesse contexto, vai além do domínio de conteúdos: trata-se de resgatar identidades e construir novas possibilidades de vida.

3. PROBLEMA DE PESQUISA:

De que forma a Educação de Jovens e Adultos contribui para o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos seus participantes?

4. JUSTIFICATIVA:

Este estudo justifica-se pela necessidade de compreender a relevância da EJA como um instrumento de transformação social da U.E Presidente Sarney. Muitos jovens e adultos, ao retornarem à escola, buscam não apenas aprender a ler e escrever, mas também alcançar dignidade, autonomia e participação cidadã. Como afirma Arroyo (2005), a EJA é um direito e uma necessidade que se relaciona diretamente com as condições de vida da população excluída do sistema educacional regular.

5. OBJETIVOS:

Geral:

- Analisar a importância da Educação de Jovens e Adultos na promoção da cidadania e inclusão social da U.E Presidente Sarney.

Específicos:

- Investigar o perfil dos alunos da EJA e suas motivações para retornar aos estudos;

- Compreender os impactos sociais e pessoais proporcionados pela EJA;

- Identificar os desafios enfrentados por educadores e alunos no processo de ensino-aprendizagem.

6. REFERENCIAL TEÓRICO:

A EJA da U.E Presidente Sarney deve ser pensada a partir de uma perspectiva crítica e emancipatória. Freire (1996) destaca que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou construção”. Essa visão dialoga diretamente com os princípios da EJA, pois o aluno é sujeito ativo da aprendizagem.

           De acordo com Arroyo (2005), os sujeitos da EJA trazem consigo saberes construídos ao longo da vida, e o papel da escola é reconhecer esses saberes, valorizá-los e articulá-los ao conhecimento científico.

Moura (2007) afirma que “a EJA é um espaço de reconstrução de trajetórias de vida”, e, portanto, tem impacto direto na autoestima, na inserção no mundo do trabalho e na construção da cidadania.

7. METODOLOGIA:

A pesquisa será de natureza qualitativa, com base em levantamento bibliográfico e estudo de caso em uma turma de EJA de uma escola pública. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas com alunos e professores, com o objetivo de captar percepções, experiências e desafios vivenciados no processo educativo.

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ARROYO, Miguel. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MOURA, Maria Alice. Educação de jovens e adultos: desafios e possibilidades. São Paulo: Cortez, 2007.