1.
TÍTULO PROVISÓRIO:
Educação para Jovens
e Adultos da U.E. Presidente Sarney: Um caminho para a cidadania e
transformação social.
2.
INTRODUÇÃO:
A Educação de Jovens
e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada àqueles que não tiveram
acesso ou não concluíram os estudos na idade apropriada. No Brasil, ela
representa uma ferramenta fundamental para a inclusão social, o exercício da
cidadania e a melhoria da qualidade de vida. Na U.E. Presidente Sarney
percebe-se que essa modalidade de ensino vem sendo procurada nos ultimos anos,
principalmente pelas pessoas adultas, que não conseguiram ser alfabetizados na
idade certa.
Segundo Freire (1996), a
educação é um ato político e libertador, e na EJA, esse princípio se torna
ainda mais evidente, pois os sujeitos desse processo são historicamente
marcados pela exclusão. A retomada dos estudos, nesse contexto, vai além do
domínio de conteúdos: trata-se de resgatar identidades e construir novas
possibilidades de vida.
3.
PROBLEMA DE PESQUISA:
De que forma a
Educação de Jovens e Adultos contribui para o desenvolvimento pessoal, social e
profissional dos seus participantes?
4.
JUSTIFICATIVA:
Este estudo
justifica-se pela necessidade de compreender a relevância da EJA como um
instrumento de transformação social da U.E Presidente Sarney. Muitos jovens e
adultos, ao retornarem à escola, buscam não apenas aprender a ler e escrever,
mas também alcançar dignidade, autonomia e participação cidadã. Como afirma
Arroyo (2005), a EJA é um direito e uma necessidade que se relaciona
diretamente com as condições de vida da população excluída do sistema
educacional regular.
5.
OBJETIVOS:
Geral:
- Analisar a importância da Educação de
Jovens e Adultos na promoção da cidadania e inclusão social da U.E Presidente
Sarney.
Específicos:
- Investigar o perfil dos alunos da EJA
e suas motivações para retornar aos estudos;
- Compreender os impactos sociais e
pessoais proporcionados pela EJA;
- Identificar os desafios enfrentados
por educadores e alunos no processo de ensino-aprendizagem.
6.
REFERENCIAL TEÓRICO:
A EJA da U.E
Presidente Sarney deve ser pensada a partir de uma perspectiva crítica e
emancipatória. Freire (1996) destaca que “ensinar não é transferir
conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou
construção”. Essa visão dialoga diretamente com os princípios da EJA, pois o
aluno é sujeito ativo da aprendizagem.
De acordo com Arroyo (2005),
os sujeitos da EJA trazem consigo saberes construídos ao longo da vida, e o
papel da escola é reconhecer esses saberes, valorizá-los e articulá-los ao
conhecimento científico.
Moura (2007) afirma que “a EJA é um espaço de reconstrução de trajetórias de
vida”, e, portanto, tem impacto direto na autoestima, na inserção no mundo do
trabalho e na construção da cidadania.
7.
METODOLOGIA:
A pesquisa será de
natureza qualitativa, com base em levantamento bibliográfico e estudo de caso
em uma turma de EJA de uma escola pública. Serão realizadas entrevistas
semiestruturadas com alunos e professores, com o objetivo de captar percepções,
experiências e desafios vivenciados no processo educativo.
9.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ARROYO, Miguel. Ofício de mestre:
imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia:
saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MOURA, Maria Alice. Educação de jovens e
adultos: desafios e possibilidades. São Paulo: Cortez, 2007.