JUSTIFICATIVA
Nesta perspectiva,
o objetivo final deste projeto é considerar a Educação Infantil como à etapa
primária na vida das crianças, repleta de mudanças profundas e conhecimentos
necessários para sua construção social em uma Creche da Rede Municipal de
Carnaubeira da Penha - PE. O professor desempenha um papel crucial ao garantir
que o planejamento educacional esteja direcionado às crianças.
Além do mais, a
pedagogia, como disciplina, abrange o estudo da educação e do ensino, sistemas
teóricos, práticas que são essenciais na formação de professores. Considerar a
pedagogia, dessa forma como a ciência da educação e ensino, e em sua forma
aplicada, um dos elementos-chave para a formação docente é um aspecto crucial
para alcançar a qualidade educacional. (Libâneo, 2021)
Além disso, a
pedagogia pode ser útil na melhoria da qualidade da educação para crianças
pequenas. A educação deve integrar o desenvolvimento histórico e os problemas
práticos para aqueles que trabalham na educação infantil, e deve enfatizar a
necessidade de atividades de natureza criativa que tornem cada pessoa um
participante no todo da educação. (BRASIL, 2016)
No entanto, a
formação de professores na Educação Infantil é um tema importante atualmente.
Exige uma reflexão pedagógica específica relevante para as necessidades das
crianças pequenas. Além disso, na Educação Infantil, as atividades educacionais
devem se basear no princípio da didática, uma vez que a formação docente ainda
é um problema: resta saber como a teoria pode ser seguramente vinculada à
prática para um ensino e aprendizado eficazes. (Brandt, Magalhães, Silva, 2021)
Assim, a pesquisa
sobre a pedagogia como um sistema para o desenvolvimento docente na Educação
Infantil seria realmente útil para melhorar a qualidade da educação oferecida
às crianças pequenas. Por isso, quando sabemos como a pedagogia pode ser
aplicada nesta etapa de aprendizado, os professores também alcançam compreensão
e uso prático de técnicas valiosas para que as crianças estejam preparadas para
estágios posteriores da educação.
Igualmente,
estamos, de fato, interpretando seus propósitos e objetivos. Pode ser visto
como o que alguém deseja alcançar com suas ações ou discursos em diversos
contextos profissionais, pessoais ou acadêmicos, e é, portanto, dependente
desses contextos. Existem diferentes meios de definir metas; na vida, no
entanto, é necessário um ponto focal que unirá todas as atividades abrangentes
realizadas em cada estágio específico por sobre a duração que se estende de
ponta a ponta.
Além
do mais, agora, se você puder fazer suas metas se destacarem claramente à sua
frente, todo o seu trabalho, como uma visão esperando para ser cumprida, aquilo
que você planeja ou deseja fazer estará sendo realmente transformado em
realidade antes mesmo de se tornar real e a pedagogia dar essa possibilidade
não apenas na educação infantil, mas em todas as áreas de sua abrangência.
Dessa
forma, estabelecer ações liderem e que saibam como entusiasmar as pessoas sobre
seu futuro compartilhado. Metas claras oferecem tanto orientação quanto
organização de como as coisas são feitas e lhes fornecem conexão. Com um
processo ao longo do tempo, elas facilitam o planejamento que ocorre a
preparação para o que está por vir. Por fim, é nesse contexto que devemos
considerar metas em vez de objetivos: seu propósito é fornecer foco e direção,
tornando possível organizar-se de maneira eficiente ao longo do tempo.
OBJETIVO GERAL BIBLIOGRÁFICO
Para maior
visibilidade do tema e percepção de sua importância, busca-se investigar como a
pedagogia está sendo utilizada como referência na formação de professores para
a Educação Infantil, pela promoção de práticas educacionais efetivas e
significativas para crianças pequenas.
OBJETIVO GERAL DE CAMPO
Para
maior visibilidade do tema e percepção de sua importância, busca-se investigar
como a pedagogia está sendo utilizada na Creche Pequena Gleydiane em
Carnaubeira da Penha – PE, como referência na formação de professores para a
Educação Infantil, pela promoção de práticas educacionais efetivas e
significativas para crianças pequenas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
BIBLIOGRÁFICOS
Assim, ao analisar
as teorias e métodos pedagógicos que fundamentam a Educação Infantil para sua
aplicação na formação de professores, é possível discernir a importância do
tema. Consequentemente, ao identificamos as principais necessidades e desafios
enfrentados por professores na Educação Infantil, bem como a pedagogia ajuda a
superá-los, destaca-se a superação de desafios para os professores na educação
infantil.
Com
isso, ao desenvolver uma compreensão mais profunda de como a pedagogia pode ser
utilizada para promoção do desenvolvimento integral das crianças na Educação
Infantil, pela consideração de suas necessidades físicas, emocionais, sociais e
cognitivas, o papel real da pedagogia torna-se exposto.
Por
fim, os objetivos buscam a relação entre pedagogia e formação de professores na
Educação Infantil, visando promover práticas educacionais mais efetivas e
significativas para crianças pequenas. Portanto, ao alcançar esses objetivos,
espera-se contribuir para a melhoria da qualidade da educação oferecida às
crianças na Educação Infantil.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE CAMPO
Assim, ao
identificar as teorias e métodos pedagógicos que fundamentam a Educação
Infantil para sua aplicação na formação de professores, é possível discernir a
importância do tema. Consequentemente, ao identificamos as principais
necessidades e desafios enfrentados por professores na Educação Infantil da
Creche Pequena Gleydiane em Carnaubeira da Penha - PE, bem como a pedagogia
ajuda a superá-los, destaca-se a superação de desafios para os professores na
educação infantil.
Com
isso, ao analisar uma compreensão mais profunda de como a pedagogia pode ser
utilizada para promoção do desenvolvimento integral das crianças na Educação
Infantil na Creche Pequena Gleydiane em Carnaubeira da Penha - PE, pela
consideração de suas necessidades físicas, emocionais, sociais e cognitivas, o
papel real da pedagogia torna-se exposto.
Por
fim, ao promover práticas educacionais mais efetivas e significativas para
crianças pequenas é possível a melhoria da aprendizagem na Creche Pequena
Gleydiane em Carnaubeira da Penha - PE. Portanto, ao alcançar esses objetivos,
espera-se contribuir para a melhoria da qualidade da educação oferecida às
crianças na Educação Infantil.
METODOLOGIA PARA A INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRAFICA E DE CAMPO
Para
entendimento aprofundado, o professor emérito Deichmann está baseado no
Departamento de Cartografia e Instituto de Geografia, Universidade de Bonn,
Alemanha. Logo, esta pesquisa tem como alvo a pedagogia como referência para a
formação de professores na Educação Infantil. Assim, seu meio de implementação
será uma abordagem bibliográfica e qualitativa.
Sendo
assim, adotamos essa abordagem de pesquisa pela necessidade de analisar e
interpretar teorias e práticas pedagógicas que formam a base da Educação
Infantil, e entender como essas teorias são colocadas em prática na formação de
professores. Além disso, a pesquisa visa obter compreensão ou respostas a uma
pergunta ao analisar informações em diferentes fontes, como livros, artigos,
mídias digitais ou gravações de áudio, não permitindo que os pesquisadores
modifiquem o contexto do texto, apenas adicionando novas informações. (Prestes,
2007)
Nesse
sentido, para conduzir uma revisão de literatura sobre pedagogia e formação de
professores na Educação Infantil, é necessário realizar uma pesquisa
bibliográfica, com extensão do estudo em uma pesquisa de campo posteriormente.
Consequentemente, com base em publicações anteriores, serão feitas
investigações na literatura sobre livros, artigos de revistas, teses e
dissertações que focam no tema, já no segundo momento será aplicado
questionário em formato google forms com 10 questões sendo 5 abertas e 5
fechadas para a gestão, professores e pais de alunos da Creche Pequena
Gleydiane em Carnaubeira da Penha – PE, na busca de identificar as principais
teorias e métodos pedagógicos que formam a base da Educação Infantil.
Para
apoiar o estudo, a busca bibliográfica será realizada em bases de dados
científicas, como Scopus e Google Scholar, utilizando palavras-chave como:
"pedagogia", "formação de professores", "Educação
Infantil" e "práticas educacionais".
Nesta
perspectiva, a pesquisa qualitativa é uma abordagem metodológica que busca
entender fenômenos de maneira profunda e contextual. De acordo com Lakatos e
Marconi (2017), a pesquisa qualitativa consiste em tentar captar em detalhes os
significados e características situacionais das pessoas entrevistadas, em vez
de produzir medidas quantitativas para comportamento ou características, mesma
com a aplicação da pesquisa ainda será qualitativa para compreensão do impacto
social da educação infantil na vida infantil.
Assim,
o material de pesquisa usará análise qualitativa para interpretar os dados
coletados da pesquisa de literatura e seu impacto social. "...A mudança
qualitativa seria então a transição de uma qualidade ou estado para outro.
Deve-se lembrar que a mudança qualitativa não pode ocorrer por acaso..."
(Lakatos, Marconi, 2017, p. 73). Em suma, a pesquisa resultará em uma
compreensão mais profunda do que a pedagogia poderia se tornar como referência
para a formação de professores na Educação Infantil, dadas as peculiaridades
dessa etapa da educação.
Portanto,
a análise por uma abordagem qualitativa será usada para análise qualitativa.
Ela conectará os principais pensamentos na literatura por meio da
identificação, classificação e explicação deles. Com isso, os textos
bibliográficos escolhidos para a revisão da literatura servirão como
instrumentos de coleta de dados. Eles serão analisados e interpretados à luz de
uma abordagem qualitativa, visando descobrir as principais teorias e métodos
pedagógicos que fundamentam a Educação Infantil.
O método de análise de conteúdo é usado em pesquisas
qualitativas, que são utilizadas para extrair categorias e padrões de
documentos, entrevistas, materiais de mídia, etc., de forma sistemática e
objetiva. Isso ajuda na compreensão de significados e contextos implícitos.
(Ferreira, 2023, p. 205)
A
partir desses elementos de evidência, podemos ver que ao fornecer um padrão de
interpretação confiável sobre a informação de pesquisa, por sua vez, abre uma
compreensão mais sutil e profunda para a análise do discurso, mudando assim
nossa experiência.
Portanto,
a presente pesquisa tem algumas restrições, por exemplo, pesquisar apenas por
meio de certos bancos de dados ou omitir de sua bibliografia artigos não
originados em português. No entanto, essas restrições não invalidam os
resultados desta pesquisa; pelo contrário, podem contribuir significativamente
para o entendimento da pedagogia como referência para a formação de professores
na educação infantil.