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TEMA 1: A PEDAGOGIA COMO ESTRUTURA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL / TEMA 2: A PEDAGOGIA COMO ESTRUTURA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NUMA VISÃO DA CRECHE PEQUENA GLEYDIANE EM CARNAUBEIRA DA PENHA – PE

TEMA 1: A PEDAGOGIA COMO ESTRUTURA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL / TEMA 2: A PEDAGOGIA COMO ESTRUTURA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NUMA VISÃO DA CRECHE PEQUENA GLEYDIANE EM CARNAUBEIRA DA PENHA – PE

por MARIA DO SOCORRO DE SOUZA SANTOS -
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JUSTIFICATIVA

            Nesta perspectiva, o objetivo final deste projeto é considerar a Educação Infantil como à etapa primária na vida das crianças, repleta de mudanças profundas e conhecimentos necessários para sua construção social em uma Creche da Rede Municipal de Carnaubeira da Penha - PE. O professor desempenha um papel crucial ao garantir que o planejamento educacional esteja direcionado às crianças.

           Além do mais, a pedagogia, como disciplina, abrange o estudo da educação e do ensino, sistemas teóricos, práticas que são essenciais na formação de professores. Considerar a pedagogia, dessa forma como a ciência da educação e ensino, e em sua forma aplicada, um dos elementos-chave para a formação docente é um aspecto crucial para alcançar a qualidade educacional. (Libâneo, 2021)

           Além disso, a pedagogia pode ser útil na melhoria da qualidade da educação para crianças pequenas. A educação deve integrar o desenvolvimento histórico e os problemas práticos para aqueles que trabalham na educação infantil, e deve enfatizar a necessidade de atividades de natureza criativa que tornem cada pessoa um participante no todo da educação. (BRASIL, 2016)

           No entanto, a formação de professores na Educação Infantil é um tema importante atualmente. Exige uma reflexão pedagógica específica relevante para as necessidades das crianças pequenas. Além disso, na Educação Infantil, as atividades educacionais devem se basear no princípio da didática, uma vez que a formação docente ainda é um problema: resta saber como a teoria pode ser seguramente vinculada à prática para um ensino e aprendizado eficazes. (Brandt, Magalhães, Silva, 2021)

           Assim, a pesquisa sobre a pedagogia como um sistema para o desenvolvimento docente na Educação Infantil seria realmente útil para melhorar a qualidade da educação oferecida às crianças pequenas. Por isso, quando sabemos como a pedagogia pode ser aplicada nesta etapa de aprendizado, os professores também alcançam compreensão e uso prático de técnicas valiosas para que as crianças estejam preparadas para estágios posteriores da educação.

           Igualmente, estamos, de fato, interpretando seus propósitos e objetivos. Pode ser visto como o que alguém deseja alcançar com suas ações ou discursos em diversos contextos profissionais, pessoais ou acadêmicos, e é, portanto, dependente desses contextos. Existem diferentes meios de definir metas; na vida, no entanto, é necessário um ponto focal que unirá todas as atividades abrangentes realizadas em cada estágio específico por sobre a duração que se estende de ponta a ponta.

           Além do mais, agora, se você puder fazer suas metas se destacarem claramente à sua frente, todo o seu trabalho, como uma visão esperando para ser cumprida, aquilo que você planeja ou deseja fazer estará sendo realmente transformado em realidade antes mesmo de se tornar real e a pedagogia dar essa possibilidade não apenas na educação infantil, mas em todas as áreas de sua abrangência.

           Dessa forma, estabelecer ações liderem e que saibam como entusiasmar as pessoas sobre seu futuro compartilhado. Metas claras oferecem tanto orientação quanto organização de como as coisas são feitas e lhes fornecem conexão. Com um processo ao longo do tempo, elas facilitam o planejamento que ocorre a preparação para o que está por vir. Por fim, é nesse contexto que devemos considerar metas em vez de objetivos: seu propósito é fornecer foco e direção, tornando possível organizar-se de maneira eficiente ao longo do tempo.

 OBJETIVO GERAL BIBLIOGRÁFICO

           Para maior visibilidade do tema e percepção de sua importância, busca-se investigar como a pedagogia está sendo utilizada como referência na formação de professores para a Educação Infantil, pela promoção de práticas educacionais efetivas e significativas para crianças pequenas.

 OBJETIVO GERAL DE CAMPO

           Para maior visibilidade do tema e percepção de sua importância, busca-se investigar como a pedagogia está sendo utilizada na Creche Pequena Gleydiane em Carnaubeira da Penha – PE, como referência na formação de professores para a Educação Infantil, pela promoção de práticas educacionais efetivas e significativas para crianças pequenas.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS BIBLIOGRÁFICOS

           Assim, ao analisar as teorias e métodos pedagógicos que fundamentam a Educação Infantil para sua aplicação na formação de professores, é possível discernir a importância do tema. Consequentemente, ao identificamos as principais necessidades e desafios enfrentados por professores na Educação Infantil, bem como a pedagogia ajuda a superá-los, destaca-se a superação de desafios para os professores na educação infantil.

           Com isso, ao desenvolver uma compreensão mais profunda de como a pedagogia pode ser utilizada para promoção do desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil, pela consideração de suas necessidades físicas, emocionais, sociais e cognitivas, o papel real da pedagogia torna-se exposto.

           Por fim, os objetivos buscam a relação entre pedagogia e formação de professores na Educação Infantil, visando promover práticas educacionais mais efetivas e significativas para crianças pequenas. Portanto, ao alcançar esses objetivos, espera-se contribuir para a melhoria da qualidade da educação oferecida às crianças na Educação Infantil.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE CAMPO

           Assim, ao identificar as teorias e métodos pedagógicos que fundamentam a Educação Infantil para sua aplicação na formação de professores, é possível discernir a importância do tema. Consequentemente, ao identificamos as principais necessidades e desafios enfrentados por professores na Educação Infantil da Creche Pequena Gleydiane em Carnaubeira da Penha - PE, bem como a pedagogia ajuda a superá-los, destaca-se a superação de desafios para os professores na educação infantil.

           Com isso, ao analisar uma compreensão mais profunda de como a pedagogia pode ser utilizada para promoção do desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil na Creche Pequena Gleydiane em Carnaubeira da Penha - PE, pela consideração de suas necessidades físicas, emocionais, sociais e cognitivas, o papel real da pedagogia torna-se exposto.

           Por fim, ao promover práticas educacionais mais efetivas e significativas para crianças pequenas é possível a melhoria da aprendizagem na Creche Pequena Gleydiane em Carnaubeira da Penha - PE. Portanto, ao alcançar esses objetivos, espera-se contribuir para a melhoria da qualidade da educação oferecida às crianças na Educação Infantil.

 METODOLOGIA PARA A INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRAFICA E DE CAMPO

           Para entendimento aprofundado, o professor emérito Deichmann está baseado no Departamento de Cartografia e Instituto de Geografia, Universidade de Bonn, Alemanha. Logo, esta pesquisa tem como alvo a pedagogia como referência para a formação de professores na Educação Infantil. Assim, seu meio de implementação será uma abordagem bibliográfica e qualitativa.

           Sendo assim, adotamos essa abordagem de pesquisa pela necessidade de analisar e interpretar teorias e práticas pedagógicas que formam a base da Educação Infantil, e entender como essas teorias são colocadas em prática na formação de professores. Além disso, a pesquisa visa obter compreensão ou respostas a uma pergunta ao analisar informações em diferentes fontes, como livros, artigos, mídias digitais ou gravações de áudio, não permitindo que os pesquisadores modifiquem o contexto do texto, apenas adicionando novas informações. (Prestes, 2007)

           Nesse sentido, para conduzir uma revisão de literatura sobre pedagogia e formação de professores na Educação Infantil, é necessário realizar uma pesquisa bibliográfica, com extensão do estudo em uma pesquisa de campo posteriormente. Consequentemente, com base em publicações anteriores, serão feitas investigações na literatura sobre livros, artigos de revistas, teses e dissertações que focam no tema, já no segundo momento será aplicado questionário em formato google forms com 10 questões sendo 5 abertas e 5 fechadas para a gestão, professores e pais de alunos da Creche Pequena Gleydiane em Carnaubeira da Penha – PE, na busca de identificar as principais teorias e métodos pedagógicos que formam a base da Educação Infantil.

           Para apoiar o estudo, a busca bibliográfica será realizada em bases de dados científicas, como Scopus e Google Scholar, utilizando palavras-chave como: "pedagogia", "formação de professores", "Educação Infantil" e "práticas educacionais".

           Nesta perspectiva, a pesquisa qualitativa é uma abordagem metodológica que busca entender fenômenos de maneira profunda e contextual. De acordo com Lakatos e Marconi (2017), a pesquisa qualitativa consiste em tentar captar em detalhes os significados e características situacionais das pessoas entrevistadas, em vez de produzir medidas quantitativas para comportamento ou características, mesma com a aplicação da pesquisa ainda será qualitativa para compreensão do impacto social da educação infantil na vida infantil.

           Assim, o material de pesquisa usará análise qualitativa para interpretar os dados coletados da pesquisa de literatura e seu impacto social. "...A mudança qualitativa seria então a transição de uma qualidade ou estado para outro. Deve-se lembrar que a mudança qualitativa não pode ocorrer por acaso..." (Lakatos, Marconi, 2017, p. 73). Em suma, a pesquisa resultará em uma compreensão mais profunda do que a pedagogia poderia se tornar como referência para a formação de professores na Educação Infantil, dadas as peculiaridades dessa etapa da educação.

           Portanto, a análise por uma abordagem qualitativa será usada para análise qualitativa. Ela conectará os principais pensamentos na literatura por meio da identificação, classificação e explicação deles. Com isso, os textos bibliográficos escolhidos para a revisão da literatura servirão como instrumentos de coleta de dados. Eles serão analisados e interpretados à luz de uma abordagem qualitativa, visando descobrir as principais teorias e métodos pedagógicos que fundamentam a Educação Infantil.

 O método de análise de conteúdo é usado em pesquisas qualitativas, que são utilizadas para extrair categorias e padrões de documentos, entrevistas, materiais de mídia, etc., de forma sistemática e objetiva. Isso ajuda na compreensão de significados e contextos implícitos. (Ferreira, 2023, p. 205)

            A partir desses elementos de evidência, podemos ver que ao fornecer um padrão de interpretação confiável sobre a informação de pesquisa, por sua vez, abre uma compreensão mais sutil e profunda para a análise do discurso, mudando assim nossa experiência.

           Portanto, a presente pesquisa tem algumas restrições, por exemplo, pesquisar apenas por meio de certos bancos de dados ou omitir de sua bibliografia artigos não originados em português. No entanto, essas restrições não invalidam os resultados desta pesquisa; pelo contrário, podem contribuir significativamente para o entendimento da pedagogia como referência para a formação de professores na educação infantil.


Em resposta à MARIA DO SOCORRO DE SOUZA SANTOS

Re: TEMA 1: A PEDAGOGIA COMO ESTRUTURA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL / TEMA 2: A PEDAGOGIA COMO ESTRUTURA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NUMA VISÃO DA CRECHE PEQUENA GLEYDIANE EM CARNAUBEIRA DA PENHA – PE

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