Fórum avaliativo

TEMA: 1 CONTRIBUIÇÕES DA GAMIFICAÇÃO PARA OS ALUNOS COM TDAH NO ENSINO FUNDAMENTAL 1 TEMA: 2 O PAPEL DAS CONTRIBUIÇÕES DA GAMIFICAÇÃO PARA OS ALUNOS COM TDAH NO ENSINO FUNDAMENTAL 1

TEMA: 1 CONTRIBUIÇÕES DA GAMIFICAÇÃO PARA OS ALUNOS COM TDAH NO ENSINO FUNDAMENTAL 1 TEMA: 2 O PAPEL DAS CONTRIBUIÇÕES DA GAMIFICAÇÃO PARA OS ALUNOS COM TDAH NO ENSINO FUNDAMENTAL 1

por ELOIZA LOPES DE SÁ GUERRA -
Número de respostas: 1

Neste contexto, o ensino fundamental 1 representa uma etapa essencial no processo de formação da criança, sendo responsável pela construção das bases cognitivas, sociais e emocionais que sustentam todo o seu desenvolvimento educacional e pessoal. Pois, é nesse período que se estabelecem os primeiros vínculos no ambiente escolar que se JUSTIFICATIVA

Neste contexto, o ensino fundamental 1 representa uma etapa essencial no processo de formação da criança, sendo responsável pela construção das bases cognitivas, sociais e emocionais que sustentam todo o seu desenvolvimento educacional e pessoal. Pois, é nesse período que se estabelecem os primeiros vínculos no ambiente escolar que se consolidam experiência de aprendizagem fundamentais. No entanto, quando se trata de crianças com TDAH, esse processo pode apresentar obstáculos significativos que exigem atenção e adaptação por parte dos educadores.

Com isso, Sampaio (2022) destaca como é fundamental considerar o contexto escolar inclusivo para as crianças com TDAH demonstram dificuldades relacionadas atenção, impulsividade e inquietação motora, o que interfere diretamente na sua capacidade de adaptação à rotina escolar e ao cumprimento das atividades propostas.

Por outro lado, essas limitações podem gerar frustração tanto nos alunos quanto nos professores, principalmente quando os métodos de ensino adotados não consideram as especificidades desses estudantes. Diante dessa realidade, é fundamental repensar as práticas pedagógicas e buscar metodologias inclusivas, interativas e capazes de promover o engajamento efetivo das crianças com TDAH no contexto escolar.

Nesse sentido, Ribeiro (2021) destaca a importância do uso de ferramentas pedagógicas alternativas com a inserção do lúdico que tornem o processo de ensino dinâmico, acessível, contribuindo para a participação ativa dos alunos, especialmente daqueles com dificuldades de atenção e comportamento. Ademais, entre essas ferramentas, destaca-se a gamificação, entendida como a utilização de elementos nos jogos que incluam pontuações, desafios, recompensas e narrativas em contextos educacionais.

Na visão de Barkley (2020) a utilização da gamificação representa uma estratégia diferenciada que transforma o aprendizado em uma experiência atrativa e relevante, estimulando a concentração, o interesse dos alunos e o aprimoramento de competências cognitivas e emocionais.

Além do mais, essa estratégia permite transformar atividades pedagógicas em experiências interativas, despertando o interesse dos alunos, estimulando sua permanência, a autonomia nas tarefas escolares. Assim, a gamificação contribui para uma educação mais inclusiva a reconhecer as múltiplas formas de aprender. Em uma vez de exigir que todos os alunos se adequem a um único modelo pedagógico, ela propõe caminhos diversos e personalizados para favorecer o processo de aprendizagem, considerando as individualidades, estabelecendo um contexto escolar mais equitativo e acolhedor.

Enfim, ao investigar o uso da gamificação como recurso pedagógico no ensino fundamental 1, especialmente com crianças diagnosticadas com TDAH, o tema se justifica pela relevância de ampliar o debate sobre práticas inclusivas e de oferecer subsídios que possibilitem um ensino mais eficaz, motivador e transformador.

OBJETIVO GERAL BIBLIOGRÁFICO

Nesse contexto, os objetivos representam a base do trabalho bem como esse será estruturado, pois direcionam as ações, delimitam o escopo e esclarecem o propósito da pesquisa ou atividade. Por isso, ao definir claramente o que se pretende alcançar, é possível orientar a metodologia, organizar o conteúdo de forma coerente e avaliar os resultados de maneira objetivo.

Além disso, os objetivos contribuem para manter o foco da pesquisa ao longo do desenvolvimento do trabalho, garantindo que todas as etapas estejam alinhadas com o resultado esperados, bem como o cumprimento dos prazos do cronograma estabelecido.

Para isso, o desenvolvimento de pesquisa cientifica, os objetivos exercem um papel fundamental, pois são eles que delimitam o que se pretende alcançar ao final do estudo. Assim, “Os objetivos consistem o elo entre o problema e os resultados esperados, orientando o pesquisador na escolha dos métodos e técnicas mais adequados para a observação de respostas válidas”, (Marconi, Lakatos, 2017, p. 79). Portanto, estabelecer objetivos claros e bem definidos é essencial para a orientação de todas as etapas do processo investigativo, desde a formulação do problema até a análise dos resultados.

Dessa forma deve ser marcado para a importância de estratégias que permitam o alcance dos objetivos dentro da pesquisa. Isso porque, por meio deles, torna possível estruturar o caminho investigativo com mais precisão. Além disso, os objetivos funcionam como um plano de partida que garante que todas as escolhas metodológicas estejam alinhadas à proposta do estudo, favorecendo, assim, a obtenção de resultados relevantes e confiáveis.

Portanto, mais do que uma simples declaração formal, os objetivos exercem um papel estratégico, direcionando o desenvolvimento do trabalho de maneira eficiente, lógica e fundamentada. Por último, são, sem dúvida, um dos principais pilares para garantir qualidade, a clareza e sucesso de qualquer produção intelectual ou técnica.

OBJETIVO GERAL DE CAMPO

Nesta perspectiva, o objetivo geral traz em sua essência a apresentação do que se busca na pesquisa contextualização que permita a promoção eficácia do estudo, assim optou-se por: analisar as principais contribuições da gamificação como ferramenta no auxílio de aprendizagem dos alunos com TDAH no ensino fundamental 1.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS BIBLIOGRÁFICO

Por consequência, ao identificar como acontece o desenvolvimento das habilidades educacionais em crianças com TDHA por meio de ferramentas educativas tais como: quebra-cabeça, pinturas e palavras cruzadas; apresentar os principais desafios enfrentados pelos professores no ensino em sala de aula com as crianças com TDAH; verificar as contribuições da gamificação e sua aplicação no auxílio do aprendizado de crianças com TDAH no ensino fundamental 1.

Por conseguinte, ao estabelecer os objetivos busca-se não apenas refletir sobre o papel da gamificação no contexto escolar, mas ressaltar sua eficácia com recurso que promovam a motivação, o envolvimento ativo e o aprendizado significativo das crianças matriculadas e frequentando as turmas do ensino fundamental 1.

Por fim, espera-se, ajudar na contribuição para a eficácia, eficiência da prática pedagógica, tornando um aprendizado mais dinâmico, sensível às necessidades dessa etapa do desenvolvimento, além de alinhar às demandas contemporâneas do processo educativo em que se permeia a escola na atualidade.

METODOLOGIA PARA A INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO

Na visão do estudo científico, toda pesquisa cientifica é sustentada por métodos que garantem a seriedade e a credibilidade dos estudos realizados. Entre esses métodos, a pesquisa bibliográfica se destaca por seu papel fundamental na construção do conhecimento, uma vez que permite ao pesquisador se apoiar em materiais já considerados na literatura acadêmica, ao longo do tempo, esse tipo de pesquisa tem se adaptado as mudanças tecnológicas e as novas formas de acesso à informação.

Nesse sentido, evidenciamos a importância da pesquisa bibliográfica como base para o desenvolvimento científico, ressaltando a sua evolução diante das transformações tecnológicas. Por isso, é notório como esse tipo de pesquisa, que antes se limitava a fontes impressas tradicionais e de acesso restrito, ampliou seu alcance com o advento de mídias digitais e da internet. (Gil, 2017)

Por consequência, esse processo representa não apenas a ampliação do acesso ao conhecimento, impulsionada a visibilidade dos avanços tecnológicos pela multiplicidade de plataformas formais que evidencia a crescente responsabilidade do pesquisador em adotar uma postura crítica, criteriosa e ética diante da vasta gama de fontes disponíveis.

Dessa forma, no universo acadêmico, a pesquisa bibliográfica representa mais do que uma simples reunião de conteúdos disponíveis. Logo, é parte essencial do processo científico, pois oferece ao pesquisador um panorama crítico e fundamentado, sobre o tema estudado. Além disso, ao realizar essa pesquisa, conseguimos identificar lacunas no conhecimento existente, o que possibilita a formação e a definição de objetivos claros para o estudo.

Somando a isso, ao investigar autores, teorias e discussões já consolidadas, possibilita-se estruturar um trabalho com embasamento e relevância cientifica mesmo quando não foi aplicado pesquisa de campo. Assim, a pesquisa bibliográfica vai além da simples coleta de dados; ela representa um processo de análise crítica é essencial para construir uma fundamentação teórica consistente que sustente a elaboração dos estudos científicos. Para tanto, a afirmação do autor ressalta a profundidade e a importância da pesquisa bibliográfica no desenvolvimento de um estudo científico. (Severino, 2020)

onge de ser uma atividade mecânica ou meramente informativa, ela exige do pesquisador uma postura analítica e reflexiva diante as fontes consultadas. Isso porque é por meio dessas análises da literatura que se constrói a base teórica consistente, capaz de sustentar hipóteses, orientar metodologias e enriquecer as discussões acadêmicas. Em tempos de excesso de informação, esse olhar criterioso torna-se ainda mais essencial para garantir a qualidade e a serenidade dos trabalhos produzidos

Em um cenário acadêmico cada vez mais dinâmico e digital, a pesquisa bibliográfica continua sendo uma das principais ferramentas para embasar teoricamente qualquer investigação científica o que amplia as formas de pesquisa na pedagogia. Portanto, sua importância reside na possibilidade de reunir, analisar e refletir criticamente sobre o conhecimento já produzido, permitindo ao pesquisador dialogar com diferentes autores e linhas de pensamento antes de desenvolver suas próprias contribuições.

Assim, a pesquisa bibliográfica caracteriza-se por ser elaborada com base em fontes já publicadas, sendo composta majoritariamente por livros, artigos científicos e, mais recentemente, por conteúdos disponíveis em ambientes virtuais. Pois, reforçam a relevância da pesquisa bibliográfica como um processo que vai além da simples leitura de textos. Ao destacarem o uso de materiais impressos e digitais, os autores reconhecem a evolução da prática científica diante das transformações tecnológicas. (Marconi, Lakatos, 2017)

Atualmente, compreender os fenômenos sociais exigem mais do que números e estatísticas; é preciso mergulhar na realidade vivida pelas pessoas. Nesse sentido, a abordagem qualitativa surge como um importante caminho metodológico. Por meio dela, o pesquisador busca interpretar o sentido das ações humanas, considerando o contexto cultural, histórico e social em que estão inseridas.

Somando a isso, a abordagem concentra-se na compreensão e interpretação dos fenômenos do ponto de vista dos participantes, relevando aspectos subjetivos que não podem ser reduzidos a dados aleatórios. Para isso, “A pesquisa qualitativa preocupa-se com aspectos da realidade que não podem ser quantificados, centrando na compreensão e interpretação dos fenômenos segundo a perspectiva dos participantes”. (Marconi, Lakatos, 2017, p. 207). Assim, a abordagem qualitativa vai além da simples coleta de dados, ela permite um olhar sensível e aprofundado sobre a observação das experiências humanas.

Sendo assim, ao valorizar, escutar o envolvimento dos sujeitos pesquisados, esse tipo de investigação favorece o respeito à diversidade e a complexidade dos contextos sociais. Além disso, possibilita ao pesquisador reconhecer e refletir sobre sua própria influência no processo investigativo, tornando a pesquisa ética, empática e transformadora diante da complexidade que o tema exige no estudo.

Dessa forma, o pesquisador tem a disposição um vasto universo de fontes, que precisam manter o compromisso com a qualidade e a confiabilidade nas informações. Por isso, mais do que coletar dados, realizar uma boa pesquisa bibliográfica exige senso crítico, responsabilidade e discernimento na seleção das referências que realmente contribuem para a construção de um estudo sólido, coerente.

Nesse contexto, para a construção da fundamentação teórica foi realizada uma pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo, baseada na análise de documentos previamente publicados, como livros, artigo científicos, dissertações e teses. Para tanto, a estratégia de busca envolveu o uso de palavras-chaves como: gamificação, TDAH, professores e família.

Por fim, as buscas foram realizadas prioritariamente em bases científicas virtuais de livre acesso, tais como: livros físicos, digital. Ademais, foram utilizados critérios de seleção que incluíram a utilidade das publicações com preferência publicações nos 5 últimos anos, a relevância teórica dos autores e a credibilidade das fontes, finalmente buscou-se garantir um embasamento teórico sólido e confiável, respeitando os princípios ético e metodológico da pesquisa bibliográfica com ênfase qualitativa.



Eloiza Lopes de Sá Guerra


Em resposta à ELOIZA LOPES DE SÁ GUERRA

Re: TEMA: 1 CONTRIBUIÇÕES DA GAMIFICAÇÃO PARA OS ALUNOS COM TDAH NO ENSINO FUNDAMENTAL 1 TEMA: 2 O PAPEL DAS CONTRIBUIÇÕES DA GAMIFICAÇÃO PARA OS ALUNOS COM TDAH NO ENSINO FUNDAMENTAL 1

por MARIA DO SOCORRO DE SOUZA SANTOS -
Muito bem colega, otimo tema