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O USO DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS PARA APRIMORAR A LEITURA E ESCRITA NO 3ª ANO DO FUNDAMENTAL 1 NA ESCOLA INDÍGENA MONTEIRO LOBATO

O USO DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS PARA APRIMORAR A LEITURA E ESCRITA NO 3ª ANO DO FUNDAMENTAL 1 NA ESCOLA INDÍGENA MONTEIRO LOBATO

por GENIVALDO ESPEDITO DA SILVA -
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JUSTIFICATIVA

          Precipuamente, a arquisição de habilidades leitura e escrita desde cedo é fundamental para o sucesso pessoal e acadêmico. No entanto, muitos alunos enfrentam dificuldades nesse processo. O uso de jogos e atividades lúdicas pode ser uma estratégia eficaz para tornar o aprendizado mais interessante e motivador. Conforme, descreve Kishimoto, (1998) que "O lúdico é uma dimensão fundamental da vida humana, que se manifesta de forma espontânea e criativa, permitindo que as pessoas se expressem, se divirtam e aprendam de forma prazerosa."

          Nesse sentido, utilizar o lúdico em sala de aula de maneira consciente e planejada contribui para o desenvolvimento do intelecto do sujeito, integra os alunos nas atividades coletiva, individuais e coopera para o êxito do exercício da docência e da aprendizagem significativa dos alunos do 3ª ano do Fundamental 1.

          Ademais, os jogos e atividades lúdicas de maneira coletiva promove as relações interpessoais, desperta na criança a colaboração mútua, desenvolve o raciocínio logico e o senso critico em prol da superação de uma dificuldade, seja ela, de caráter acadêmico ou social.

          Conclui-se, que a utilização do lúdico para estimular a leitura e escrita chama atenção da criança para participar das atividades aplicadas no espaço escolar, pois de maneira prática os alunos interagem uns com outros e com o instrumento de estudo, desenvolvendo suas habilidades de maneira concreta.

 

OBJETIVOS

          Para o sucesso da pesquisa é importante debruçar minuciosamente sobre os objetivos, considerando a didática utilizada, as relações interpessoais entre os alunos/alunos e a metodologia do professor diante da complexidade existente no processo de ensino e aprendizagem. Assim segue os seguintes objetivos: investigar o impacto do uso de jogos e atividades lúdicas na aquisição da leitura e escrita no 3ª ano do Fundamental 1 na Escola Indígena Monteiro Lobato, identificar as estratégias lúdicas mais eficazes para melhorar a leitura e escrita nos alunos.

 

METODOLOGIA

          Por conseguinte, o trabalho visa auto avaliação por parte do discente na construção e implementação de atividades lúdicas no espaço escolar, tendo como suporte teórico, planejamento inclusivo que valorize as habilidades da criança, por simples que seja, da criança na construção da leitura e escrita.

          Desse modo, é relevante a pesquisa quantitativa, bibliográfica/documental  que discorrem sobre os diversos jogos e brincadeiras educativas para os alunos do Fundamental 1 na Escola Indígena Monteiro Lobato, tendo para a fixação do conhecimento testes de leitura e escrita, questionários e observações, atividades lúdicas, escritas e impressas para aprimorar a habilidade de leitura e escrita dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.

 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA

KISHIMOTO, Tizuko, Morchida. O brincar e suas teorias. São Paulo. Editora: Pioneira, 1998.

 

 

O USO DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS PARA APRIMORAR A LEITURA E ESCRITA NO 3ª ANO DO FUNDAMENTAL 1 NA ESCOLA INDÍGENA MONTEIRO LOBATO

 

 

JUSTIFICATIVA

          Analogamente, a utilização dos jogos e atividades lúdicas em sala de aula de modo planejado e consciente pode ser uma ferramenta poderosa para desenvolver a leitura e escrita dos alunos do 3ª ano na Escola Indígena Monteiro Lobato. O uso de atividades lúdicas pode tornar o aprendizado mais interessante e motivador. Segundo Montessori, (1949), descreve que "A criança tem uma mente absorvente, que assimila tudo o que está ao seu redor, e o faz de forma espontânea e natural, como se estivesse brincando."

          Desse modo, o pedagogo e a família precisam aproveitar essa fase da criança para proporcionar brincadeiras educativas e brinquedos didáticos, livros ilustrados que desenvolva as habilidades da criança para a leitura e escrita de maneira dinâmica e autônoma.

          Ademais, a escola/professor precisa construir um espaço escolar que seja acolhedor e socialize com a perspectiva de alfabetização e letramento, fomentando a inclusão e incentivando o potencial da criança para seu pleno crescimento cognitivo e social.

          Por fim, o uso dos jogos e atividades lúdicas, onde a criança por meio do contato físico e manuseio dos materiais vai explorar suas capacidades são relevantes para desenvolver o senso crítico e reflexivos dos alunos do Fundamental 1, visto que, o papel da atividade espontânea, manuseio orientado de materiais concretos no desenvolvimento infantil continuam a influenciar a educação até hoje de maneira positiva.

 

OBJETIVOS

          Diante do tema da pesquisa, é essencial traçar metas para serem efetivadas no decorrer do trabalho, onde de maneira consciente o educador busque metodologias de ensino para inserção de atividades lúdicas em prol da funcionalidade da leitura e escrita dos alunos do 3ª ano do Fundamental na Escola Indígena Monteiro Lobato.

          Nesse sentido, segue os objetivos: investigar o impacto dos jogos e atividades lúdicas na aquisição da leitura e escrita no 3ª ano do Fundamental 1, compreender por meio de apresentação, relatos, entrevistas como as atividades lúdicas podem ser utilizadas para desenvolver a leitura e escrita nos alunos.

 

METODOLOGIA

          No contexto educacional atual, exercer a docência no Fundamental 1 na Escola Indígena Monteiro Lobato é um desafio, pois os alunos estão no processo de transição do processo de alfabetização para o letramento, onde é fundamental estratégias de ensino que motive e desenvolva suas habilidades.

          Assim, cabe a escola e equipe escolar preparação profissional para conduzir o ensino de modo que contemple as especificidades e particularidades dos discentes, fomente apresentação e construção individual e coletiva de brinquedos, realização de entrevista com anciões sobre os brinquedos e brincadeiras de antigamente, uso de livros paradidático, pop-up, e atividades lúdicas que sejam úteis para o progresso da leitura e escritas dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.

          Por isso, a pesquisa é qualitativa com coleta de dados, juntamente com os alunos do 3ª ano do Fundamental 1, observações, questionários e análise de produções, ficha de pesquisa, escritas, procedimento, onde os alunos participarão de atividades práticas baseadas no que presenciaram em sala de aula, pátio da escola ao longo do processo de ensino e aprendizagem para desenvolver a leitura e escrita significativa.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

MONTESSORI, Maria. A mente absorvente da criança. Porto Alegre. Editora: Livraria do Globo,1949.

 

 

Genivaldo Espedito da Silva