Fórum avaliativo

Dificuldade de Aprendizagem na Educação Infantil

Dificuldade de Aprendizagem na Educação Infantil

por ILAYSA MARTINS DA SILVA -
Número de respostas: 0

Dificuldade de Aprendizagem na Educação Infantil

Justificativa

A Educação Infantil é a base do desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. É neste período que surgem as primeiras manifestações das dificuldades de aprendizagem, o que pode comprometer o sucesso escolar e o desenvolvimento integral do educando. Entender os fatores que contribuem para essas dificuldades é fundamental para que sejam adotadas práticas pedagógicas eficazes, promovendo a inclusão e a equidade no processo de ensino-aprendizagem.

Objetivos

Geral:

Analisar as principais dificuldades de aprendizagem presentes na Educação Infantil e compreender como o ambiente escolar pode contribuir para superá-las.

Específicos:

- Identificar os tipos mais comuns de dificuldades de aprendizagem na Educação Infantil;

- Investigar os fatores emocionais, sociais, pedagógicos e neurológicos envolvidos;

- Avaliar o papel do professor na identificação precoce dessas dificuldades;

- Propor estratégias pedagógicas que favoreçam a aprendizagem de forma inclusiva.

Metodologia

A metodologia adotada será qualitativa, com foco em revisão bibliográfica e pesquisa de campo. Na primeira etapa, serão analisadas obras de autores especializados em desenvolvimento infantil, neurociência e pedagogia. Na segunda etapa, será realizada uma investigação em uma instituição de Educação Infantil, por meio de observações e entrevistas com professores e coordenadores. Os dados coletados serão analisados com base na técnica de análise de conteúdo, buscando compreender os principais fatores relacionados às dificuldades de aprendizagem.

Duas Possibilidades de Pesquisa

1. A influência do ambiente familiar nas dificuldades de aprendizagem na Educação Infantil.

Essa possibilidade visa compreender como fatores como a falta de estímulo, relações familiares conturbadas ou ausência de acompanhamento afetam a aprendizagem da criança.

2. A atuação do professor frente às dificuldades de aprendizagem na Educação Infantil.

Busca investigar como a formação docente, as estratégias utilizadas em sala de aula e a percepção do professor influenciam na identificação e intervenção das dificuldades de aprendizagem.