Pesquisa 1: Educação emocional na escola: estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da empatia na educação infantil.
Justificativa
A empatia é essencial na educação infantil, com ela construímos relações saudáveis e temos um desenvolvimento positivo tanto com as crianças como com o pais, ouvir, acolher a criança ajuda a promover um ambiente escolar mais seguro e acolhedor.
Objetivos
Ajudar as crianças a desenvolver a empatia, gerenciar suas próprias emoções e respeitar as emoções dos outros.
Específicos
Fazer melhoras no ambiente escolar, criar estratégias pedagógicas que sejam realmente eficazes no desenvolvimento da empatia na educação infantil.
Metodologia
A pesquisa será de cunho qualitativo e será realizada por meio de observação com crianças de 4 a 5 anos em uma escola pública de tempo integral. Também será realizada uma entrevista com os professores, para coleta de dados sobre a experiência relacionada a educação emocional e desenvolvimento a empatia.
Referências básicas
Casassus, J. (2009). Fundamentos da educação emocional. Brasília: UNESCO, Liber Livros Editora.
Salla, F. (2012). Neurociência: como ela ajuda a entender a aprendizagem. Revista Nova Escola
Franco, M. da G. S. d. E. C., & Santos, N. N. (2015). Desenvolvimento da compreensão emocional. Psic.: Teor. e Pesq, 31(3), 339-348.
Pesquisa 2: Educação emocional e desenvolvimento social.
Justificativa
Educação emocional é fundamental para o desenvolvimento social e integral das crianças, ajudando elas a compreender suas emoções, a melhorar a relação entre as outras crianças, aprendendo a lidar com desafios de forma saudável.
Objetivos
Promover a educação emocional na escola ajuda as crianças a compreender suas emoções, ter comunicação, e resolver conflitos.
Específicos
Identificar estratégias que possam ser eficazes, como apoiar professores no desenvolvimento de atividades que ajudem na educação emocional e social das crianças.
Metodologia
A pesquisa será de cunho qualitativo e será realizada por meio de observação com crianças de 4 a 5 anos em uma escola pública de tempo integral. Será realizado uma entrevista com os professores e alguns alunos sobre o desenvolvimento social.
Referências básicas
Daniel Goleman:
Inteligência Emocional (1996):
BNCC (Base Nacional Comum Curricular)