Fórum TCC 1
A educação tem
princípios desde a infância para os povos indígenas essa formação não se redime
apenas ao processo de inserção escolar, mas inclui a exploração da cultura e em
especial nas aulas de artes onde é posto a criança da Educação Infantil a oportunidade
de conhecer, lidar, manipular produtos renováveis que ajudam a manter a
construção da cultura viva pela construção de artesanatos.
Além disso, a cultura necessita
que seja respeitada e valorizada desde as manifestações artísticas dos povos
indígenas em suas diversas formas como: pinturas corporais, grafismos,
cerâmicas, trançados, músicas, danças, narrativas orais, mitologias e rituais
dentro do ambiente escolar. Isso vai além de uma atividade pontual no dia dos
povos indígenas instituído para 19 de abril por se tratar a da inclusão direta
da cultura indígena como parte essencial da história e da identidade
brasileira, mostrando sua cultura indígena.
Somando a esta
compreensão, a arte é imensa mesmo quando estamos em salas de aula da educação
infantil, tanto no campo educativo quanto no social e cultural, pois trabalhar
esse tema nas escolas trazemos diversos benefícios para os estudantes, para a
sociedade e para a valorização da diversidade brasileira em todo o tempo da
educação humana.
Precipuamente, as
práticas docentes voltadas para o trabalho da arte indígena na educação
infantil, valoriza os povos indígenas e promovem a valorização da diversidade
cultural. Sendo uma ferramenta significativa para a transmissão de histórias,
valores e saberes populares dos povos indígenas.
Assim, essa pesquisa tem
como tema “Educação Infantil: a exploração da cultura indígena nas aulas de
arte”, visto a necessidade de trabalhar o respeito da cultura indígena desde a
educação infantil, promovendo a diversidade e a criatividade das crianças, por
meio da transformação da sala de aula em um laboratório de experiências
práticas da cultura viva do indígena.
Diante disso,
as práticas pedagógicas trabalhadas na sala de aula da educação infantil, permitem
a garantia dos diretos de aprendizagens descritos como: o conviver, brincar,
participar explorar e expressar-se. E os campos de experiências como: o eu, o
outro e o nós, corpo gestos e movimentos, traços, sons, cores e formas.
Nesse sentido, foi
necessária uma reflexão do papel que de destaca a educação infantil, essa
pesquisa procurou investigar a seguinte problemática: Como a educação infantil
pode ser base para a exploração da cultura indígena nas aulas de artes na
infância?
Por
sua vez, a escola deve oferecer condições necessárias ao desenvolvimento de
habilidades para a convivência e construção de aprendizagem no ensino de artes
como cita: Nascimento (2022), Tassinari (2022), Montessori (ano). Por serem
base na construção da pedagogia para o ensino de artes por condições
necessárias para a convivência da ética, respeitosa em sociedade mesmo quando
falamos de educação específica e diferenciada.
Assim,
a escola deve ajudar o aluno a desenvolver habilidades, que facilitem a
convivência em grupo, por meio de atividades que ele possa entender a
importância da arte nos outros componentes e consiga dominar sua aprendizagem
respeitando seus limites, individualidades, e sua identidade como cidadão.
A
priori o processo de formação educacional do indivíduo começa no ambiente
familiar, já que é o primeiro ambiente de contato com outras pessoas que devem
apresentar os valores culturais que compõem a mesma com a finalidade deles
contribuírem para o seu desenvolvimento enquanto ser humano.
Deste
modo, é papel da escola unir-se junto aos familiares, a gestão e a sociedade
interna do povo para desenvolver um trabalho coerente, desde o encontro dos
anseios para o desenvolvimento que ambas projetam para o aluno, sem deixar que
se perca no caminho o afeto e valores que o façam um cidadão produtivo desde a
educação infantil.
Portanto,
a construção de valores começa em casa e amplia-se na escola quando se trata do
ensino de arte deve ser proposto de forma científica desde a educação infantil,
com a intervenção do professor que está em contato com o aluno e é possível
promover atividades com o objetivo de desenvolvimento das relações
interpessoais, compartilhando dos meus objetivos estudantis.
Nesse
contexto, cada povo indígena tem a oportunidade de construir seu currículo, porém
abraçando a sua cultura. É notório que esses marcos regulamentários
possibilitou a inclusão e a valorização da cultura indígena nas escolas. Esse
tema, traz uma pesquisa atualizada possibilitando novas descobertas e soluções
para a inclusão da arte indígena nas salas de aulas.
Primordialmente, os
objetivos em um projeto são metas específicas que se deseja alcançar com a
construção do estudo. Segundo Kershner (2022), "os objetivos do projeto
são os resultados esperados que se deseja alcançar com a execução do
projeto", (p. 15). Para tanto, os objetivos devem ser claros, específicos,
mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais principalmente por se tratar
de um estudo bibliográfico, assim garantir que o projeto o apogeu da pesquisa.
Por outro lado, servem
como um guia, ajudando a manter o foco e a direção certa. Além disso, os
objetivos ajudam a avaliar o sucesso do projeto e a identificar possíveis
problemas ou desvios. Em resumo, os objetivos em um projeto são essenciais para
o sucesso, pois fornecem uma direção clara e ajudam a medir o progresso. É
importante que os objetivos sejam definidos e alinhados com as necessidades e
expectativas sem que fujam do esperado ao fim da construção.
Neste contexto, o
objetivo geral é fundamental em qualquer projeto ou pesquisa, pois define a
meta principal que se deseja alcançar. Além de servir como norteador,
orientando todas as ações e decisões ao longo do processo, garantindo que os
esforços sejam direcionados para um propósito claro e específico.
Além disso, o objetivo
geral ajuda a estabelecer um foco claro, permitindo que os envolvidos no
projeto mantenham a motivação e a direção certa, mesmo diante de desafios e
obstáculos. Com um objetivo geral definido, é possível medir o sucesso do
projeto e avaliar se os resultados alcançados estão alinhados com o que foi
proposto inicialmente. Portanto, a definição de um objetivo geral deve ocorrer
de forma clara por ser essencial para o sucesso do pesquisador.
Para isso, o objetivo
geral permeia o seguinte entendimento: analisar por meio da exploração da
cultura indígena nas aulas de arte com a promoção da criatividade, desenvolvem
a apreciação e o respeito pela diversidade cultural, valorização das tradições,
manifestações artísticas indígenas.
Para
maior organização do estudo, os objetivos específicos estabelecem metas
detalhadas que se deseja alcançar em um projeto ou pesquisa, derivando do
objetivo geral. Logo, eles são fundamentais para garantir que os esforços sejam
direcionados para resultados concretos e mensuráveis, permitindo uma avaliação
eficaz do progresso e do sucesso.
Por outro lado, ao
estabelecer objetivos específicos, é possível criar um plano de ação claro e
focado, definindo as etapas necessárias para alcançar os resultados desejados
sem querer fujam da pesquisa e dos autores que atendam ao embasamento
científico. Além disso, os objetivos específicos ajudam a proporcionar uma
visão clara do que precisa ser feito e do que se espera alcançar.
Neste sentido, o
projeto se organiza com três objetivos específicos que são detalhados a partir
desse entendimento: Identificar os direitos indígenas previstos da legislação
vigente com base em documentos oficiais já publicados; Verificar os principais
saberes trabalhados em sala de aula pelo professor de arte indígena na educação
infantil para a construção da aprendizagem escolar; Analisar as principais
contribuições e dificuldades encontradas pelo docente no trabalho da cultura
indígena nas aulas de artes mediante a faixa a etária das crianças nesta fase
escolar.
Precipuamente, a metodologia adotada para este projeto será de natureza
qualitativa, com enfoque na revisão de literatura, realizada em livros, site
como Google Acadêmico, documentos oficiais que estejam ao alcance e
aprimoramento do entendimento da pesquisa mediado pelos seus objetivos com base
na educação infantil, com uma turma até 4 anos, utilizando as palavras chave
educação indígena, cultura indígena, aulas de arte.
Dispõe ainda, da coleta de dados que será feita por meio de leituras em
publicações que atendam a demanda do tema, análise de documentos e materiais
produzidos durante as aulas de arte. Conforme Bogdan, Biklen (2022, p. 120),
"a observação do participante é uma técnica de coleta de dados que envolve
a participação ativa do pesquisador no contexto estudado", porém
considerando o contexto da pesquisa exclusivamente bibliográfico não é possível
a parte observacional da aprendizagem das crianças o que de certa forma não
atinge a pesquisa em sua totalidade do estudo.
Nesta perspectiva, a abordagem qualitativa é uma metodologia de pesquisa
que busca compreender os fenômenos sociais, pelo comportamento humano de forma
aprofundada e contextualizada. Segundo Marconi, Lakatos (2022, p. 180), "a
pesquisa qualitativa busca entender o significado e o contexto dos fenômenos,
mais do que quantificá-los". Portanto, é particularmente útil para estudar
temas complexos e multifacetados, como a experiência humana, as relações
sociais e as práticas culturais, neste caso o ensino da arte.
Para tanto, a pesquisa qualitativa envolve a coleta e análise de dados
não numéricos, como textos, imagens e observações. Assim, os pesquisadores que
utilizam essa abordagem buscam compreender os significados e as interpretações
que os participantes atribuem aos fenômenos estudados. Com isso, é possível
obter uma compreensão profunda e rica dos temas pesquisados, o que pode ser
particularmente útil em áreas como a educação, saúde e as ciências sociais como
a pedagogia.
Com isso, a análise dos dados será feita por meio de conteúdo, conforme
proposto por Bardin (2023, p. 20), "A análise de conteúdo é uma técnica de
análise de dados que visa identificar e categorizar os temas e padrões
presentes nos dados", neste contexto, a análise de conteúdo permitirá
identificar os principais temas e padrões emergentes dos dados, possibilitando
uma compreensão mais aprofundada da exploração da cultura indígena nas aulas de
arte.
Para tanto, a pesquisa contará com a participação ativa da compreensão
dos documentos oficiais como: constituição federal, estatuto do Índio, OIT 169
que regem em sua totalidade as demandas de classificação e direitos dado a
determinadas comunidades quando se trata de etnias indígenas, que serão
envolvidos no processo de planejamento, execução das aulas de arte.
Neste sentido, o trabalho com artes na sala de aula da Educação Infantil
exige do pedagogo o envolvimento, participação ativa dos professores e alunos,
permitindo uma prática mais contextualizada, significativa da exploração da
cultura indígena nas aulas de arte. Por fim, os resultados da pesquisa serão
apresentados em forma de cronograma, com etapas vivenciadas para a prática
pedagógica e futuras pesquisas.
Conforme Demo (2022, p. 150)", a pesquisa científica deve ter como
objetivo a produção de conhecimento e a transformação da realidade", assim
a apresentação dos resultados permitirá uma reflexão crítica sobre a prática
pedagógica e a identificação de possibilidades de melhoria.