1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO
Desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 (C.F./1988), a
educação especial também passou a ser um direito, escrito na Carta Magna, todavia,
a educação especial no Brasil durante muito tempo teve um caráter segregador, isto
é, grande parte das escolas para pessoas com deficiência funcionavam em prédios
separados das escolas dos alunos ditos normais.
Atualmente, as características da educação vêm tornando-se mais
inclusivas, foi deixando de ser mais separatista em detrimento de uma postura
inclusiva. Agora, a política educacional especial visa especialmente inferir a pessoa
com deficiência (PDC) nas escolas de ensino regular, a fim de permitir a convivência
entre indivíduos com deficiência e sem deficiência.
Com base na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da
Educação Inclusiva do Ministério da Educação da Cultura (Brasil, 2008, p.16), “a
Educação Especial, por sua vez, é uma modalidade de ensino que realiza o
atendimento educacional especializado, disponibiliza os serviços e recursos próprios
desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto à sua utilização
nas turmas comuns do ensino regular.” Tendo em vista a importância desse
seguimento educacional, escolheu-se o tema adiante:
Este projeto tem como tema: “EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRINCIPAIS
DESAFIOS PEDAGÓGICOS.” A pergunta norteadora deste estudo pretende
responder é: O que fazer para assegurar o acesso e a permanência de todos os
estudantes na escola, respeitando suas diferenças e necessidades educacionais? As
hipóteses deste estudo são:
· Capacitação continuada para professores e todos os agentes da escola a fim de
melhor atender as demandas dos alunos PCD's;
Melhorar a qualidade da estrutura física das escolas, tornando-as mais acessíveis
e adequadas para os alunos com deficiência;
A escola deve inovar suas aulas, tornando-as mais interativas, atrativas e
prazerosas.
Investir na ludicidade, realizar atividades que envolvam jogos, roda de conversas e
de leitura, além de dinâmicas.
2. OBJETIVOS
2.1 GERAL
Identificar os principais entraves que impedem o aluno com deficiência de
permanecer na escola.
2.2 ESPECÍFICOS
Descrever de modo sucinto a história da Educação no Brasil; caracterizar o
perfil do professor que atua na educação especial, enfatizando aspectos de sua
formação; e analisar as possíveis causas do abandono escolar do aluno PDC, e
também suas possíveis soluções.
METODOLOGIA DA PESQUISA
Esta pesquisa será bibliográfica, assim sendo, buscará base científica na
literatura pertinente disponível, nos teóricos clássicos e nos estudos publicados a
partir do ano de 2014. A busca será feita por meio de livros, revistas, artigos, teses de
mestrado e doutorado, seminários, dentre outros meios. A localização da matéria
teórica será feita por meios físicos e virtuais.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na
Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasílica: MEC, 2008