Fórum avaliativo (4,0 Pontos)

O TDAH e o desempenho escolar .

O TDAH e o desempenho escolar .

por SOLANGE DE JESUS FRAZÃO COSTA CUNHA -
Número de respostas: 0

FACULDADE MALTA


PEDAGOGIA


SOLANGE DE JESUS FRAZÃO COSTA CUNHA










O TDAH E DESEMPENHO ESCOLAR: 

UM ESTUDO DESSA REALIDADE NO BRASIL























São Bento 2025

SOLANGE DE JESUS FRAZÃO COSTA CUNHA














O TDAH E DESEMPENHO ESCOLAR: 

UM ESTUDO DESSA REALIDADE NO BRASIL








Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Malta (FACMA) como requisito básico para a conclusão do Curso de Pedagogia.


Orientador (a):














São Bento 2025

  1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO


Com a mudança da perspectiva da Educação Especial, que agora busca principalmente incluir, diferentemente de outros tempos, em que as pessoas com algum tipo de transtorno, síndrome ou deficiência eram quase que em sua maioria separadas das demais pessoas, e eram matriculadas em escolas que atendiam exclusivamente essas categorias, na atualidade a Educação Especial preferencial propõe a inserção das pessoas com deficiência ou transtornos na escola regular para interagir com os indivíduos sem transtorno ou deficiência, e acredita-se que esse movimento representa um grande avanço contra o preconceito, e para o processo educacional.

Toda via, ensinar aluno com algum tipo de deficiência, transtorno ou síndrome é um enorme desafio para professores e para todo o corpo pedagógico. Este estudo se debruçará sobre o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e comportamentos relativos à indisciplina, e como isso pode impactar no aprendizado dos alunos com TDAH.

De acordo com Maia e Confortin (2015, p. 79), “é cada vez mais comum encontrar, na escola, estudantes com TDAH, que são confundidos com jovens que possuem mau comportamento, que resistem às orientações do professor, que ficam inquietos, agitados e ansiosos mediante determinada situação”. Nesse contexto, resolveu-se trabalhar com o tema: “O TDAH E DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO DESSA REALIDADE NO BRASIL”, de modo que a escolha por este tema surgiu da curiosidade e da necessidade de se entender melhor essa relação aluno com TDAH versus rendimento escolar.

Os questionamentos que este estudo pretende responder são: O TDAH dificulta o aprendizado, como e de que modo? O que fazer para que o aluno com TDAH tenha melhor desempenho escolar? Eis as hipóteses deste estudo:

 Acredita-se que o TDAH dificulta o aprendizado do aluno, uma vez que o mesmo não terá foco nos estudos e nas aulas.

· Aponta-se que a capacitação continuada e o uso de metodologias e recursos didáticos, aliados a uma infraestrutura física da escola adequada a essa categoria de aluno, podem elevar os níveis de aprendizado dos alunos com TDAH.


  1. OBJETIVOS

 2.1GERAL


Demostrar uma análise profunda e reflexiva, a partir de uma revisão bibliográfica, a respeito do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e seus impactos no aprendizado de alunos com esse transtorno, e neste particular, inserido na escola de ensino regular.


2.1 ESPECÍFICOS


Delinear o perfil do aluno com TDAH, ilustrando suas especificidades e características.

Investigar as metodologias de que o professor deve fazer uso, a fim de obter sucesso educacional com o aluno com TDAH.

Analisar até que ponto o TDAH impacta no processo ensino-aprendizagem no âmbito da escola de ensino regular.


  1. METODOLOGIA DA PESQUISA


Esta pesquisa será do tipo bibliográfica, por meio da revisão da literatura. Para fazer a seleção do material teórico a ser utilizado, serão feitas buscas minuciosas em livros de autores clássicos e também em escritos mais atuais, tais como: revistas, artigos, teses de mestrado e de doutorado, seminários, monografias, vídeoaulas e periódicos especializados.

A coleta das publicações para base científica deste estudo se dará por meios físicos e virtuais. Serão usadas fontes bibliográficas deste o ano de 2015 e até a presente data. Adiante, às referências.


REFERÊNCIAS


MAIA, Maria I.R.; CONFORTIN, Helena. TDAH E APRENDIZAGEM: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO. Hyperactivity and learning: an education challenge. PERSPECTIVA, Erechim. v. 39, n.148, p. 73-84, dezembro/2015.