JUSTIFICATIVA
Precipuamente,
a arquisição de habilidades leitura e escrita desde cedo é fundamental para o sucesso pessoal e acadêmico. No entanto, muitos alunos enfrentam dificuldades nesse processo. O uso
de jogos e atividades lúdicas pode ser uma estratégia eficaz para tornar o
aprendizado mais interessante e motivador. Conforme, descreve Kishimoto, (1998)
que "O lúdico é uma dimensão fundamental da vida humana, que se manifesta
de forma espontânea e criativa, permitindo que as pessoas se expressem, se
divirtam e aprendam de forma prazerosa."
Nesse sentido,
utilizar o lúdico em sala de aula de maneira consciente e planejada contribui
para o desenvolvimento do intelecto do sujeito, integra os alunos nas
atividades coletiva, individuais e coopera para o êxito do exercício da
docência e da aprendizagem significativa dos alunos do 3ª ano do Fundamental 1.
Ademais, os
jogos e atividades lúdicas de maneira coletiva promove as relações interpessoais,
desperta na criança a colaboração mútua, desenvolve o raciocínio logico e o
senso critico em prol da superação de uma dificuldade, seja ela, de caráter acadêmico
ou social.
Conclui-se, que a utilização do lúdico
para estimular a leitura e escrita chama atenção da criança para participar das
atividades aplicadas no espaço escolar, pois de maneira prática os alunos
interagem uns com outros e com o instrumento de estudo, desenvolvendo suas
habilidades de maneira concreta.
OBJETIVOS
Para o sucesso da pesquisa é
importante debruçar minuciosamente sobre os objetivos, considerando a didática
utilizada, as relações interpessoais entre os alunos/alunos e a metodologia do
professor diante da complexidade existente no processo de ensino e
aprendizagem. Assim segue os seguintes objetivos: investigar o impacto do uso
de jogos e atividades lúdicas na aquisição da leitura e escrita no 3ª ano do
Fundamental 1 na Escola Indígena Monteiro Lobato, identificar as estratégias lúdicas mais eficazes para melhorar a
leitura e escrita nos alunos.
METODOLOGIA
Por
conseguinte, o trabalho visa auto avaliação por parte do discente na construção
e implementação de atividades lúdicas no espaço escolar, tendo como suporte teórico,
planejamento inclusivo que valorize as habilidades da criança, por simples que
seja, da criança na construção da leitura e escrita.
Desse modo, é
relevante a pesquisa quantitativa, bibliográfica/documental que discorrem sobre os diversos jogos e
brincadeiras educativas para os alunos do Fundamental 1 na Escola Indígena Monteiro Lobato, tendo para a fixação
do conhecimento testes de leitura e escrita, questionários e observações,
atividades lúdicas, escritas e impressas para aprimorar a habilidade de leitura
e escrita dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.
REFERENCIAS
BIBLIOGRÁFICA
KISHIMOTO,
Tizuko, Morchida. O brincar e suas teorias. São Paulo. Editora:
Pioneira, 1998.
O
USO DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS PARA APRIMORAR A LEITURA E ESCRITA NO 3ª ANO
DO FUNDAMENTAL 1 NA ESCOLA INDÍGENA MONTEIRO LOBATO
JUSTIFICATIVA
Analogamente, a
utilização dos jogos e atividades lúdicas em sala de aula de modo planejado e
consciente pode ser uma ferramenta poderosa para desenvolver a leitura e
escrita dos alunos do 3ª ano na Escola Indígena Monteiro Lobato. O uso de atividades lúdicas pode tornar o aprendizado mais
interessante e motivador. Segundo Montessori, (1949), descreve que "A
criança tem uma mente absorvente, que assimila tudo o que está ao seu redor, e
o faz de forma espontânea e natural, como se estivesse brincando."
Desse modo, o pedagogo e a família precisam
aproveitar essa fase da criança para proporcionar brincadeiras educativas e
brinquedos didáticos, livros ilustrados que desenvolva as habilidades da
criança para a leitura e escrita de maneira dinâmica e autônoma.
Ademais, a
escola/professor precisa construir um espaço escolar que seja acolhedor e
socialize com a perspectiva de alfabetização e letramento, fomentando a
inclusão e incentivando o potencial da criança para seu pleno crescimento
cognitivo e social.
Por fim, o uso
dos jogos e atividades lúdicas, onde a criança por meio do contato físico e
manuseio dos materiais vai explorar suas capacidades são relevantes para
desenvolver o senso crítico e reflexivos dos alunos do Fundamental 1, visto
que, o papel da atividade espontânea, manuseio orientado de materiais concretos
no desenvolvimento infantil continuam a influenciar a educação até hoje de
maneira positiva.
OBJETIVOS
Diante do tema da pesquisa, é
essencial traçar metas para serem efetivadas no decorrer do trabalho, onde de
maneira consciente o educador busque metodologias de ensino para inserção de atividades lúdicas em prol da funcionalidade da leitura e escrita dos
alunos do 3ª ano do Fundamental na Escola Indígena Monteiro Lobato.
Nesse sentido, segue os objetivos:
investigar o impacto dos jogos e atividades lúdicas na
aquisição da leitura e escrita no 3ª ano do Fundamental 1, compreender por meio
de apresentação, relatos, entrevistas como as atividades lúdicas podem ser
utilizadas para desenvolver a leitura e escrita nos alunos.
METODOLOGIA
No contexto educacional atual, exercer
a docência no Fundamental 1 na Escola Indígena Monteiro Lobato é um desafio, pois os alunos estão no processo de
transição do processo de alfabetização para o letramento, onde é fundamental
estratégias de ensino que motive e desenvolva suas habilidades.
Assim, cabe a escola e equipe escolar
preparação profissional para conduzir o ensino de modo que contemple as
especificidades e particularidades dos discentes, fomente apresentação e construção
individual e coletiva de brinquedos, realização de entrevista com anciões sobre
os brinquedos e brincadeiras de antigamente, uso de livros paradidático,
pop-up, e atividades lúdicas que sejam úteis para o progresso da leitura e
escritas dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.
Por isso, a pesquisa é qualitativa com
coleta de dados, juntamente com os alunos do 3ª ano do Fundamental 1,
observações, questionários e análise de produções, ficha de pesquisa, escritas,
procedimento, onde os alunos participarão de atividades práticas baseadas no
que presenciaram em sala de aula, pátio da escola ao longo do processo de
ensino e aprendizagem para desenvolver a leitura e escrita significativa.
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA:
MONTESSORI,
Maria. A mente absorvente da criança. Porto Alegre. Editora: Livraria do
Globo,1949.
Genivaldo
Espedito da Silva