JUSTIFICATIVA
A
EJA, ou Educação de Jovens e Adultos, é muito importante porque ajuda a incluir
as pessoas na sociedade e a fazer com que elas exerçam sua cidadania. Muitas
pessoas não puderam estudar quando eram mais novas, e a EJA dá uma nova chance
para elas aprenderem e se desenvolverem. Isso ajuda a diminuir as desigualdades
sociais e econômicas, já que a educação é essencial para que as pessoas se
socializem e tenham acesso a melhores oportunidades. O autor Silva (2022) diz
que para a EJA funcionar bem, é preciso ter boas políticas públicas e uma
educação que atenda às necessidades dos alunos. Ele acredita que a EJA é uma
maneira eficaz de promover inclusão e garantir que todos tenham o direito à
educação. Além disso, ele fala que essa modalidade ajuda os alunos a se
valorizarem e se prepararem melhor para o mercado de trabalho.
Outro
autor, Arroyo (2020), também defende a EJA, dizendo que ela é um espaço onde os
alunos podem aprender e compartilhar suas experiências. Ele destaca que a EJA
respeita as diferentes histórias de vida das pessoas, sejam elas de áreas
urbanas ou rurais. Por isso, escolher estudar sobre a EJA é relevante. A
pesquisa busca entender como ela contribui para a inclusão social e o exercício
da cidadania. A ideia é desenvolver modelos eficazes e criar políticas que
atendam às necessidades dos alunos da EJA. Estudar a EJA também nos ajuda a
perceber como a educação pode promover ainda mais inclusão em uma sociedade
marcada por desigualdades. Um estudo mais profundo sobre as experiências dos
alunos da EJA pode levar à criação de políticas educacionais melhores e mais
inclusivas, ajudando assim na redução das desigualdades sociais e econômicas no
Brasil.
OBJETIVOS
Imagina
que a gente quer fazer uma pesquisa para entender como a EJA (Educação de
Jovens e Adultos) pode ajudar as pessoas a serem mais cidadãs e a se sentirem
mais parte da sociedade. É como se a gente quisesse provar que estudar na EJA
faz diferença para a vida das pessoas e para um Brasil mais justo.
OBJETIVO PRINCIPAL: A gente quer descobrir
o papel da EJA em fazer as pessoas se sentirem mais cidadãs e incluídas.
Queremos ver como essa educação ajuda a diminuir as diferenças sociais e
econômicas para construir um país mais justo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Descobrir
os obstáculos: Vamos investigar o que impede os alunos da EJA de se sentirem
incluídos e de exercerem sua cidadania. Quais são os "travões" que
eles encontram?
Ver
o que os políticos podem fazer: Vamos olhar para as políticas públicas e para o
que os partidos políticos podem fazer para ajudar a resolver esses obstáculos.
A gente quer entender como eles podem criar leis e ações que facilitem a vida
desses alunos, principalmente os que moram no campo.
Analisar
o que já existe: Vamos dar uma olhada nas políticas e práticas educacionais que
já estão funcionando. Queremos entender como elas estão ajudando (ou não) a
incluir e a formar cidadãos, e como elas poderiam ser melhores.
Propor
melhorias: No final, o objetivo é criar umas sugestões práticas, umas
"dicas", para que as políticas e as escolas possam ajudar ainda mais
esses alunos. A ideia é que essas sugestões façam a EJA ser mais inclusiva e
ajudem a construir um país mais justo e com menos desigualdades.
METODOLOGIA
Neste
trabalho, a pesquisa é do tipo bibliográfica e descritiva, com uma abordagem
qualitativa. Isso significa que vamos analisar livros, artigos e outros textos
para entender melhor a importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na
cidadania e inclusão social. Os autores Lakatos e Marconi (2003) falam sobre a
metodologia científica e como é essencial formular bem o problema que vamos
investigar. A pesquisa bibliográfica é importante porque ajuda a garantir que
nossas interpretações sejam claras e que outros pesquisadores possam entender o
que encontramos.
Para
fazer essa pesquisa, vamos buscar informações em várias fontes, como livros,
artigos de periódicos brasileiros, teses e documentos de organizações. Usaremos
bancos de dados como Scopus, Google Scholar e SciELO para encontrar materiais
sobre a EJA. A pesquisa será focada em dados publicados entre 2020 e 2025. Na
nossa metodologia, vamos incluir apenas os estudos que falam sobre EJA,
cidadania e inclusão social. Por outro lado, vamos excluir aqueles que não
tratam desses temas ou que não são científicos. A coleta de dados será feita
por meio de uma busca sistemática nessas bases científicas, selecionando obras
relevantes e analisando-as para identificar os principais temas relacionados à
EJA.
A
análise dos dados será qualitativa, ou seja, vamos procurar entender os
significados por trás das informações coletadas. Usaremos uma abordagem chamada
análise de conteúdo para reconhecer padrões e tendências nos estudos
selecionados. Assim, o objetivo final é compreender como a EJA pode ajudar na
qualificação da cidadania e promover a inclusão social das pessoas.
REFERÊNCIAS
ARROYO,
Miguel. Ofício
de mestre: imagens e auto-imagens. 3. ed. Petrópolis: Vozes,
2020.
LAKATOS,
Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica.
5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
SILVA,
João. Educação
de Jovens e Adultos: políticas públicas e inclusão social. São
Paulo: Cortez, 2022.
REGILDA SANTINA DA SILVA