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A IMPORTÂNCIA DA EJA NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA E INLCUSÃO SOCIAL

A IMPORTÂNCIA DA EJA NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA E INLCUSÃO SOCIAL

por REGILDA SANTINA DA SILVA -
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JUSTIFICATIVA

 

A EJA, ou Educação de Jovens e Adultos, é muito importante porque ajuda a incluir as pessoas na sociedade e a fazer com que elas exerçam sua cidadania. Muitas pessoas não puderam estudar quando eram mais novas, e a EJA dá uma nova chance para elas aprenderem e se desenvolverem. Isso ajuda a diminuir as desigualdades sociais e econômicas, já que a educação é essencial para que as pessoas se socializem e tenham acesso a melhores oportunidades. O autor Silva (2022) diz que para a EJA funcionar bem, é preciso ter boas políticas públicas e uma educação que atenda às necessidades dos alunos. Ele acredita que a EJA é uma maneira eficaz de promover inclusão e garantir que todos tenham o direito à educação. Além disso, ele fala que essa modalidade ajuda os alunos a se valorizarem e se prepararem melhor para o mercado de trabalho.

Outro autor, Arroyo (2020), também defende a EJA, dizendo que ela é um espaço onde os alunos podem aprender e compartilhar suas experiências. Ele destaca que a EJA respeita as diferentes histórias de vida das pessoas, sejam elas de áreas urbanas ou rurais. Por isso, escolher estudar sobre a EJA é relevante. A pesquisa busca entender como ela contribui para a inclusão social e o exercício da cidadania. A ideia é desenvolver modelos eficazes e criar políticas que atendam às necessidades dos alunos da EJA. Estudar a EJA também nos ajuda a perceber como a educação pode promover ainda mais inclusão em uma sociedade marcada por desigualdades. Um estudo mais profundo sobre as experiências dos alunos da EJA pode levar à criação de políticas educacionais melhores e mais inclusivas, ajudando assim na redução das desigualdades sociais e econômicas no Brasil.

 

OBJETIVOS

 

Imagina que a gente quer fazer uma pesquisa para entender como a EJA (Educação de Jovens e Adultos) pode ajudar as pessoas a serem mais cidadãs e a se sentirem mais parte da sociedade. É como se a gente quisesse provar que estudar na EJA faz diferença para a vida das pessoas e para um Brasil mais justo.

 

OBJETIVO PRINCIPAL: A gente quer descobrir o papel da EJA em fazer as pessoas se sentirem mais cidadãs e incluídas. Queremos ver como essa educação ajuda a diminuir as diferenças sociais e econômicas para construir um país mais justo.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

Descobrir os obstáculos: Vamos investigar o que impede os alunos da EJA de se sentirem incluídos e de exercerem sua cidadania. Quais são os "travões" que eles encontram?

 Ver o que os políticos podem fazer: Vamos olhar para as políticas públicas e para o que os partidos políticos podem fazer para ajudar a resolver esses obstáculos. A gente quer entender como eles podem criar leis e ações que facilitem a vida desses alunos, principalmente os que moram no campo.

Analisar o que já existe: Vamos dar uma olhada nas políticas e práticas educacionais que já estão funcionando. Queremos entender como elas estão ajudando (ou não) a incluir e a formar cidadãos, e como elas poderiam ser melhores.

Propor melhorias: No final, o objetivo é criar umas sugestões práticas, umas "dicas", para que as políticas e as escolas possam ajudar ainda mais esses alunos. A ideia é que essas sugestões façam a EJA ser mais inclusiva e ajudem a construir um país mais justo e com menos desigualdades.

 

METODOLOGIA

 

Neste trabalho, a pesquisa é do tipo bibliográfica e descritiva, com uma abordagem qualitativa. Isso significa que vamos analisar livros, artigos e outros textos para entender melhor a importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidadania e inclusão social. Os autores Lakatos e Marconi (2003) falam sobre a metodologia científica e como é essencial formular bem o problema que vamos investigar. A pesquisa bibliográfica é importante porque ajuda a garantir que nossas interpretações sejam claras e que outros pesquisadores possam entender o que encontramos.

Para fazer essa pesquisa, vamos buscar informações em várias fontes, como livros, artigos de periódicos brasileiros, teses e documentos de organizações. Usaremos bancos de dados como Scopus, Google Scholar e SciELO para encontrar materiais sobre a EJA. A pesquisa será focada em dados publicados entre 2020 e 2025. Na nossa metodologia, vamos incluir apenas os estudos que falam sobre EJA, cidadania e inclusão social. Por outro lado, vamos excluir aqueles que não tratam desses temas ou que não são científicos. A coleta de dados será feita por meio de uma busca sistemática nessas bases científicas, selecionando obras relevantes e analisando-as para identificar os principais temas relacionados à EJA.

A análise dos dados será qualitativa, ou seja, vamos procurar entender os significados por trás das informações coletadas. Usaremos uma abordagem chamada análise de conteúdo para reconhecer padrões e tendências nos estudos selecionados. Assim, o objetivo final é compreender como a EJA pode ajudar na qualificação da cidadania e promover a inclusão social das pessoas.

 

REFERÊNCIAS

ARROYO, Miguel. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2020.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

SILVA, João. Educação de Jovens e Adultos: políticas públicas e inclusão social. São Paulo: Cortez, 2022.

 

REGILDA SANTINA DA SILVA